Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Túnel no Iapen: faltavam só mais quatro metros para a fuga

ImagemA descoberta aconteceu no último final de semana após o horário de visita. Uma denúncia anônima levou os guardas do GTP até o pavilhão P1 onde os presos faziam a escavação.

Seria mais uma fuga em massa no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Porém, uma denúncia anônima levou a guarnição Delta, do Grupamento Tático Prisional (GTP) até o pavilhão provisório P1, onde estava sendo escavado um túnel, que já tinha 13,5 metros de extensão. Faltavam apenas mais quatro metros para a passagem cruzar o perímetro do – frágil – muro do presídio. “Eles [detentos] levaram menos de dois dias para cavar esse túnel. Faltavam poucos metros para passar do muro da penitenciária. A informação era de que neste final de semana iria acontecer a fuga”, disse Fausto, um dos agentes do GTP.
A descoberta aconteceu por volta das 17h de sábado, após o horário de visita. No pavilhão onde vivem cerca de 120 presos, os agentes encontraram acondicionados nos banheiros das celas, sacas e lençóis cheios de terra, além da base de uma pá, que eles acreditam ter sido utilizada pelos internos para realizar a escavação. Os presos também conseguiram fios elétricos para levar luz até o túnel, que prosseguiam sempre no turno da noite. Até um ventilador foi plugado para amenizar o calor dos “escavadores”.

Perguntados sobre como os instrumentos teria entrado na cadeia, os agentes foram incisivos em dizer que as constantes obras realizadas no Iapen vêm contribuindo para esse tipo de ilícito. “Infelizmente essas coisas fogem do nosso controle. Não temos como saber quem é quem nesses canteiros de obra. Não podemos afirmar, mas acreditamos que algum funcionário da empresa que presta serviço na construção tenha se corrompido”, alegou um dos guardas. 

O que chamou a atenção do guardas, é que o túnel de poucos centímetros de diâmetros, possuía iluminação e ventilação por toda sua extensão. Nenhum dos presos assumiu a autoria do delito. No entanto, um detento conhecido como “Pernambucano”, foi responsabilizado e punido. “Eles não se manifestam para apontar o responsável. Mas nós tivemos a informação que o cabeça é esse preso. Ele é especialista nesse tipo de coisa e por isso acreditamos que ele tenha elaborado esse plano e estava a frente da execução. Nós o punimos transferindo ele para outro pavilhão”, contou Fausto.

Ainda de acordo com os guardas responsáveis pela segurança interna do Iapen, algumas medidas para evitar novas fugas já foram tomadas imediatamente. “As passarelas foram novamente ativadas durante o banho de sol. Assim como as rondas motorizadas por todo o em torno da penitenciária”, finalizou Fausto. (Elen Costa/aGazeta)
 
www.amapadigital.net

0 comentários:

Postar um comentário