Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cresce o número de domicílios com acesso a internet no Amapá

O povo brasileiro está cada vez mais conectado a internet, de acordo com dados recolhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) no decorrer dos últimos oito anos. A pesquisa garante que o número de residências no Brasil que possuem computadores com acesso à rede mundial saltou de 11,4% em 2003 para 27,3% em 2009.
Apesar de ainda sofrer com links de acesso precários, o Amapá também apresenta crescimento significativo no setor, mesmo que possua média inferior à nacional. Entre os anos de 2003 a 2009, o Estado elevou de 4,2% para 12,7% o número de domicílios com acesso a internet, aumentando em mais de 200% o acesso residencial.
“Atribuímos o aumento a uma série de fatores, mas acredito que a internet tenha se tornado parte da vida das pessoas. Existe uma série de serviços oferecidos pela rede mundial hoje em dia, como compra e venda, divulgação de notícias e, é claro, as redes sociais. Ninguém quer ficar de fora dessas novidades, e a procura só tem aumentado” garante o responsável pela venda de planos corporativos de internet em uma empresa especializada de Macapá, Hamilton Lima.
“Meus pais instalaram internet em casa desde o ano passado, e sou eu quem mais utiliza o computador. Converso com meus amigos, faço pesquisa para trabalhos da escola e baixo vídeos e músicas diariamente. Passo até mais tempo em casa agora, para ficar mais tempo conectado” admite o estudante de ensino médio, Eric Azevedo.
No entanto, o acesso em todo o Estado continua restrito, e algumas empresas que trabalham com serviços de conexão afirmam controlar suas vendas para não prejudicar clientes. “Atualmente estamos tentando reter a venda de modems exatamente devido à procura abusiva. Infelizmente Macapá ainda possui uma internet muito limitada e, se continuássemos a oferecer grande quantidade de modems no mercado, congestionaríamos completamente nossa rede, impossibilitando acesso de qualidade” explica o gerente regional de uma operadora de telefonia celular sediada em Macapá, Glauter Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário