Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Inscrições para o Enem encerram nessa sexta-feira

ImagemAs inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que iniciaram no dia 23 de maio encerram às 23h59 dessa sexta-feira (10). O processo é realizado exclusivamente pela internet. Em todo o Brasil, mais de 2 milhões de estudantes participarão das provas, que vão ocorrer nos dias 22 de 23 de outubro.


A taxa de inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até o dia 23 de julho. Serão isentos candidatos que estiverem concluindo o ensino médio no exercício de 2011, que comprovem renda per capita inferior a um salário mínimo ou estão em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007.  Para realizar a inscrição, basta entrar no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.

Em diversas universidades do país, a nota do Enem é utilizada como critério de avaliação para os processos seletivos. Além disso, a participação do exame é um pré-requisito do programa Universidade Para Todos (ProUni), do governo federal,  que oferece bolsas de estudos para instituições privadas em todo o país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, adverte sobre a importância de o estudante prestar informações verdadeiras e exatas no ato da inscrição, para não correr o risco de tê-la cancelada. Ao acessar a página de inscrição, o estudante deve informar os números do CPF e do documento de identidade. Em seguida, dados pessoais são resgatados do banco de dados da Receita Federal. Se houver informação incorreta, o candidato deve pedir a alteração à Receita. Dados como telefone e e-mail são opcionais, mas serão necessários em caso de perda da senha de acompanhamento.

Baixa procura
Enquanto a nível nacional, em suas primeiras seis horas de funcionamento o site do Enem recebeu 300 mil inscrições, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC), até o momento o índice de inscrições no Amapá ainda é considerado baixo, com apenas 6.158 candidatos. Esse é um dos resultados pela ocorrência da greve dos servidores da educação, que dura há quase um mês.

FIES
Segundo a portaria do Ministério da Educação publicada ontem no Diário Oficial da União, o estudante que tiver terminado o ensino médio em 2010, ou que concluir nos próximos anos, terá obrigatoriamente que ter feito o Enem do ano passado, ou as próximas edições para solicitar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A regra não se aplica para estudantes que já possuam o financiamento.

0 comentários:

Postar um comentário