Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Consumo de álcool eleva o risco de tumores de mama

Mesmo em poucas doses, a bebida aumenta em 15% as chances da doença
O consumo de álcool - ainda que em pequenas doses - está relacionado ao aumento do risco de câncer de mama entre as mulheres. É o que indica um estudo publicado no periódico especializado Journal of the American Medical Association. De acordo com a pesquisa, mulheres que costumam beber algumas taças de vinho ou poucas doses de cerveja durante a semana têm 15% mais chances de desenvolver a doença do que as abstêmias.
Durante o levamento de dados, foram acompanhadas mais de 100.000 enfermeiras por mais de três décadas. “Mesmo nos níveis mais baixos de consumo de álcool - de três a seis doses por semana -, descobrimos um modesto aumento nos riscos”, diz Wendy Chen, do Hospital Brigham and Women, em Boston. Segundo a especialista, não foi encontrado nenhum período específico da vida da mulher em que o consumo de álcool se mostrou seguro.

Considerações
O resultado mostrou que os riscos eram aumentados em 15% entre as mulheres que consumiam álcool, frente àquelas que não ingeriam bebida. Entre as que consumiam apenas de três a seis taças de vinho por semana, 3,3% viriam a desenvolver câncer de mama nos próximos 10 anos. Entre as abstêmias, o índice foi de 2,8% e, entre as que consomem mais de 13 doses por semana, de 3,5%.
Um outro ponto a ser considerado é que os pesquisadores não conseguiram afirmar com certeza que o álcool é o responsável pelos riscos. Durante o estudo, eles tentaram desconsiderar fatores como fumo, idade avançada e maternidade. “Esse é um estudo observacional, então não podemos dizer nada definitivo sobre a relação causa e efeito”, diz Wendy.
A pesquisadora acredita, no entanto, que a relação entre a bebida e o câncer possa causal. Isso porque o álcool eleva os níveis do hormônio estrogênio, um importante personagem no desenvolvimento do câncer de mama. “A recomendação não seria parar de beber completamente, mas manter o consumo em três a seis doses por semana”, diz Chen.

Coração
A relação entre bebida alcoólica e saúde, no entanto, é complicada. Pesquisas anteriores já haviam apontado que beber uma dose da bebida por dia pode ser benéfica para o coração. Recentemente, um estudo com mulheres mostrou que tanto a ingestão leve como elevada de bebidas alcoólicas aumentava a sobrevida após um ataque cardíaco, quando comparados aos abstêmios.

A GAZETA

0 comentários:

Postar um comentário