Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

terça-feira, 28 de junho de 2011

Gestão “mão de ferro” emperra desenvolvimento e Estado registra queda na economia de 6%

ImagemNão foram as elevações dos impostos federais – que resultaram em mais recursos para estados e municípios em pelo menos 30%, que chamaram a atenção do parlamento estadual, mas sim a queda na arrecadação do ICMS, um recuo de 6% na economia amapaense. O questionamento foi direcionado ao secretário de Planejamento, Juliano Del Castillo, que apresentou números – em artigo publicado em site local – conforme os deputados, contraditórios ao discurso empregad

o pelo governo.
 
“Os números são positivos demais perto daquilo que se tem pregado em todo o Estado e até mesmo pela própria dificuldade que o governo tem em executar o cumprimento de suas tarefas”, disse o pedetista Keka Cantuária, questionando os dados apresentados pelo secretário.

No artigo, Juliano reafirma as dificuldades, mas acrescenta que o governo tem recebido mais recursos da União por conta da elevação dos tributos federais. Além disso, desataca aumento no número de postos de trabalho, por intermédio da nova metodologia adotada pela atual gestão.
 
 “Como o governo pode ter gerado mais empregos sem ter contratado ninguém? Pelo contrário, demitiu muito, só no contrato administrativo foi uma enxurrada. Então não se pode dizer que são números desse governo como está sendo colocado pelo secretário. Isso é reflexo da estrutura criada pelo governo passado enquanto políticas públicas e o resultado está saindo agora”, exemplificou Keka.

 O peemedebista Dalto Martins também questionou os dados do governo. Ele creditou o aumento na oferta de empregos as mineradoras. Quanto ao fortalecimento econômico, o deputado foi bastante crítico. “Todos nós sabemos que o Estado está em recessão e o secretário apresenta esses números em forma de avanços. É querer menosprezar a nossa inteligência”, ironizou.
 
O deputado Edinho Duarte direcionou o discurso a Juliano. “O secretário apresenta esses números, mas não comparece a Assembleia Legislativa. É como se tivesse fugindo do debate para não explicar o que há por trás dessa crise, que sem dúvida não é financeira”, disparou.


Queda na arrecadação do ICMS
O recuo na economia amapaense em 6% é reflexo da queda na arrecadação do ICMS. Segundo o deputado Eider Pena (PDT), a desaceleração está associada a um conjunto de fatores que acaba afetando diretamente o comércio. O baixo faturamento nos últimos meses impediu os empresários de fazer mais investimentos e consequentemente o Estado deixou de arrecadar um pouco mais.
A alíquota é responsável por 80% de tudo que o Estado arrecada. O tributo é aquecido, principalmente, pela movimentação no comércio. Quanto mais se compra, mais se investe e mais o governo arrecada.
Os deputados responsabilizaram o próprio governo por frear o setor. “As empresas que prestaram serviços ao Estado estão sem receber desde janeiro. Se elas não recebem não tem como manter as atividades, e consequentemente acabam sendo obrigadas a reduzir o quadro promovendo demissões. E, sem dinheiro, não tem como haver geração renda e com certeza o reflexo recai sobre a economia”, criticou Eider.
“Muita dessas empresas já quebraram justamente por falta de pagamento. Claro, tem que ter a cautela necessária, mas a gente observa que são situações que poderiam pelo menos ser priorizadas. Prestadora de serviço passar sete meses sem receber é querer quebrar a empresa”, disse Keka.
O líder do PSB na Casa, deputado Agnaldo Balieiro, discordou do posicionamento dos parlamentares. Afirmou que o governo está sendo cauteloso e busca alternativas que não emperrem o funcionamento da máquina administrativa. Garantiu em plenário o pagamento de algumas dívidas como no caso da Amprev e dos Correspondentes Bancários (agências financiadoras).
Quanto às prestadoras de serviços, Balieiro também assegurou o pagamento do débito. “O governo está fazendo auditagem para saber se realmente os serviços foram realizados. Depois, deve começar a ser efetuado o pagamento”.

Caixa para o período eleitoral
A queda na arrecadação não foi bem aceita pela oposição. Para os deputados, o governador Camilo Capiberibe está deixando de investir propositadamente. “O governo está fazendo caixa para jogar a partir do ano que vem por conta do período eleitoral”, afirmou Eider Pena.

 O presidente do Legislativo, Moisés Souza (PSC), disse estar preocupado com o atual momento político do Estado. Segundo ele, o governo está tendo – quase que unânime – o apoio do parlamento para programar suas ações. Mas, os resultados apresentados até o momento levaram Moisés a afirmar que o Amapá está dando passos para trás.

  “Nós temos problemas em todos os setores. Nenhum manifesto feito pelas categorias foi favorável ao governo. Não vejo hoje políticas públicas concretas que possibilitem a todos a acreditar em um futuro melhor”, colocou, afirmando que o Amapá “nunca recebeu tanto dinheiro como este ano”.

A declaração foi uma resposta a colocação feita pelo deputado da base aliada, Jaci Amanajás (PPS), que pediu ao parlamento estadual apoio e mais compreensão por parte de todos sobre a atual administração.

Quadra Junina Amapaense começa nesta quarta-feira

ImagemSetenta e duas agremiações folclóricas irão disputar o título da melhor apresentação da Quadra Junina Amapaense 2011, que se inicia nesta quarta-feira, 29, e só termina dia 10 de julho, no Sambódromo. Serão sete eliminatórias com dez apresentações por dia para as estilizadas e uma eliminatória com 12 apresentações

para escolher os cinco melhores grupos tradicionais.

O Sambódromo recebe os últimos ajustes para comportar o evento, que terá um colorido especial, com bandeirolas, muita música, fogos de artifícios, comidas típicas e bonecos caipiras. Por dia, 20 jurados têm a responsabilidade de analisar e pontuar os quesitos: tema, criatividade, harmonia de passos e evolução, passos de quadrilha, indumentária, danças, conjunto, marcador, miss caipira, entrada e saída. Os cinco mais pontuados receberão premiações em dinheiro e troféu.

De 29 de junho a 6 de julho acontecerão as apresentações para a seleção das 30 melhores apresentações. Essas então, do dia 7 a 9 de julho participarão da final, onde serão escolhidas as cinco campeãs. Dia 10 de julho ocorre a entrega das premiações. A ordem das apresentações foi definida por sorteio.

Acompanhe a ordem das apresentações nas eliminatórias:

Chave A: 29 de junho (quarta-feira)
1ª- Explosão Junina;
2ª- Revelação Junina;
3ª- Coração Vermelho e Branco;
4ª- Coração Caipira;
5ª- Renovação Junina;
6ª- Águia de Fogo;
7ª- Raízes Culturais;
8ª- Patcholim na Roça;
9ª- Explode Coração;
10ª- Explosão do Renascer.

Chave B: 30 de junho (quinta-feira)
1ª- Juventude Brasileira;
2ª- Revelação;
3ª- Coração Mazaganense;
4ª- Flor Junina;
5ª- Levanta Poeira;
6ª- Império Junino;
7ª- Magia da Juventude;
8ª- Encanto Junino (MCP);
9ª- Encanto Junino (Jari);
10ª- Simpatia da Juventude.

Chave C: 1º de julho (sexta-feira)
1ª- Evolução Junina;
2ª- Explode Emoção;
3ª- Constelação Junina;
4ª- Vai que Vai;
5ª- Estrela Junina;
6ª- Pérola Negra;
7ª- Constelação Junina (Jari);
8ª- Estrela Dourada;
9ª- Estrela Santanense;
10ª- Explode São João.

Chave D: 2 de julho (sábado)
1ª- Sorriso Cristalino;
2ª- Estrela da Amazônia;
3ª- Rosa de Ouro;
4ª- Revelação Junina (Mazagão);
5ª- Art’s da Amazônia;
6ª- Simpatia Junina (STN);
7ª- Flor da Mocidade;
8ª- Minha Deusa;
9ª- Atração Junina;
10ª- Imperatriz.

Chave E: 3 de julho (domingo)
1ª- Sensação Amapaense;
2ª- Revelação Vitoriense;
3ª- Pequena Dama;
4ª- Feitiço Amazônico;
5ª- Império Vitoriense (Jari);
6ª- Flor da União;
7ª- Estrela Brasileira;
8ª- Minha Flor;
9ª- Estrela Marapanim.

Chave F: 4 de julho (segunda-feira)
1ª- Geração Junina;
2ª- Caipiras do Zerão;
3ª- Sensação Junina;
4ª- Juventude Caliente;
5ª- Explode Coração (P.G);
6ª- Broche Vermelho;
7ª- Fogo e Folia (Jari);
8ª- Cruzeiro do Sul;
9ª- Sorriso do Norte.

Chave G: 5 de julho (terça-feira)
1ª- Verde Amarelo;
2ª- Explosão Vitoriense;
3ª- Rosa do Sertão;
4ª- Tradição Junina;
5ª- Guerreiros de Fogo;
6ª- Príncipe Valente;
7ª- Estrela do Norte;
8ª- Sabor Junino;
9ª- Raio de Fogo (P.G).

Tradicional: 6 de julho (quarta-feira)
1ª- Arranca Toco;
2ª- Sol Nascente;
3ª- Bagunçados dos Matutos;
4ª- Sensação Junina (STN);
5ª- Fogo na Roça (STN);
6ª- Simpatia Junina (STN);
7ª- Piranhas dos Matutos;
8ª- Celebridade Junina;
9ª- Piriguetes dos Matutos;
10ª- Xodó Junino (STN);
11ª- Pura Folia (STN);
12ª- Juventude na Folia (STN).

Sistema Penitenciário: nova lei já começa a interferir em flagrantes no Amapá

ImagemO primeiro impacto da nova lei sobre o sistema penitenciário começou a ser sentido no estado do Amapá. A prova disso aconteceu na semana passada quando policiais militares prenderam em frente a um motel no bairro do Buritizal, A.S.C, de 2

7 anos. Segundo o Boletim de Ocorrências (BO) assinado por volta das 3h de terça-feira (21), depois de uma denúncia anônima, a guarnição do 1° batalhão da Polícia Militar (PM) chegou até a mulher, e durante a revista os militares encontraram com ela 19 papelotes de substâncias entorpecentes.

A.S.C que já foi presa e estava respondendo em liberdade pelo crime de furto, foi apresentada no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Congós, e após os procedimentos autuada em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com delegado plantonista Gabriel Poiava, no mesmo dia a comunicação sobre a prisão da mulher foi emitida ao juiz. Porém, o caso foi encaminhado ao magistrado do expediente da comarca, que as vésperas do feriado prolongado de Corpus Cristi não foi localizado.

No dia seguinte a autoridade policial reiterou a comunicação, informando inclusive que as celas da delegacia não são adaptadas, e nem têm estrutura para manter qualquer pessoa presa até a decisão da Justiça. No entanto, o juiz plantonista alegou que não tinha atribuição para decidir no caso. “Tive que mobilizar todo o meu pessoal porque era necessário que a presa fizesse o banho de sol, suas necessidades fisiológicas, higienização, e o principal que era a alimentação. Mas infelizmente o Ciosp não é adaptado e não tem a mínima condição de manter alguém preso. A não ser até que seja feito o flagrante ou o Termo circunstanciado (TC)”, disse Poiava.

Enquanto o feriadão não chegava ao fim, A.S.C ficou por seis dias presa em condições sub humanas nas celas do Ciosp. Somente na manhã de ontem (27) a homologação do flagrante foi feito. Mas no mesmo momento o juiz concedeu liberdade provisória a suspeita.

Como as prisões passam a funcionar
A partir de agora, a prisão preventiva está proibida para crimes com penas inferiores a 4 anos, como os furtos simples, crimes de dano ao patrimônio público, entre outros, desde que o acusado não seja reincidente. A prisão em flagrante também não servirá mais para manter um suspeito atrás das grades, como hoje acontece. Além disso, os valores para fianças aumentam e serão revertidos, obrigatoriamente, em favor das vítimas de criminosos condenados.

A lei prevê nove novas maneiras de medida cautelar além da prisão. Entre elas estão o comparecimento perante o juízo, a proibição de frequentar certos locais, de manter contato com determinadas pessoas, de se ausentar de uma cidade, ter de ficar em casa durante a noite e o monitoramento eletrônico.

O pagamento de fiança pode chegar a cem salários mínimos (para penas inferiores a 4 anos) e 200 salários mínimos (penas superiores a 4 anos). O valor pode chegar até R$ 109 milhões. Em crime de corrupção, o juiz pode aplicar a fiança e recuperar o dinheiro para o poder público. A vítima, até hoje esquecida, também pode ter garantido no futuro o direito à indenização.

Justiça amapaense e CNJ difundem campanha contra o crack

ImagemO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está lançando uma nova campanha: “Crack, Nem Pensar”. A ação objetiva diminuir o consumo da droga que traz consequências sérias para o usuário e está diretamente ligada com o aumento da criminalidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto “Crack, Nem

Pensar” e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O Tribunal de Justiça do Amapá abraçou a campanha de combate à droga. O lançamento oficial aconteceu no domingo (26), Dia Internacional de Combate às Drogas. O CNJ também elaborou uma cartilha educativa sobre o tema. No começo, serão distribuídos 10 mil exemplares aos tribunais do país. O Conselho visa que as informações relativas ao combate e à prevenção do consumo da droga sejam disseminadas por meio das Coordenadorias da Infância e Juventude dos tribunais.

Como forma de acabar com o consumo do crack, o CNJ assegura que a prevenção é a melhor maneira de combater a droga que, indiscutivelmente, é o principal fator de aumento das taxas de criminalidade, violência e outros problemas sociais. “A droga é algo que já existe há muito tempo. Neste sentido, o consumo de substâncias que alteram o estado da consciência é fenômeno cultural que ocorre em diversos contextos. (Social, econômico, ritual, religioso, estético, psicológico, cultural). Não há sociedade livre de drogas. O que há são diferentes finalidades quanto ao uso. A busca de experiência e de prazer é apenas uma delas”.

Segundo informações da cartilha de combate ao uso do crack, o consumo de crack no Brasil vem crescendo de forma avassaladora. Nesse contexto, é importante destacar que o álcool e o cigarro também são largamente utilizados por crianças e adolescentes.

Inicia 3ª Semana do Empreendedor Individual

ImagemIniciou nesta segunda-feira, 27, e vai até sábado dia 2 de julho, a 3ª Semana do Empreendedor Individual. Palestras, cursos e oficinas, estão sendo disponibilizados gratuitamente pelo Sebrae e parceiros. Um ambiente confortável montado no estacionamento do Mercado Central foi preparado pelo Sebrae para atender os trabalhadores que buscam formalizar seu empreendimento. A área foi liberada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e

pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
 
Segundo o diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, durante a Semana do Empreendedor Individual a Instituição estará orientando o trabalhador a se formalizar adequadamente, explicando a ele os deveres, missões, obrigações de se tornar legal, visto que suas principais duvidas são sobre a documentação necessária para a legalização, benefícios, imposto  e procedimentos para o processo correto de legalização.
 
Francisco Gomes, foi o primeiro trabalhador a se formalizar no primeiro dia de evento, ele trabalha a um ano, nos segmentos de Construção civil e bar. “Todo trabalhador busca formalizar seu negócio e comigo não foi diferente, aqui recebi todas as informações que precisava para me tornar um profissional legal e agora, com o apoio do Sebrae e dos parceiros presentes, me tornei legal e sai com meu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
 
]Outra a se tornar Empreendedora Individual foi Gilziane Vieira Nunes de 26 anos. Ela mora em Calçoene e ficou sabendo da ação pelas reportagens de televisão, e veio em busca de formalização de seu empreendimento, ela trabalha há um ano em uma papelaria que funciona em um ponto alugado por ela. “O atendimento e as orientações que obtive neste evento foi de suma importância para me tornar uma empresária preparada para o mercado e com isso lucrar mais” afirma a empresária Gilziane Nunes.

São parceiros do eventos Cielo, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo – Sete, Associação do Micro Empreendedor Individual – AMEI, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Amapá – Sescap, Receita Federal, Secretaria da Receita Estadual, Ministério da Previdência Social - Inss, Junta comercial, Prefeitura de Macapá, Corpo de Bombeiros, Vigilância  Sanitária de Macapá.

Prefeitura lança programação do “Macapá Verão, A Festa do Sol”

ImagemA Prefeitura Municipal de Macapá realizou ontem a noite o lançamento da programação do tradicional “Macapá Verão, A Festa do Sol”, evento cultural, desportivo e de lazer que já faz parte do calendário de eventos do município. O evento ocorreu no Macapá Hotel. Este ano o “Macapá Verão, A Festa do Sol” será no período de 02 a 31 de julho, com atividades todos os domingos nos principais balneários da ca

pital.

O evento contou com setores da sociedade, empresário, deputados, vereadores, e a apresentação das candidatas ao Musa Verão 2012, um dos ápices da programação do Macapá Verão.

A proposta para a realização de um grande evento, segundo o coordenador geral do “Macapá Verão” Otacílio Barbosa, pretende reunir o poder público e a iniciativa privada, já que o a programação conta com a participação de mais de 500 mil pessoas a cada edição.
 
Por estar localizada dentro da capital, a Fazendinha é o balneário mais movimentado do Amapá no mês de julho. Durante a programação, passam por Fazendinha pessoas de toda parte do país e até estrangeiros.
 
O espaço na areia é disputado a cada centímetro. É grande o número de pessoas que decidem aproveitar as atividades ao ar livre. Banho de sol, partidas de vôlei e até passeio a cavalo podem ser encontrados no local. No ar, as pipas são responsáveis pela diversão da molecada. E pra matar o calor, um bom banho no majestoso Rio Amazonas.

O “Macapá Verão” também aaquece a economia local e quem fatura são os restaurantes que oferecem um cardápio variado, alem dos empreendedores individuais. Nos restaurantes, a  pedida é o camarão no bafo e a caldeirada de filhote, pratos típicos do verão amapaense.
 
Na concha acústica do balneário, shows com bandas locais e variada programação cultural, garantia de grande movimentação na festa deste ano, para o qual a Prefeitura de Macapá convida toda a sociedade.

Estudantes reclamam da demora na entrega dos cartões de meia passagem

A demora na entrega das carteiras tem ocasionado inúmeras reclamações. A previsão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) era entregar cerca de 500 cartões de meia-passagem por dia. Mas a demanda foi além do previsto, chegando a certo momento ao número de 3,5 mil. Só de carteiras novas foram produzidas 17 mil. A situação tende a piorar com a aproximação do final do período de entrega dos cartões, previsto para quinta-feira (30).

A entrega dos cartões está sendo feita na sede do Trem. Na manhã de ontem estavam mais de 200 pessoas no local. Uma boa parte delas escutava o que não queria ouvir. “A carteira ainda não está pronta”, seguida do conselho para procurá-la no Setap. A coordenação técnica da Comissão de Transporte Escolar (CTE) confirmou a existência de muitas carteiras de estudantes prontas, cujos donos ainda não foram buscá-las. O número aproximado é de 4 mil.

A doméstica Elineide Maciel da Silva, estudante da segunda etapa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) trabalhada na Escola Raimunda Virgulino, reclamou do constrangimento por qual está passando quando procura obter a carteira. “Essa demora deixa-me indignada. É uma falta de competência daqueles que estão à frente desse trabalho. Há dois meses que me cadastrei e por quatro vezes tentei pegar a carteira, mas nunca está pronta”, lamentou.

O militar aposentado Juraci da Silva, pai de uma estudante, avisou que a situação vai piorar ainda mais com a aproximação do final do período de entrega dos cartões, previsto para quinta-feira (30). “Estive por duas vezes na semana passada na sede do Trem em busca da carteira da minha filha, mas não tinha ninguém para atender. Hoje (ontem) foi que apareceu um funcionário para atendimento. Nos últimos dias vai ser um sufoco para entrega de carteiras. Eles têm que colocar mais gente para trabalhar porque as pessoas ficam sofrendo em pé durante longo tempo e sob calor”, frisou.

A doméstica Estelita Ferreira estuda na Escola Maria Neuza, enquanto a filha na Escola Azevedo Costa. Devido o alto custo da passagem de ônibus, ela se vê obrigada a arcar com esse gasto por causa da falta do cartão de meia passagem. Estelita reclamou, ainda, do atendimento na sede do Trem. “Toda vez que as pessoas vêm aqui (posto do Trem) são maltratadas. Os atendentes começam somente 8h30, e ainda falam um absurdo. Eu não estou fazendo nenhum pedido, mas sim querendo os meus direitos. Na primeira vez disseram-me para buscar a carteira no dia 17 de maio, mas não consegui. Na quarta-feira e na sexta-feira passada não tinha ninguém nesse posto fazendo atendimento”, reclamou.

O coordenador técnico da CTE, Rodrigo Portugal, comentou que nos últimos dias houve a perda de fotografias na Subprefeitura Zona Norte. “Nesse caso, as pessoas estão sendo encaminhadas ao Setap para fazer nova fotografia. Nessa situação estão aproximadamente mil carteiras. Isso é de responsabilidade do Setap, que era quem tinha que fazer a emissão e impressão dos cartões”, concluiu.

Arcebispo militar do Brasil celebra Páscoa dos militares de Macapá

Militares do estado do Amapá comemoraram na manhã de segunda-feira, 27, sua festa pascal, a celebração eucarística aconteceu na Catedral São José.


A missa solene foi presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Oswino José Both, e concelebrada por Dom Pedro José Conti bispo da Diocese da Macapá e demais padres.

Cerca mil militares compareceram na solenidade, dentre eles, A Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro, Marinha do Brasil, Exército e Aeronáutica.

O Arcebispo felicitado disse, “O mais importante é que hoje os militares de Macapá manifestaram que eles tem fé profunda, crêem na vida eterna, não só na vida terrena e são capazes de exercer seu ministério,  sua profissão e a sua tarefa bem feita  porque são homens e mulheres de profunda fé, crêem em Deus. Isso  eles manifestaram hoje de uma maneira muito bonita”. Dom Oswino , bendisse aos Militares “Que Deus vos abençoe muitíssimo com suas famílias para que possam continuar fazendo o bem e cumprindo bem sua missão que nem sempre é entendida por todos nós , quando estamos em desordem, sobretudo” finaliza a autoridade eclesial militar do Brasil .

O arcebispo que visita Macapá pela primeira vez, mora em Brasília, onde fica a arquidiocese militar do Brasil, dentro do Ministério da Defesa. O religioso tem formação presbiteral, mas detém honras de general do Exército.

sábado, 25 de junho de 2011

Cremos em Fazer o Bem a Todos os Homens

A Rede de TV BAND, canal 04 fez uma entrevista com Kleber Sainz, Diretor de Assuntos Públicos do Distrito de Macapá, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para saber mais sobre o “Projeto que Mãos Ajudam” e o apoio que Laranjal do Jari receberá no 2º semestre.
          Durante a entrevista explicou-se que o “Mãos que Ajudam” é programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros da Igreja e estendendo a mão a quem precisa.
             Citou também o encontro com a Prefeita, Euricélia Cardoso, e a extensão do Projeto do “Mãos que Ajudam” para Laranjal do Jarí. Onde haverá em setembro uma doação de Cadeiras de Rodas e em dezembro a entrega de kits de bebês com itens básicos de higiene pessoal, roupas e utensílios.
             Todas as pessoas que têm o desejo de ajudar ao próximo pode se juntar a nós. Jesus disse: "(...) Entre vós sou como aquele que serve." (Lucas 22:27) Como verdadeiros seguidores de Jesus, devemos também servir aos outros. Ele nos deu um exemplo perfeito de amor ao próximo, explicou que não veio à Terra para ser servido, mas para servir e dar Sua vida por nós (ver Mateus 20:28).
 
FONTE: http://assuntospublicosamapa.blogspot.com 
Michelle Sá.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Resistência seguida de Morte.

Equipes da ROTAM tetaram capturar o foragido de justiça Jean Alex Facundes da Rocha (vulgo Facundes), conhecido pela prática de roubo, sendo que seu ultimo roubo foi  na residencia da Deputada Estadual Sandra Ohana no último domingo (19/06). A informação dava conta de que este homem se escondera em uma residência na Avenida D. Pedro no bairro Paraíso no município de Santana. Após a identificação da residência, as equipes procederam a um cerco em torno anunciando a presença da Polícia, o que foi ignorado pelo marginal. As equipes decidiram adentrar na casa e "Facundes" efetuou disparos contra os policiais, que obviamente responderam a agressão alvejando o criminoso, que foi socorrido pelos próprios policiais até a Unidade de Emergência de Santana, mas não resistiu e veio a óbito. Facundes era conhecido em Santana pela prática de roubo e por ser um homem violento durante suas ações, onde ele agredia as vítimas e ameaçava com a arma em punho. Em março deste ano, após um roubo em um comercial foi capturado por policiais militares do 4º BPM logo após o crime, mas fugiu da Delegacia poucas horas depois.

fonte: www.ciasbope.blogspot.com 
Ewerton Dias.

EMTU anuncia possibilidade na redução de frota de ônibus em julho

ImagemA partir do dia 1° de julho iniciam as férias escolares e com elas a frota de ônibus que circula em Macapá, que conta com 155 veículos poderá sofrer uma redução. Segundo o Responsável do departamento de transporte coletivo na Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), Michel Braz, a possibilidade é que menos 20% do total de ônibus não circularão durante todo o mês.


Ele afirma que tudo depende de confirmação das Secretarias de Educação do Município de Estado para a elaboração do calendário escolar. “Para esse mês, se confirmada o início das férias, a partir do primeiro dia de julho haverá a redução em relação aos dias úteis, mas ela vai continuar com o mesmo percentual de sábado e domingo”, destaca. Em relação à tarifa, esta não sofrerá alterações. Continuará no valor de R$ 1,90 e a tarifa social de R$ 1,00 continuará nos domingos. 

Michel destaca que a redução corresponde ao número de passageiros que utilizam os ônibus no período das férias e acrescentou que medida dependerá também da demanda de cada linha. Segundo dados da EMTU, atualmente mais de 80 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo diariamente em Macapá. Desses, 40% são estudantes e com o início das férias, esse número de passageiros naturalmente é reduzido.

“Nós percebemos que não seria necessário colocar a frota completa circulando na cidade. Mas, assim que terminar, tudo será normalizado. Mas para isso ocorrer, precisa de autorização do prefeito de Macapá, Roberto Góes”, concluiu.

CBM alerta banhistas para os riscos de afogamento

ImagemA fatalidade pode ser evitada tomando alguns cuidado: procurar um local conhecido, evitar nadar sozinho, não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água e não se afastar da margem,

Jorge Cesar/a Gazeta
Os balneários são os divertimentos mais procurados no período de férias, principalmente as de verão. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá alerta os banhistas para alguns cuidados a serem tomados no sentido de se prevenir afogamentos. No ano passado, foram registradas 64 ocorrências nos seguintes municípios: Macapá (20), Calçoene (4), Porto Grande (4), Laranjal do Jari (4), Pedra Branca (3), Tartarugalzinho (3) e outros (26).
As últimas chuvas têm caído no Estado com muita força e trovoada. É um fator que exige atenção por parte do banhista, visto que qualquer pessoa pode estar sujeita a afogamento. A fatalidade pode ser evitada tomando alguns cuidados: procurar um local conhecido (se possível, onde exista sempre a presença de salva-vidas), evite nadar sozinho, não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água, não se afastar da margem, não praticar saltos em locais elevados para dentro da água e não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado.
Muito importante também é nunca deixar crianças sozinhas e, se for andar de barco ou qualquer outra embarcação, usar sempre coletes salva-vidas. Os pais não podem perder os filhos de vista, devem estar sempre presentes, mesmo que o local tenha águas rasas e a criança saiba nadar. Nas crianças de até quatro anos, deve-se colocar bóias. Mas mesmo colocando o equipamento, os bombeiros alertam para os pais manterem a vigilância porque o uso da bóia não garante cem por cento que não vá ocorrer acidente.
Uma das mortes, inclusive, aconteceu no domingo passado (19), na localidade de Lontra da Pedreira, tendo como vítima o paraense Carlos Alberto da Silva, de 20 anos, que estava a passeio em Macapá. Acompanhado de amigos, Carlos mergulhou e não veio à tona. Com ajuda de voluntários, o corpo foi encontrado em menos de uma hora, sendo logo em seguida removido pela Polícia Técnico-Científica (Politec).
Na última segunda-feira (20), os bombeiros encontraram o corpo de Diogo Leão Pereira, 32 anos, que estava desaparecido desde a tarde do último domingo, quando tomava banho no Lago Azul, situado no Km 9 da rodovia Duca Serra, próximo a linha “G”, local em que ele foi encontrado.

Semur realiza serviços de limpeza nos balneários

Imagem
A Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secreta

ria de Urbanização, está realizando trabalhos de recuperação com objetivo de melhorar a estrutura dos balneários, com  capina, podagem e retirada de entulho nos balneário de Fazendinha, Jandiá e Araxá. Os trabalhos começaram no inicio desta semana e deverão terminar no final desta semana, dependendo das condições climáticas.

O secretário Eraldo Trindade destaca os investimentos nos serviços de limpeza e conservação aplicados por meio do Plano de Ação da PMM. “Estamos aplicando um grande volume na limpeza da cidade por meio dessas ações, para aprimorar os serviços prestados a população.”

Ainda estão em andamento os serviços de recuperação nas barracas da praia, palco, pintura, areia e demais estruturas necessárias para o Macapá Verão através da secretaria de obras. “O município está cada vez mais investindo no espaço para que os visitantes possam se divertir e curtir o verão” frisou o secretário.

Falso PM é preso dentro do Hospital de Emergências

ImagemPoliciais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam, por volta das 21h45 desta terça-feira (21), Cleuves Silva dos Reis, de 18 anos. Segundo informações do tenente Ademar da Companhia de Operações Especiais (Coe) – do Batalhão de Operações Especiais (Bope) –, o jovem foi detido dentro do Hospital de Emergências (HE) quando vestia uma camiseta do Batalhão Ambiental, e se identificava como militar.

“O atendentes sentiram certa desconfiança em relação à a

titude do suspeito, nos acionaram e disseram que ele se identificou como policial militar do serviço de inteligência. Quando chegamos, ele passou a dizer que era informante da polícia, mas como estava vestido com uniforme da PM, demos voz de prisão”, disse Ademar.

Ainda de acordo com informações policiais, Cleuves foi visto pelos funcionários do HE no dia anterior portando um revólver e um par de algemas. Porém, no momento de sua prisão, nada foi encontrado. O falso policial então foi encaminhado para o centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Congós.

Governador chama 190 aprovados no concurso da PM

ImagemO governador Camilo Capiberibe autorizou, na manhã desta quarta-feira, 22, que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado chame 190 aprovados no concurso público da Polícia Militar (PM/AP). O anúncio foi durante a Escuta Popular do Plano Plurianual Participativo (PPA) de Santana, que está há d

ois dias reunindo secretários, técnicos e população para definirem a ordem de investimentos de recursos do Estado no município.

Com a decisão, o governador atende uma das principais reclamações dos moradores não somente de Santana, mas de todo o Amapá, que é relacionado à segurança.

Os problemas elencados nas duas escutas de Santana foram os mesmos dos demais municípios. Eles pediram que fosse dada atenção para as áreas de saúde, educação, saneamento básico, segurança e programas para a juventude.

“Em oito anos fomos esquecidos pelo governo estadual e para avançarmos é necessária a presença dele. O governador está cumprindo o que disse em campanha de ajudar todos os municípios”, disse o prefeito Antonio Nogueira. O gestor municipal falou ainda que o governo está repassando contrapartidas para o município e é parceiro nos serviços de tapa-buracos e de limpeza da cidade.

O governador Camilo Capiberibe enfatizou que é parceiro do povo de Santana, exemplificando o hospital do município, que estava parado há sete anos e será entregue até o final deste ano, com mais 100 leitos. Ele informou também que o Estado está investindo R$ 13 milhões para melhorar o abastecimento de água do bairro Central até o Igarapé da Fortaleza, um percurso de mais de 4 mil metros.

“Vamos investir em saneamento básico em todo o Estado. Para o município de Santana, a boa notícia é que a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) vai incluir no PAC-2 um projeto para trazer R$ 102 milhões e o Estado vai disponibilizar mais R$ 52 milhões, além dos R$ 13 milhões que estão sendo executados”, disse o governador.

Camilo Capiberibe anunciou ainda investimentos nas áreas de educação com a reforma de escolas; habitação com o planejamento para construção de casas populares e infraestrutura com a revitalização do anel viário, que atravessa Santana e interliga as duas vias de acesso, as rodovias Duca Serra e JK.

Para a segurança pública, o governador confirmou a construção de uma base da Polícia Militar no Igarapé da Fortaleza e anunciou a autorização para que sejam chamados mais 190 concursados. No último concurso para PM foram aprovados 540 pessoas, destas, 350 foram chamadas este ano e estão nos processos de Teste de Aptidão Física (TAAF) ou na academia, que é a etapa seguinte ao Teste.

“Estamos chamando todos os aprovados que estão sendo preparados para estar nas ruas ainda este ano. O governo está trabalhando muito e a população vai sentir a diferença no segundo semestre. É difícil, mas estamos conseguindo reconstruir o Estado que foi destruído nos últimos anos”, finalizou o governador.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

LARANJAL DO JARI RECEBERÁ APOIO DO "MÃOS QUE AJUDAM" NO 2º SEMESTRE

Kleber , Pref. Euricélia e secr. Mª Alice
A prefeita de Laranjal do Jari/ AP, Euricélia Melo Cardoso juntamente com a Secretaria da SMAS, Maria Alice Oliveira Nascimento, receberam no gabinete o membro do conselho de Assuntos Públicos do Distrito Macapá, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos DIas. Na oportunidade, Kleber Sainz explicou o funcionamento da Igreja e enfatizou os princípios e a valorização dos laços familiares que são ensinados e praticados. Elas conheceram mais sobre o Programa do Mãos que Ajudam e recordaram a ação realizada em 2006 no município, onde pode-se ajudar cem famílias vitimas do incêndio.
Kleber e Prefeita Euricélia 
A prefeita ficou encantada com as ações desenvolvidas e em saber que temos Profeta e Apóstolos. Ao folhear a revista A Liahona ficou impressionada com temas dos discursos e desejou o exemplar de conferência e uma assinatura da revista. Recebeu um Kit com filmes, portfólio sobre a Igreja e o Livro de Mórmon com a seguinte dedicatória: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar, e do que vale o homem ganhar o mundo e perder sua alma?” o que a deixou bem pensativa. Foi feito o desafio para ela LER, PONDERAR E ORAR.  Ao receber o colete do “Mãos que Ajudam” ficou bem feliz e disse que usará na ação dos Mãos que Ajudam em seu Município. Elogiou e agradeceu o material dado, a ajuda ofertada e disse: “É impressionante a atitude da Igreja, que Deus os abençoe nesse trabalho! ”
Kleber e Prefeita Euricélia 
A Secretaria comentou que “o Programa “Mãos que Ajudam” foi mandado divino para lá, já que eles estavam enfrentando dificuldades com as tragédias devido a enchente. Toda ajuda é bem vinda!”
Ainda no munícipio deve-se a oportunidade de conversar com o guarda municipal – J Ribeiro onde foi explicado o motivo da visita a Laranjal e a importância das ações solidárias do “Mãos que Ajudam”. Ele recebeu O Livro de Mórmon e perguntou onde a Igreja se localizava no município. Comentou que “é um trabalho lindo, que ajuda as pessoas”
No município há um grupo de membros que se reúnem aos domingos na Rua Tancredo Neves 3005, Centro. (em frente ao terminal rodoviário) contato: 9112-3389 – Irmão Valmir.
Secretaria Mª Alice e Kleber
Guarda Municipal J Ribeiro      

A fraqueza do pecador: missionário faz a raspagem na casa do pastor e leva até as bíblias

ImagemMissionário de uma igreja evangélica do município de Mazagão, Marcos de Sousa, de 18 anos, traiu a confiança da congregação que o acolheu, lhe deu abrigo e trabalho. O pecado do jovem missionário foi cometido na noite do últim

o sábado (18), quando ele invadiu a residência do pastor Pedro Paulo e “passou a mão” em parte do dinheiro doado por fiéis – além de diversos objetos.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), por volta de 21h30, a vítima encontrou sua casa arrombada. As equipes compostas pelos sargentos L. Sanches e Cavaleiro, cabos Calazãns e De Azevedo, e soldados Marineu e Magave, foram informadas que Marcos poderia ser um evidente suspeito em razão dele saber que o pastor guardava a renda dos cultos e do seu estabelecimento comercial naquele local. Os militares então foram até um casebre situado atrás da igreja administrada por Pedro Paulo. Foi lá que Marcos, com o consentimento do líder religioso, morou nos últimos meses – tempo em que também trabalhou no pequeno comércio de Pedro Paulo. Convencido pelos policiais, Marcos permitiu que o local fosse revistado. Para a decepção do pastor, todos os produtos furtados foram encontrados.

O material apreendido pela PM mostrou que a fraqueza do jovem missionário foi tão grande que ele não dispensou, nem mesmo, exemplares da bíblia. Até a roupa com que o líder religioso conduzia os cultos foi roubada. Além dos dois livros, gravata, terno e calça social, foram levados um notebook, uma máquina fotográfica, vidros de perfume, recargas de celular, modem de internet, canetas, bolsas e R$ 3 mil em espécie.

Segundo a PM, na delegacia, Marcos – mesmo nome de um dos quatro evangelizadores do Novo Testamento – se disse arrependido. No entanto, não obteve o perdão do pastor, que seguiu com a denúncia e registrou ocorrência na 5ª DP de Mazagão. Na “chamada lei dos homens”, a remissão do pecado cometido pelo missionário ficará agora a cargo da Justiça. Em caso de condenação, a penitência é prevista no Código Penal: prisão de dois a oito anos. Quanto ao perdão divino, Marcos terá tempo de sobra para suplicá-lo, no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), para onde foi levado, no último domingo (19), depois de ter sido autuado em flagrante por furto qualificado.

Curta-metragem “A rosa” aborda temática sobre inclusão social

ImagemBullying é a temática do curta metragem amapaense, do roteirista e cineasta Domique Allan, que conta com um jovem elenco formado por estudantes de escolas públicas do Amapá. O filme conta a história de Carlos, um adolescen

te que como tantos outros, quer se divertir e curtir essa etapa da vida, mas enfrenta dificuldades de se relacionar com outros jovens.

Ser adolescente já é tão complicado, mas para Carlos, é um pouquinho mais, pois ele é portador de deficiência auditiva e convive com o preconceito por ser diferente. Interpretado pelo ator Gabriel Lélis, 24 anos, que já trabalha como ator mímico, ele contracena com a iniciante Yasmim Façanha, de 18 anos, formada na oficina de teatro de preparação para o filme, que ocorreu na paróquia Nossa Senhora Conceição, ministrada pelo diretor de elenco, Thomé Azevedo.

Junto com Yasmim, mais 50 adolescentes vão estrear na telona. “Essa é uma experiência maravilhosa, pude ser responsável por ajudar tantos talentos a darem seu primeiro passo nessa grande magia que é o cinema”, ressalta Thomé.
O cineasta Domique Allan, que assina o roteiro chamou a experiente produtora Ana Vidigal para transformar o filme em realidade. “Ana é uma lutadora, acredita no cinema independente e apostou no meu projeto”, diz.

Domique, que é bombeiro, há algum tempo vem elaborando um projeto sobre inclusão social, o filme apesar de ser uma ficção, é inspirado em histórias reais. “Ao invés de colocar um ator qualquer para interpretar o personagem principal, eu quis ir além e colocar um portador de deficiência auditiva para interpretá-lo, assim fazer realmente a inclusão”, relata.

Produção local
Para mostrar que o audivisual no Amapá tem profissionais talentosos, foi convidado o cineasta Gavin Andrews para assinar a fotografia, que já dirigiu “Alô, Alô, Amazônia”, o “O Barco e mestre”, “Ver o peso” e foi diretor de fotografia de “Simãozinho sonhador”. A direção de arte é de Cristiana Nogueira, auxiliada por Carla Antunes que também é responsável pelo continuísmo e Rodrigo Santos. Produção de arte é de Reginaldo Silva. A assistência de produção de Luan Macedo, Percival, Marivaldo e Beto Miranda.  O make-up de Inês Ramos. Montagem é de Toninho Junior. O registro fotográfico e jornalístico é de Marksuel Martins e Pérola Pedrosa. Para interagir coma equipe e a ator principal, a intérprete de libras Izabel Soares também faz parte da produção do filme.

O filme não tem patrocinadores, toda produção e elenco e parte técnica estão trabalhando porque acreditam no audiovisual do Amapá e apostam no crescimento desse mercado. "Acreditamos que no futuro breve, esses profissionais serão recompensados, com o reconhecimento também financeiro. Está na hora do Amapá apostar nos seus profissionais, e não só nas produções que vem de fora, temos muita gente competente no Estado para trabalhar", ressalta a produtora Ana Vidigal. (Assessoria/A Rosa)

Acordo entre governo e sindicato põe fim à greve dos professores

Imagem Após 34 dias de greve, os professores estaduais decidiram colocar ponto final ao movimento, a partir da assinatura de um acordo firmado entre o sindicato da categoria e governo do Estado.

A assinatura ocorreu no gabinete da Procuradoria Geral do Estado (Prog) com a presença do Secretário de Estado da Educação interino, José

Maria Lobato e diretores do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap).

O presidente do sindicato reconheceu o empenho do governador em querer resolver o problema, e por isso os encontros sempre demonstraram harmonia até que houve entendimento e conclusão para por fim ao movimento de greve.

O sindicalista ressalta ainda que a partir de agora, a entidade vai trabalhar junto a Secretaria de Educação para promover a reorganização do calendário escolar. Rui Valdo garantiu que a partir desta quarta-feira, 22, os professores retornam as escolas para suas atividades normais.

O secretário interino da Seed, José Maria Lobato, comemorou a assinatura do acordo e fim da greve, conclamando aos estudantes para voltarem às salas de aula nesta quarta-feira, 22.

Segundo ele, o mais difícil nesta negociação foi vencer algumas intransigências do sindicato, mas com a assinatura do governador Camilo Capiberibe ouve entendimento entre as partes com revogação do Artigo 3º da Lei 1540.

Para o secretário de Educação, o ano letivo foi prejudicado com a greve, mas que as alterações serão feitas apenas no final do ano com prorrogação das aulas para os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2012.

O procurador geral do Estado, Márcio Figueira, ressaltou o avanço em vencer na rodada de negociação algumas exigências impostas pelos sindicalistas em determinados pontos durante as reuniões que pretendiam acabar com a paralisação.

De acordo com Márcio Figueira, o governo não tinha condições de arcar com o reajuste de 6,57% para a educação. Segundo ele, o mais importante foi garantir o direito dos estudantes em ter aulas.

Para firmar a assinatura do acordo, as exigências foram estudadas no documento que previa o ajuste, mas garante o que foi acertado ficou satisfatório para todas as partes, embora a categoria tivesse aberto mão de algumas exigências.

O acordo assinado entre GEA e o Sindicato da Categoria, prevê ainda, Pagamento referente à atualização dos valores de progressões e promoções a partir do mês de julho de 2011 e o parcelamento do retroativo em 24 vezes; os processos de promoção funcional não mais serão submetidos ao crivo da Procuradoria Geral do Estado do Amapá (PROG) sendo garantido os tramites anteriores. A categoria reclamava que ao passar pela Procuradoria esses processos se tornavam mais demorados, a partir de agora as progressões da categoria terão maior celeridade.

A partir desse acordo o SINSEPEAP passará a participar da elaboração da portaria da SEED que regulamentará os processos internos de devolução de educadores. Assim, como a categoria foi convidada a se fazer presente em todas as ações da Secretaria com mais frequência, e assim contribuir para um processo de educação democrática desse Estado.

Haverá ainda, o corte de um padrão na base da tabela salarial para outubro de 2011, mesmo com os 3% já garantidos pelo Governo do Estado.
José Maria
Assessor de Comunicação Social

Roberto Góes reúne com segmentos da cultura amapaense

ImagemPrefeito Roberto Góes reuniu-se na manhã desta terça-feira, 21, com representante de vários segmentos da cultura amapaense para anunciar a quitação dos serviços prestados no Macapá Verão.


O recurso no valor R$ 214 mil contempla 67 artistas locais de diversos segmentos como: dança, teatro, música, DJs, locutores, sonorização, entre outros.

“Fiz questão de reunir com vocês para pedir desculpas. É uma forma de agradecer a cada trabalhador e trabalhadora que está aqui, vamos daqui pra frente procurar honrar com os nossos compromissos e assim definir um planejamento de recursos destinados para pagamento dos artistas” explica Góes durante seu pronunciamento. “Solucionamos as pendências do esporte, agora estamos solucionando os da cultura e aos poucos vamos resolver o que está faltando” complementa.
 
A vice-prefeita Helena Guerra também agradeceu pela paciência “O certo é que agora se concretiza. Agradeço aos parceiros que entendem os problemas e as dificuldades. Estamos abertos para as parcerias, porque sem o trabalho de vocês a cidade fica sem identidade”, enfatiza.

O vocalista da Banda Placa, Carlitão, agradeceu em nome de todos os participantes reafirmando a parceria. “As portas estão abertas, todos têm dificuldades e sabemos respeitá-las”, disse.

Vereador Washington propõe alteração na LDO

ImagemO vereador Washington Picanço irá propor uma Emenda Modificativa para adaptar à Lei de Diretrizes Orçamentárias proposta ontem, 20, na Câ

mara de Vereadores. Por iniciativa da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, a Prefeitura de Macapá, representada pelo secretário de Finanças Aulo Caio Lacerda, apresentou uma proposta da LDO para ser aplicada em  2012, mas, de acordo com o vereador Washington, deixa a desejar e compromete o atendimento básico à população.

Um dos questionamentos é referente à proposta de redução do número de equipes do PSF (Programa Saúde da Família). A Prefeitura de Macapá quer que elas sejam reduzidas de 63 para 30 equipes, tirando o direito de atenção básica da saúde da população. O vereador vai ainda propor que o CAPS-I (Centro de Apoio Psicossocial para Infância) seja reativado. Para ele o retorno do Centro vai contribuir para a redução de menores infratores e com problemas com álcool e outras drogas.

A terceira observação feita pelo vereador é sobre o Artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga o Município a mostrar a cada quadrimestre o cumprimento das metas fiscais. Este artigo não está especificado na LDO apresentada. O vereador quer ainda que seja incluída a implantação do Horus, que é um programa do Governo Federal que controla a distribuição de medicamentos. Segundo ele, com este sistema irão diminuir problemas como a falta de medicamentos e desvios.

“Me preocupa bastante a situação da saúde em Macapá, por isso não dá para aceitar que as equipes do PSF sejam reduzidas, que o CAPS-I continue desativado e o sistema de controle de medicamentos não esteja implantado, tudo isso resulta em sofrimento da população" disse o vereador. Washington vai propor a Emenda Modificativa para que as alterações sejam feitas antes da votação na Câmara, que deve acontecer até o dia 30 de junho.

Feiras funcionam fora do padrão de manipulação de alimentos

ImagemA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) reconhece que muitos feirantes não estão atuando dentro dos padrõ

es exigidos em relação a manipulação dos alimentos. A solução do problema exige atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Vigilância Sanitária, averiguando a situação, notificando os infratores e comunicando à Semdec para que seja feita interdição na venda dos produtos.

Há necessidade das feiras serem visitadas pela Vigilância Sanitária para tomar conhecimento da gravidade da situação. É uma questão delicada, visto os diversos problemas que podem causar um alimento contaminado.  “Se formos aplicar a lei, muitas dessas pessoas seriam consideradas fora dos padrões exigidos pela legislação municipal, estadual e federal”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Otacílio Barbosa.

Cabe ao município, por meio da Vigilância Sanitária, visitar as feiras. Esse trabalho deve ser feito, de início, de forma educativa, dando um prazo para que todos venham a se adequar. O não cumprimento das normas vai exigir a aplicação de penalidades. A Vigilância envia um relatório à Semdec, que por sua vez chama os empreendedores manipuladores de alimento.

“Se confirmarmos que os alimentos não estão dentro dos padrões, tomamos a responsabilidade de fazer a interdição e até o fechamento do estabelecimento”, afirmou Otacílio. Ele deixou claro que a Semdec e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdur) atuam na higienização e manutenção das feiras. A responsabilidade social de ambos é de manter limpo e saudável o ambiente público de trabalho, frequentado diariamente por vários cidadãos. Para alcançar esse objetivo, são desenvolvidas ações de limpeza e higiene, saúde e cidadania.

É necessário que sejam aplicados os padrões de higiene em todas as feiras por se tratar de um local onde é feito manipulação de alimentos.

A prefeitura viabilize curso de atendimento ao cliente e como manter o local higienizado. O peixe, por exemplo, estraga rápido se não houver o devido cuidado. Os legumes necessitam ficar em locais refrigerados.   

O vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Perpétuo Socorro, José Ribamar Farias, considera necessária a aplicação dos padrões de higiene em todas as feiras. “Afinal, é um local onde é feita a manipulação de alimentos. Há necessidade da prefeitura viabilizar curso de atendimento ao cliente e como manter o local higienizado. O peixe, por exemplo, estraga rápido se não houver o devido cuidado. Os legumes, por sua vez, necessitam ficar em locais refrigerados”, concluiu.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ações de habitação da Prefeitura de Macapá são elogiadas durante audiência pública na Assembléia Legislativa

ImagemO prefeito foi bastante elogiado quanto a forma como vem conduzindo a questão habitacional.  O senador Geovani Borges parabenizou o prefeito Roberto Góes pela sua dinâmica administração “Sabemos de suas dificuldades e admiro vossa excelência pela competência na busca de soluções do sistema habitacional

e demais setores da cidade de Macapá”.

O deputado Estadual Edinho Duarte (PP) também elogiou a gestão do prefeito e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Quando o Waldez era governador havia parceria e isso foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. Isso não dá para aceitar, a habitação é a pauta do dia, está na hora de deixar a vaidade de lado independentemente de partido A ou B”. Ele também criticou a ausência do governador Camilo Capiberibe no evento.

Edinho colocou-se a disposição do prefeito e demais autoridades para buscar recursos para habitação junto ao Ministério das Cidades, já que assumiu a presidência do partido e o ministro é do PP.

Roberto Góes agradeceu o convite e destacou que além do projeto habitacional do Mucajá, a Prefeitura de Macapá possui, hoje, mais dois projetos em andamento: um na Cuba de Asfalto, onde serão construídas mil casas e outro na Rodovia do Curiaú, denominado Bairro Forte com mais 600 casas. Ainda será lançado neste ano mais um projeto de emenda do Senador José Sarney destinada à construção de 300 unidades habitacionais, no Bairro São José ou no Renascer.

Investigação policial culmina com a apreensão de 16 kg de óxi em Santana

ImagemForam três meses de investigação até que agentes da Polícia Civil da 2ª DP de Santana conseguiram apreender 16 kg de óxi que estavam sendo transportados de

ntro de uma caixa de som, em uma embarcação oriunda da localidade de Vitória do Xingu, no Pará, e tinha como destino o Estado do Amapá, através da cidade de Santana. O bote certeiro aconteceu às 6h de ontem (17) durante a operação “pente fino” - desencadeada para cumprir mandados de busca e apreensão naquela região.

Os investigadores já sabiam que o barco atracaria no Porto Souza Mar, na Área Portuária daquele município. Com o apoio dos policiais da Equipe Captura e do 4° Batalhão da Polícia Militar (PM), a equipe da 2ª DP montou campana. No entanto, assim que perceberam a movimentação da polícia, dois homens que seriam os responsáveis pela droga, pularam no rio e fugiram a nado para não serem presos.

Segundo informações dos delegados Luíza Maia e Rogério Campos, as averiguações apontavam que a quantidade de entorpecente que entraria na cidade, era superior ao que foi apreendido. “Nós tínhamos a informação que seriam 26 kg de drogas que chegaria, mas infelizmente conseguimos apreender apenas os 16 kg. Isso significa que parte desse produto conseguiu chegar ao seu destino. Mas nós não vamos descansar e tentaremos de tudo para localizar essa droga e prender os traficantes”, alertou Luíza.

A apreensão do entorpecente retirou do mercado negro do crime aproximadamente R$ 600 mil. Segundo a polícia, a carga custaria ao fornecedor cerca de R$ 300 mil, mas esse valor seria dobrado assim que chegasse ao seu destino: a bocas de fumo.

Intrafegável: moradores do Parque dos Buritis sofrem com más condições de ruas

Imagem
A problemática de más condições de ruas e avenidas de Macapá é uma antiga questão. Mas para os moradores do bairro Parque dos Buritis, localizado na zona norte da capital passam por um verdadeiro tormento para se locomover. Com o est

ado das vias, problemas de diversas naturezas afligem os moradores.
A principal delas é a falta de transporte coletivo. Por conta das ruas intrafegáveis, estudantes e trabalhadores caminham até o bairro vizinho, Infraero II para pegar ônibus. “Caminho muito para poder ir ao meu trabalho, que fica no centro. Andar pelo nosso bairro é muito difícil, pois quase todas as ruas estão alagadas, com buracos ou cheias de mato. Quase nenhum carro tem acesso”, reclama a vendedora Alice Santana.

Há inclusive relatos de altos índices de violência registrados na região, especialmente roubos e assaltos no período noturno. “Nossas ruas estão em péssimas condições, carro de polícia e nem ambulância entram no bairro, dificultando nossa situação. Existem apenas duas ruas em condições para trafegar e uma delas é asfaltada, que é a principal do bairro”, afirmou o presidente da associação de moradores, Antonio Carlos Alcântara.

Além da violência, casos de dengue e malária ocorreram no início do ano. “Isso acontece por causa do excesso de lixo e matagal em nosso bairro. Somado a falta de unidade de saúde, o resultado é este tormento. Tentamos entrar em contato com a prefeitura e subprefeitura, através de ofícios, mas eles respondem que vão trabalhar no nosso bairro, ó não sabemos quando”, diz.

A assessoria de comunicação da Subprefeitura da Zona Norte informou a reportagem que devido ao período chuvoso, as obras atrasaram, mas estas serão iniciadas no fim deste mês, com a chegada do verão.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Assaltantes de fora do Estado atacam agência dos Correios em Santana

ImagemUma mistura de sorte e rapidez possibilitou à Polícia Militar (PM) fazer a prisão de dois integrantes de um grupo criminoso que atacou a agência do Correios, no município de Santana. Luiz Fernando Assis Roseno e Irailson Tavares Ferreira, ambos de 23 anos, foram presos antes mesmo de dividirem o dinheiro roubado.
O crime ocorreu na tarde de ontem (16). O intervalo entre a ação criminosa e a prisão durou menos de 30 minutos. Por volta de 14h20, a Central de Operações do 4° Batalhão recebeu uma denúncia anônima informando que às proximidades dos C

orreios havia um homem dentro de um carro Uno Mille, cor vermelha, parado, mas com o motor ligado – como se estivesse de prontidão para partir a qualquer momento. A equipe composta pelo cabo A. Baía e pelos soldados Joseline e Marcus Baía foi conferir a denúncia. “Na mosca”. Era de Irailson, que esperava a saida dos comparsas de dentro da agência.

O assalto acontecia naquele momento. No entanto, sem saber do crime em andamento, os militares continuaram a abordagem ao suspeito. Quando os policiais revistavam o carro, o celular de Irailson tocou. Do outro lado da linha, um dos comparsas avisava que a quadrilha já ia sair e perguntava se ele estava a postos. Numa espécie de código entre bandidos, Irailson disse aos militares que se tratava do dono do veículo e disparou ao telefone: “Traz o documento do carro, que eu fui abordado pela polícia”. A mensagem foi devidamente entendida.

Plano B
Enquanto Irailson disfarçava e ganhava tempo para a fuga dos comparsas, o restante do bando, já ciente da proximidade da polícia, tratou de improvisar um plano B – que consistiu em escapar no carro de um dos reféns, um Celta, de cor azul. Eles levaram dois malotes com dinheiro e objetos das vítimas.

Do lado de fora, enquanto os policiais aguardavam o tal proprietário do Uno Mille chegar ao local, a notícia sobre o roubo aos Correios soou pelo rádio transmissor da viatura alertando a todas as guarnições de plantão. Foi somente nesse momento que “caiu a ficha” sobre o verdadeiro motivo da presença de Irailson naquele local.

Revelações
Revelada a farsa do suspeito, os militares saíram em diligência e localizaram o Celta levado pelos assaltantes. O carro estava em uma Rua da Vila Amazônia. Mesmo sabendo que a “casa havia caído”, Irailson continuava a negar envolvimento com o roubo. Porém, ao ser levado para a delegacia – onde estavam as testemunhas do assalto – uma nova revelação. Por ironia do destino, uma das vítimas que foi feita refém na agência era o mesmo taxista que na noite anterior havia feito uma corrida para levar ele e um comparsa a uma residência na Rua Raimundo Ferreira, no bairro Novo Horizonte. Irailson foi prontamente reconhecido.

Buscas
Várias guarnições se deslocaram até o endereço indicado pelo taxista. Lá, os policiais encontraram os malotes com o dinheiro e parte dos objetos das vítimas. A poucos metros dali, Luiz Fernando já se preparava para fugir, quando foi identificado e preso. Os dois criminosos foram apontados por funcionários e clientes dos Correios.

Por se tratar de crime contra uma empresa da União, a dupla foi conduzida à Superintendência da Polícia Federal, em Macapá. Em um breve interrogatório os acusados disseram que apenas Irailson reside no Amapá. Luiz Fernando e uma terceira pessoa – citada por eles também como Fernando – chegaram ao Amapá há três dias. Eles são oriundos de Pernambuco e vieram estritamente para executar esse crime. Até as 22h de ontem, Irailson e Luiz Fernando permaneciam presos na sede da PF. A polícia não descarta a participação de uma quarta pessoa – que teria dado apoio logístico e fornecido informações privilegiadas.

Funarte recebe projetos de artes visuais

ImagemA Fundação Nacional de Artes (Funarte) seleciona projetos da área de artes visuais para a ocupação de seus espaços, no segundo semestre deste ano, em Brasília, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Quatro editais para a área foram publicados em 7 de junho, no Diário Oficial da União.

O processo seletivo está aberto, até 22 de julho, a pessoas físicas envolvidas com as artes visuais, de todo o Brasil. Os interessados devem enviar à Fundação projetos de exposições para ocupação das galerias de artes. A seleção dos projetos inscritos fica a cargo de comissões julgadoras, compostas por especialistas da área.

Prefeito recebe ministro dos Esportes e apresenta local onde será construída a Praça do PAC

ImagemO prefeito Roberto Góes teve o compromisso do

ministro dos Esportes, Orlando Silva, de que até 2012 o município de Macapá ganhará a “Praça do PAC”, uma obra do governo federal que será construída no bairro Infraero II.
 
O ministro veio participar do lançamento do programa Segundo Tempo, a convite do deputado federal Evandro Milhomem. O programa tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens,
como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida,
prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
  
Em Macapá, 2.400 crianças de escolas públicas do município são beneficiadas pelo programa. Em seu discurso, no Ginásio Avertino Ramos, Roberto Góes, destacou a importância do Segundo Tempo e convidou o ministro para conhecer o espaço destinado à construção da Praça do PAC.


O ministro Orlando Silva alterou a agenda e acompanhou o prefeito até a área, localizada na Rua Carlos Lins Cortez, no Bairro Infraero II. A visita também foi acompanhada pelo governador Camilo Capiberibe, pelos deputados Evandro Milhomem e Dalva Figueiredo e vice-prefeita Helena Guerra.


A obra terá 3 mil metros quadrados de área construída. São R$ 1 milhão e 900 mil de recursos do governo federal, oriundos do PAC 2. A chamada “Praça do PAC” terá dois prédios, contendo cinema com 60 lugares, biblioteca, quadra poliesportiva, academia, centro multiuso, pistas de corrida e skate.