Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CBM alerta banhistas para os riscos de afogamento

ImagemA fatalidade pode ser evitada tomando alguns cuidado: procurar um local conhecido, evitar nadar sozinho, não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água e não se afastar da margem,

Jorge Cesar/a Gazeta
Os balneários são os divertimentos mais procurados no período de férias, principalmente as de verão. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá alerta os banhistas para alguns cuidados a serem tomados no sentido de se prevenir afogamentos. No ano passado, foram registradas 64 ocorrências nos seguintes municípios: Macapá (20), Calçoene (4), Porto Grande (4), Laranjal do Jari (4), Pedra Branca (3), Tartarugalzinho (3) e outros (26).
As últimas chuvas têm caído no Estado com muita força e trovoada. É um fator que exige atenção por parte do banhista, visto que qualquer pessoa pode estar sujeita a afogamento. A fatalidade pode ser evitada tomando alguns cuidados: procurar um local conhecido (se possível, onde exista sempre a presença de salva-vidas), evite nadar sozinho, não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água, não se afastar da margem, não praticar saltos em locais elevados para dentro da água e não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado.
Muito importante também é nunca deixar crianças sozinhas e, se for andar de barco ou qualquer outra embarcação, usar sempre coletes salva-vidas. Os pais não podem perder os filhos de vista, devem estar sempre presentes, mesmo que o local tenha águas rasas e a criança saiba nadar. Nas crianças de até quatro anos, deve-se colocar bóias. Mas mesmo colocando o equipamento, os bombeiros alertam para os pais manterem a vigilância porque o uso da bóia não garante cem por cento que não vá ocorrer acidente.
Uma das mortes, inclusive, aconteceu no domingo passado (19), na localidade de Lontra da Pedreira, tendo como vítima o paraense Carlos Alberto da Silva, de 20 anos, que estava a passeio em Macapá. Acompanhado de amigos, Carlos mergulhou e não veio à tona. Com ajuda de voluntários, o corpo foi encontrado em menos de uma hora, sendo logo em seguida removido pela Polícia Técnico-Científica (Politec).
Na última segunda-feira (20), os bombeiros encontraram o corpo de Diogo Leão Pereira, 32 anos, que estava desaparecido desde a tarde do último domingo, quando tomava banho no Lago Azul, situado no Km 9 da rodovia Duca Serra, próximo a linha “G”, local em que ele foi encontrado.

0 comentários:

Postar um comentário