Nesse final de semana, 3 e 4 de junho, acontece o VII Festival da Castanha, na Vila do Maracá, na Rodovia Macapá – Jari, km 136. O festival reúne os apreciadores da castanha-do-brasil e empreendedores da localidade para degustar os mais variados pratos em que a castanha é o ingrediente principal.
O Sebrae, por meio do Projeto Apoio ao Empreendedorismo no Território da Cidadania do Sul do Amapá, é parceiro do festival oferecendo cursos para os empreendedores da Vila do Maracá. Segundo o gestor do projeto e técnico do Sebrae, Marcelo Modesto, a Instituição também é responsável por parte do material de divulgação do festival, como camisas, banners e cartazes. “Os cursos capacitam os empreendedores para a manipulação de alimentos que serão comercializados, agregando assim, maior profissionalismo e qualidade aos produtos”, afirma Marcelo Modesto.
Para a diretora técnica do Sebrae, Ana Dalva Ferreira, o Festival da Castanha faz parte da comemoração dos bons frutos coletados no período da safra. “È o momento em que os extrativistas, pequenos agricultores, ribeirinhos, compradores de castanha, instituições não governamentais e governamentais reúnem-se para juntos fazerem a maior festa do Assentamento, sem perder as tradições como: corrida de canoa, quebra de ouriço (fruto da castanheira), concurso de piadas e comidas típicas feitas à base de castanha. O Sebrae, como umas das Instituições que apóia e acredita em nosso potencial turístico não poderia deixar de contribuir com a realização do VII Festival da Castanha, evento esse que irá divulgar a cultura, as tradições e as riquezas naturais daquela localidade”, completa a diretora Ana Dalva.
Projeto
O Projeto Apoio ao Empreendedorismo no Território da Cidadania do Sul do Amapá é destinado aos grupos de produtores de mandioca, açaí e castanha-do-brasil e seus derivados no Território da Cidadania do Sul do Amapá, que compreende os municípios de Mazagão, Laranjal e Vitória do Jari, e também as empresas do comércio varejista de mercantis dos dois municípios do Vale do Jari (Laranjal e Vitória do Jari). O objetivo do projeto é desenvolver os empreendedores rurais e urbanos da região, promovendo a qualidade dos produtos, a organização social dos segmentos e o incremento da geração de emprego e renda.
0 comentários:
Postar um comentário