Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Deputados e empresários discutem alternativas para substituir sacolas plásticas por biodegradáveis

Imagem
Ambientalistas, donos de supermercados, pequenos comerciantes e deputados discutem hoje (10) no plenário da Assembleia Legislativa, sobre o fim

do uso de sacolas plásticas no Eestado. A medida não tem força de lei, já que o projeto – aprovado pelo Legislativo – ainda não teve a sanção governamental. Mas, pretende mudar o comportamento dos lojistas e acabar em três anos com o uso das sacolinhas.

O debate pode antecipar o processo de adaptação da classe empresarial às novas exigências, previstas no projeto. O objetivo é começar a encontrar alternativas que possam tornar viáveis aos empresários adotar as embalagens sustentáveis.

Segundo estudos apresentados por ambientalistas, o Brasil consome 14 bilhões de sacolas plásticas por ano. Quando jogadas nos bueiros, elas entopem as redes de esgoto, causam enchentes, além de poluírem o meio ambiente.

Na tentativa de mudar esse comportamento, alguns estados começam a trabalhar na elaboração de leis para substituir as tradicionais sacolas plásticas por biodegradáveis. O trabalho tem como meta principal a preservação do meio ambiente, e ao mesmo tempo possibilitar na criação de produtos sustentáveis.

O Amapá é a mais recente unidade da federação a adotar a metodologia. Esta semana os deputados aprovaram o projeto que proíbe o uso de sacolas plásticas no Estado. A mudança, caso passe pelo crivo do Executivo, deve ocorrer em três anos.

Se depender da vontade do parlamento, o Amapá se juntará a São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande Sul. Todos estão procurando regulamentar e restringir o uso de sacolas plásticas.

Macapá também já aderiu ao movimento, e aprovou recentemente o projeto que solicita a prefeitura que crie incentivos fiscais para tornar viável a substituição das sacolinhas por produtos sustentáveis nos estabelecimentos comerciais da capital.

O assunto foi bem recebido pela classe empresarial. A ex-presidente do Sincal, Ana Lígia Barriga, uma das favoráveis pelo fim das sacolas plásticas, disse que os sindicatos serão coesos e estão dispostos a acatar as normas descritas em lei. “Precisamos fazer a nossa parte e preservar o meio ambiente, é responsabilidade de todos”, entendeu.

 “A formulação de uma lei que estimule e crie mecanismos de incentivos para lojas, mercados, comércios, miniboxes ou quais quer estabelecimentos para substituir o material gradativamente por sacolas oxibiodegradáveis será bem vinda”, completou.
As galerias da Casa devem ficar lotadas. O debate está marcada para às 9 horas. O autor do projeto, deputado Zezé Nunes (PV), será um dos coordenadores do trabalho, que deve contar também com todos os integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e representantes do governo.

0 comentários:

Postar um comentário