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terça-feira, 28 de junho de 2011

Estudantes reclamam da demora na entrega dos cartões de meia passagem

A demora na entrega das carteiras tem ocasionado inúmeras reclamações. A previsão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) era entregar cerca de 500 cartões de meia-passagem por dia. Mas a demanda foi além do previsto, chegando a certo momento ao número de 3,5 mil. Só de carteiras novas foram produzidas 17 mil. A situação tende a piorar com a aproximação do final do período de entrega dos cartões, previsto para quinta-feira (30).

A entrega dos cartões está sendo feita na sede do Trem. Na manhã de ontem estavam mais de 200 pessoas no local. Uma boa parte delas escutava o que não queria ouvir. “A carteira ainda não está pronta”, seguida do conselho para procurá-la no Setap. A coordenação técnica da Comissão de Transporte Escolar (CTE) confirmou a existência de muitas carteiras de estudantes prontas, cujos donos ainda não foram buscá-las. O número aproximado é de 4 mil.

A doméstica Elineide Maciel da Silva, estudante da segunda etapa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) trabalhada na Escola Raimunda Virgulino, reclamou do constrangimento por qual está passando quando procura obter a carteira. “Essa demora deixa-me indignada. É uma falta de competência daqueles que estão à frente desse trabalho. Há dois meses que me cadastrei e por quatro vezes tentei pegar a carteira, mas nunca está pronta”, lamentou.

O militar aposentado Juraci da Silva, pai de uma estudante, avisou que a situação vai piorar ainda mais com a aproximação do final do período de entrega dos cartões, previsto para quinta-feira (30). “Estive por duas vezes na semana passada na sede do Trem em busca da carteira da minha filha, mas não tinha ninguém para atender. Hoje (ontem) foi que apareceu um funcionário para atendimento. Nos últimos dias vai ser um sufoco para entrega de carteiras. Eles têm que colocar mais gente para trabalhar porque as pessoas ficam sofrendo em pé durante longo tempo e sob calor”, frisou.

A doméstica Estelita Ferreira estuda na Escola Maria Neuza, enquanto a filha na Escola Azevedo Costa. Devido o alto custo da passagem de ônibus, ela se vê obrigada a arcar com esse gasto por causa da falta do cartão de meia passagem. Estelita reclamou, ainda, do atendimento na sede do Trem. “Toda vez que as pessoas vêm aqui (posto do Trem) são maltratadas. Os atendentes começam somente 8h30, e ainda falam um absurdo. Eu não estou fazendo nenhum pedido, mas sim querendo os meus direitos. Na primeira vez disseram-me para buscar a carteira no dia 17 de maio, mas não consegui. Na quarta-feira e na sexta-feira passada não tinha ninguém nesse posto fazendo atendimento”, reclamou.

O coordenador técnico da CTE, Rodrigo Portugal, comentou que nos últimos dias houve a perda de fotografias na Subprefeitura Zona Norte. “Nesse caso, as pessoas estão sendo encaminhadas ao Setap para fazer nova fotografia. Nessa situação estão aproximadamente mil carteiras. Isso é de responsabilidade do Setap, que era quem tinha que fazer a emissão e impressão dos cartões”, concluiu.

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