Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dilma chora ao lançar plano para pessoas com deficiência

Presidente usou lenço para enxugar lágrimas em evento no Planalto. "Obviamente é um momento de emoção", disse, após cumprimentar crianças. A presidente Dilma Rousseff chorou ao discursar ontem (17) durante lançamento do plano Viver sem Limites, que pretende investir R$ 7,6 bilhões até 2014 na inclusão de pessoas com deficiência.
Ela se emocionou logo após cumprimentar Ivy, de 6 anos, e Beatriz, de pouco mais de 1 ano, ambas portadoras de síndrome de Down.
Elas são filhas, respectivamente, do deputado federal Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Faria (PT-RJ), e estavam no colo dos pais durante a cerimônia.
"As duas menininhas tiveram aqui uma cena maravilhosa e enternecedora. A filha do Romário carregando a filha do Lindbergh", afirmou a presidente.
"Eu acredito que em alguns momentos a gente considera que eles são muitos especiais, e aí queria dizer que, hoje, este é um momento em que vale a pena ser presidente", disse Dilma provocando aplausos de pé da plateia. Em seguida, usou um lenço para enxugar as lágrimas.
"Obviamente é um momento de emoção. Estamos aqui hoje para celebrar a coragem de viver sem limites e com autonomia em um de seus aspectos mais importantes, a capacidade que nós seres humanos temos de nos transformar, de nos superar. A incrível força que há nas pessoas para vencer desafios e superar limites", disse.
O início do discurso da presidente foi interrompido ainda por uma mulher da plateia, que se levantou para pedir "atenção especial" do governo às pessoas com autismo. "Sou mãe de uma criança autista. Pelo amor de Deus, só nós sabemos o quanto é difícil", disse a mulher.
Estavam presentes à cerimônia de lançamento os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Fernando Haddad (Educação), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento), além dos presidentes da Câmara e do Senado, Marco Maia (PT-SP) e José Sarney (PMDB-AP), respectivamente.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário - cuja pasta coordena o plano - disse durante o lançamento que "a inspiração e o comando (do programa) nasceram da própria presidenta Dilma" e lembrou que outros 15 órgãos do governo estão envolvidos na gestão das diversas ações previstas.
Maria do Rosário enfatizou que é dever do governo "retirar limites e barreiras" e promover a igualdade de oportunidade a pessoas com deficiência. Ela prometeu ainda que, até 2014, "todos as crianças e adolescentes com deficiência estarão na escola".
"Vamos otimizar recursos, buscar resultados e assegurar o que é o nosso objetivo nesse plano: uma vida melhor para as pessoas com deficiências, percebidos como pessoas plenas no contexto de suas famílias e da sociedade brasileira", afirmou.

A Gazeta

0 comentários:

Postar um comentário