Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PMM realiza ação no Dia Mundial do Diabetes

Imagem

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. O tema escolhido da campanha mundial este ano é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, pois, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.


Na segunda-feira, 14 de Novembro, A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Coordenadoria Municipal de Hipertensão e Diabetes (HiperDia) realiza uma ação, no período da manhã, na Praça da Bandeira. As atividades oferecidas a população serão:  teste de glicemia capilar, cálculo do Índice de massa corporal, medição abdominal, verificação de P.A e avaliação com Equipe Multiprofissional.


A Semsa e o Hiperdia querem chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes, seus números alarmantes de crescimento de prevalência em Macapá e o esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da frequência do diabetes.


Mensalmente o Hiperdia realiza campanhas de esclarecimentos com folhetos e cartazes, para dar dicas sobre prevenção, tratamento, sinais e sintomas da doença. “O desenvolvimento de ações articuladas de promoção, prevenção e recuperação da saúde tem impacto importante na prevenção da hipertensão e do diabetes. Com o fortalecimento das ações de Educação em Saúde é possível buscar a melhoria da qualidade de vida da população e a prevenção dos agravos aos portadores de Hipertensão e Diabetes”, disse a coordenadora do HiperDia, enfermeira Selma Gomes


Com a contratação de dois médicos endocrinologistas, o município de Macapá passou a disponibilizar atendimento aos usuários portadores de Diabetes, dando atenção especializada no controle e tratamento da doença. Além disso, a Semsa disponibiliza Insulina NPH e Regular aos pacientes diabéticos. Segundo informações do SIS-Hiperdia, da Semsa, o município tem cadastrado 4.000 pacientes diabéticos, sendo que 200 fazem o uso da insulina.
 
www.amapadigital.net

0 comentários:

Postar um comentário