Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Confraria Tucuju entrega troféus do I Festival de Ladrão de Marabaixo

Notícia de PolíticaSerá nesse sábado (04.06) a solenidade de entrega dos certificados de participação e troféus, assim como, a distribuição dos DVD’s do  “I Festival de Ladrão de Marabaixo”, realizado pela Confraria Tucuju em abril passado. Tal entrega e distribuição acontecerá durante coquetel no Centro de Difusão Cultural João Batista A. Picanço, a partir das 20 horas.

O Festival de Ladrão de Marabaixo é uma iniciativa que tem o objetivo de valorizar a figura do compositor no contexto da manifestação cultural mais popular do Amapá.  O “Ladrão” é a expressão usada tradicionalmente pelas comunidades negras para nominar os versos que compõem as músicas do Marabaixo. Essas letras, em geral, “roubam” cenas e vivências do cotidiano dessas comunidades, cumprindo importante papel de contar e registrar sua história e seu modo de vida.

O DVD gravado pela Confraria Tucuju durante o festival, além de registrar toda a parte festiva protagonizada pelas apresentações dos grupos, exibe entrevistas com artistas populares, lideranças negras e compositores. Um registro em makin off  revelando as influências do Marabaixo na Música Popular Brasileira feita no Amapá, a organização e as dificuldades das comunidades e muito da história da cultura popular de nosso Estado.
Os troféus do “I Festival de Ladrão de Marabaixo” foram confeccionados em cerâmica envelhecida, com criação de design do artista plástico Miguel Arcanjo. Serão entregues quatro troféus, para os três primeiros colocados e para a melhor apresentação. Os valores em dinheiro, correspondentes à premiação, foram repassados aos premiados 24 horas após o término do Festival.

O projeto realizado pela Confraria Tucuju contou com recursos do Ministério da Cultura, através de emenda parlamentar da ex-deputada Lucenira Pimentel. Para realização do coquetel de premiação a entidade conta com apoio da Secretaria de Cultura do estado.

Márcia Corrêa
Assessora de imprensa
Confraria Tucuju

0 comentários:

Postar um comentário