Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Segurança nos bancos: projeto parlamentar exige mais proteção aos usuários de caixas eletrônicos

ImagemA iniciativa solicita ao governo estadual a instalação de divisórias para usuários dos caixas internos e externos das instituições financeiras no Estado.
Os frequentes assaltos em Macapá fizeram com que o deputado estadual Bruno Mineiro (PTdoB) elaborasse um projeto de Lei inovador para o Estado. A iniciativa solicita ao governo estadual a instalação de divisórias para usuários dos caixas internos e externos das instituições financeiras no Estado. Elas deverão ter no mínimo dois metros de altura e serão instaladas entre a fila de espera e os caixas internos e externos.
Segundo o projeto, os agentes de segurança deverão estar posicionados de maneira que observem o espaço entre a fila de espera e a bateria de caixas. As instituições financeiras têm um prazo 90 dias a contar da data de publicação desta Lei para se adequarem as mudanças, sob pena de multa diária de R$ 3 mil. “Já é notório e visível aos olhos de todos o fato da segurança das pessoas que fazem suas transações financeiras no Estado do Amapá esteja sendo colocada em risco pelo delito conhecido por ‘saidinha de banco”, justifica o deputado.
Bruno frisa ainda que no Amapá e, principalmente, em Macapá, quem utiliza as instituições bancárias sabe que após a realização de movimentação financeira, na saída das agências ou postos de atendimento, possivelmente entre as pessoas que aguardam atendimento há quem esteja observando o movimento dos clientes e repasse informações a assaltantes, gerando uma total sensação de insegurança.
O projeto prevê que por meio da criação de mecanismos como divisórias em frente aos caixas externos e internos, impossibilitem a visualização das pessoas que realizam operações nos caixas de auto-atendimento e também daquelas que aguardam para serem atendidas nos caixas internos e externos das instituições financeiras.  Isso vai diminuir a facilidade de visão do suposto assaltante e aumentar a segurança de quem estiver fazendo pagamentos ou saques.  Cerca de 200 cidades já implantaram este tipo de sistema de segurança e as ocorrências deste tipo de crime caíram consideravelmente.
O projeto deverá entrar em pauta na Assembleia Legislativa nos próximos dias. Caso aprovado, será encaminhado ao governador Camilo Capiberibe para que o mesmo sancione.

0 comentários:

Postar um comentário