O Plano de Atendimento Emergencial aos Alagamentos no Município de Macapá foi discutido hoje por autoridades da capital. Dos seis secretários do Estado convidados apenas o de transportes compareceu ao evento. O plano reúne ações de campo a serem colocadas em prática durante o período chuvoso, que, de acordo com a Defesa Civil e o Departamento de Meteorologia do Iepa, deve começar antes da segunda metade de dezembro.
As áreas de risco foram novamente mapeadas e segundo o levantamento, existem 70 locais com possibilidade de alagamento em Macapá. A cidade é cercada por áreas de ressaca que acabaram sendo ocupadas a partir dos anos 90. Com a modificação da paisagem, a água da chuva que antes não significava problema, hoje deixa Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em alerta.
Apesar da ausência dos representantes das secretarias de estado, cada uma terá uma função específica dentro do plano de atendimento. Um dos exemplos é a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), que ficará responsável pelo atendimento pré-hospitalar e implantação de unidades de emergência, além de supervisionar a elaboração de planos de mobilização e segurança nos hospitais em situações de desastres.
A Secretaria de Estado dos Transportes irá disponibilizar recursos humanos e materiais para compor uma patrulha motorizada que fará ações de limpeza, desobstrução e desassoreamento de bacias, ressacas, canais, bueiros e galerias.
Na esfera municipal estão envolvidas a Secretaria de Obras, Secretaria da Educação, Divisão da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretária de Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Trabalho e Ação Comunitária, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Vigilância Sanitária e Coordenadoria de Comunicação.
José Marques Jardim
Coordenadoria de Comunicação da PMM
9121-7368/9971-4516
josemarquesjardim@bol.com.br
www.amapadigital.net
0 comentários:
Postar um comentário