Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Engenharia Ambiental é o curso mais procurado na Ueap

Um fator que contribuiu para o aumento da procura pelo curso é, de acordo com a instituição, a sua oferta pela primeira vez no turno da noite.
A Universidade Estadual do Amapá (Ueap) registrou para o processo seletivo de 2012 mais de 18 mil inscrições e a procura pelos cursos obteve um resultado inusitado ao que geralmente ocorre na instituição. Em vez de tradicionais cursos de Licenciatura como Letras e História estarem na lista dos mais procurados pelos vestibulandos, a surpresa no ranking foram o curso de Engenharia Ambiental.
Do total de 18.058 candidatos inscritos, 4.526 (o equivalente a 25%), optaram pelo curso que foi implantado há dois anos no Estado. Ainda assim, os cursos de licenciatura continuam se mantendo entre os preferidos dos candidatos à graduação, o que segundo a reitoria da Universidade, pode ser explicado pela maior oportunidade de emprego em instituições de ensino públicas e particulares. O curso de Pedagogia, por exemplo, o segundo mais concorrido com 1.955 inscritos, permanece entre os mais procurados nos processos seletivos da instituição.
No Vestibular de 2012 da UEAP, o segundo mais concorrido é acompanhado de perto pelo terceiro lugar, o curso de Licenciatura em Letras, com 1.925 candidatos. Tanto Pedagogia como Letras estão sendo ofertados para 2012 somente no período diurno.
No ranking dos mais concorridos sucedem-se os cursos: Tecnologia em Design (1.923), Engenharia Florestal (1.723), Engenharia Química (1.576), Licenciatura em Filosofia (1.210), Engenharia de Produção (1.048), Licenciatura em Ciências (951), Licenciatura em Química (611), Engenharia de Pesca (610).
O estudante Mateus Rabelo optou por cursar Engenharia Ambiental devido a oportunidades no mercado de trabalho. “Sempre vejo que os cursos de Licenciatura lideram a procura nos vestibulares e com isso, o mercado na Educação fica abarrotado. Pesquisei e vi que Engenharia Ambiental tem a ver com nossa realidade e faltam profissionais capacitados. É uma boa oportunidade para crescer no mercado”, avaliou.
De acordo com a reitoria da Universidade, além das questões ambientais e a crescente demanda social pela preservação e conservação dos recursos naturais, um fator que contribuiu para o aumento da procura pelo curso é a sua oferta pela primeira vez no turno da noite, o que possibilita o acesso por parte de quem trabalha durante o dia.
Segundo informações da Ueap, os egressos da Rede Pública de ensino continuam sendo a maior parte dos inscritos, 10.813, perfazendo 60% do total, porém, quando comparado com a média dos anos anteriores, de 80%, verifica-se que houve uma redução.
A prova da Primeira Fase que ocorrerá dia 02 de outubro, com as informações sobre o local e sala de realização da prova. A apresentação do cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da instituição desde o dia 19 é obrigatória pelo candidato no dia da prova.

0 comentários:

Postar um comentário