Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Via Enem, candidatos vão enfrentar concorrência quase três vezes maior do que através de vestibular

Medicina, curso mais concorrido da Universidade Federal do Amapá (Unifap), tem 121,33 candidatos por vaga na seleção via Enem, contra 54,67 via vestibular. Margem semelhante é apresentada por todos os demais 22 cursos da instituição, à exceção de Geografia (bacharelado), para o qual há 1,82 aspirantes por vaga via Exame Nacional do Ensino Médio, contra 1,22 através de vestibular.

Imagem

Recentemente, a Unifap divulgou a concorrência do vestibular 2012. A seleção oferece 1.040 vagas, sendo que a metade será preenchida somente pelo desempenho no Enem de 2010 ou 2011. Quem optou por concorrer com as notas do Exame vai enfrentar uma concorrência muito maior do que aqueles que irão fazer as provas da universidade. Na relação candidato por vaga, da instituição, o quadro geral aponta 17,81 vestibulandos pelo Enem, contra 7,98 via vestibular – envolvendo todos os cursos. 

Além de Medicina, constam no ranking dos cinco cursos mais concorridos da Unifap: Direito, Educação Física, Enfermagem e Engenharia Elétrica.
Processo seletivo
O Processo Seletivo 2012 da Unifap registrou 13.388 inscritos, dos quais 9.225 (mais da metade) vão utilizar as notas do Enem para concorrer às vagas. A primeira etapa do vestibular acontece no próximo dia 30 de outubro.
A seleção da universidade acontece em três etapas. As provas serão aplicadas em Macapá, Santana e Oiapoque, exceto na terceira etapa, que será realizada somente na capital.

A primeira etapa é um teste objetivo que será aplicado para todos os candidatos. A segunda, que acontece em 27 de novembro, é composta por uma prova analítico-discursiva e uma redação.

Os candidatos ao curso de Matemática classificados nas duas primeiras fases ou no Enem terão que fazer também uma terceira, no dia 06 de fevereiro. Na segunda etapa, estes candidatos farão somente a redação.

O comprovante de inscrição com os locais de prova das primeiras fases será disponibilizado a partir de 13 de outubro. Em 11 de novembro será divulgado o resultado da 1ª fase. Já o resultado final será publicado a partir de 12 de dezembro.

Um terço das escolas amapaenses foram reprovadas no exame de 2010

Das 76 escolas amapaenses – 67 públicas e 9 privadas – que participaram do Enem em 2010, 33,33% foram reprovadas – obtiveram notas abaixo da média nacional. Ou seja, se o que estivesse em jogo fosse a aprovação ou a reprovação, elas não “passariam de ano”.
Além de 18 instituições do Amapá que tiraram notas baixas no Enem, 22 sequer foram consideradas na contagem de pontos. Elas apresentaram menos de 2% de participação de alunos. 

Das 54 instituições com notas comparativas, portanto, 36 obtiveram notas acima da média. Dessas 8 (22,22%) são privadas. Nove escolas particulares participaram do Exame, uma não entrou na contagem dos pontos: a Escola Meta teve 6,9% de participação. 
As instituições privadas que atingiram notas ocuparam os primeiros lugares do ranking entre as escolas amapaenses. Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Santa BartolomeaCapitanio assume o primeiro lugar no Amapá. A escola da rede privada somou 616,19 pontos, 145,51 a menos do que o primeiro lugar geral, o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro, que obteve 761,7 pontos. 

Das escolas públicas do Estado, se destacou a Tiradentes, com 551,01 pontos e 51,3% de participação dos estudantes. No Enem de 2009, a instituição ocupava o terceiro lugar entre as públicas amapaenses. A Escola Estadual Professor Alexandre Vaz Tavares, que há dois anos esbanjou o primeiro lugar entre as escolas da rede pública do Amapá, neste ano caiu para a 9ª posição, com média de 538,5 pontos. (Denise Muniz/aGazeta)
 
FONTE: www.amapadigital.net

0 comentários:

Postar um comentário