Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Unifap realiza seu I Congresso para estudantes e profissionais da comunicação

ImagemAcadêmicos da primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) promovem, no período de 28 a 30 deste mês, o I Congresso de Jornalismo. Voltado para estudantes e profissionais da comunicação, e a população em geral, o evento terá debates, palestras, mesas redondas e oficinas, com o objetivo de analisar o mercado jornalístico no Amapá.


“Queremos proliferar a discussão do conhecimento envolvido na comunicação e ao mesmo tempo proporcionar aos nossos alunos o contato com profissionais locais e também de fora, além dos colegas veteranos”, destacou a coordenadora do curso de Jornalismo, Roberta Sheibe.

A iniciativa veio de um desejo do colegiado de professores de comunicação da Unifap em levar um evento de proporção nacional para os estudantes amapaenses. Além disso, as palestras e outros atrativos do evento objetivam a interação de todos os participantes. “Nem todo mundo tem disponibilidade e condições financeiras para viajar e fazer congresso fora do Estado. Por isso, vamos trazer essa possibilidade para os macapaenses”, disse Roberta.

Para a acadêmica do 1° semestre, Luane Borges, o evento serve como incentivo para que ela continue no sonho de se tornar jornalista. “Essa é uma boa oportunidade de discutir com profissionais e veteranos na área. Muitos entram no curso ainda confusos, sem saber se realmente querem exercer a profissão de jornalista. O evento poderá ajudá-los nisso. E no geral, acredito que é a chance de poder aprofundar meus conhecimentos e futuramente contribuir no jornalismo amapaense”, disse.

O Congresso
O tema do evento será “Os rumos do Jornalismo”. Estão confirmadas as presenças do coordenador do Projeto Foca do jornal O Estado de São Paulo, Francisco Ornellas, que palestrará sobre o Jornalismo do Futuro e da pós-doutora em Comunicação, Joana Puntel, participará através de conferencia midiática. Além deles, estarão presentes o historiador Randolfe Rodrigues, a jornalista Alcinea Cavalcante, o jornalista Chico terra, a secretária de Estado de Comunicação, Jacinta Carvalho, o sociólogo e professor da Unifap Luciano Magnus, entre outros profissionais, que participarão da mesa-redonda A ética na Comunicação.

Oficinas
O participante do Congresso de Jornalismo da Unifap também poderá escolher uma oficina para enriquecer os seus conhecimentos. Fazem parte da grade de oficinas os seguintes temas: reportagem para rádio, com o jornalista Clay Sam; reportagem para TV com o jornalista da Amazon Sat David Diogo, Mídias Sociais, com a jornalista e blogueira Hellen Cortezolli e Assessoria de Imprensa com a profissional Graziela Miranda. As oficinas acontecerão dias 27 e 30 de maio, das 14h às 18h na Unifap.

Curso de Vídeos
O primeiro Congresso de Jornalismo da Unifap promove paralelo às palestras o 1º Concurso de vídeos de 01 a 05 minutos. Poderão submeter produtos audiovisuais as pessoas inscritas no congresso. Os vídeos podem ser de ficção ou documentários. Os mesmos devem ser enviados para o e-mail jornalismounifap@gmail.com. Os vídeos participantes serão apresentados no sábado, às 15h, no anfiteatro da Unifap. Haverá premiação para o melhor audiovisual.

“Esse concurso vem como um incentivo para a produção no audiovisual, especialmente aos nossos calouros, que não ainda não tiveram essa prática. nossa ideia é receber vídeos informais, caseiros, levando em conta a criatividade, e não a técnica em si”, concluiu a coordenadora.

0 comentários:

Postar um comentário