Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Programação do Círio 2011 inicia neste domingo em Macapá

ImagemUma das maiores e mais tradicionais manifestações cristãs do Estado inicia as celebrações neste domingo (11). O Círio de Nazaré, que neste an

o chega a sua 77ª edição trás como tema “Minha alma engrandece o Senhor (Lc 1,47)”. A abertura da programação oficial do evento acontece com a missa do Envio e Bênçãos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

E partir desta segunda-feira (10), a imagem da santa inicia um percurso por vários órgãos e instituições do Amapá, que durará todo o mês de setembro.   O Círio é a festa religiosa católica mais tradicional do Amapá, que reúne cerca de 250 mil fiéis, anualmente. Conhecida como a "Rainha da Amazônia", Nossa Senhora de Nazaré é padroeira da região e reúne também centenas de pessoas em Belém (PA).
Segundo o coordenador geral do ato religioso, Padre Lourenço, o tema deste ano é uma mensagem direta para todo o povo cristão amapaense e especialmente, para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

O círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré acontece desde 1934 em Macapá,  é a maior manifestação religiosa Católica do Estado do Amapá. A festa da Rainha da Amazônia reúne cerca de milhares de devotos de todas as localidades dos municípios do Estado. A procissão está programada para acontecer na manhã do dia 9 de outubro, tradicionalmente no 2º domingo do mês. A forma de realização da procissão macapaense também é semelhante a que ocorrem em Belém, mesmo considerando-se algumas particularidades.

Tradição
Após circular pelos órgãos público, na véspera da procissão do Círio de Macapá, uma carreata seguindo a imagem da Santa pelos bairros de Jesus de Nazaré, Laguinho, Pacoval, São Lázaro, Novo Horizonte, Jardim Felicidade I e II e Brasil Novo. 

Em seguida, há missa e traslado da imagem da igreja Jesus de Nazaré para a de Nossa Senhora de Fátima, onde, no domingo, o dia mais esperado, outra missa dá início à festividade e precede a procissão, que arrasta pelas ruas de Macapá uma verdadeira corrente humana.

O Círio, a partir de então, é pontuado por terços da alvorada, missas, pregações, liturgia penitencial, que, juntos, integram o calendário litúrgico da festividade. Ao mesmo tempo, acontece o programa cultural, com direito a arraial na quadra da paróquia, com premiações, leilão e noite de animação. (Jéssica Alves/aGazeta
 
 
FONTE: www.amapadigital.net

0 comentários:

Postar um comentário