Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sábado, 28 de maio de 2011

Marabaixo continua neste final de semana no Laguinho

ImagemO Ciclo  do Marabaixo continua neste fim de semana no Laguinho seguindo o costume secular de retirar o mastro na mata do Curiaú e dançar

o marabaixo nas rodadas. A tradição é seguida pela família do Mestre Julião Ramos cujos descendentes se encarregam de organizar os festejos em homenagem à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. Amanhã, 28, os moradores membros de famílias tradicionais seguem até as matas do Quilombo do Curiaú  e no dia seguinte dançam marabaixo e recebem convidados na casa da Tia Biló, a partir das 10:00.

Os festejos do Ciclo do Marabaixo iniciaram no Domingo de Páscoa com o Marabaixo da Ressurreição e encerram no dia 26 de junho, no Domingo do Senhor. Neste período os participantes seguem a tradição deixada pelos descendentes de escravos. As mulheres vestem suas saias coloridas, camisa branca e colocam flor no cabelo, enquanto os homens vestem camisa florida e calça de preferência branca, nos pés sandálias e sapatos pra agüentar a festa até o final. O som é marcado pela percussão de caixas feitas de tronco de árvores com couro de animais e os tocadores usam pedaços de madeira para dar o ritmo.

A festa -Homens e mulheres de todas as idades participam da festa, como organizador, tocador, dançarino ou platéia. No Laguinho o grupo Raimundo Ladislau reúne os brincantes, devotos, curiosos e pesquisadores na casa da Tia Biló, filha do Mestre Julião Ramos. Eles formam um conjunto de mais de 100 pessoas de todas as idades que animam o bairro e eternizam a  tradição que é símbolo da resistência negra e resgate da memória dos primeiros moradores de Macapá. Qualquer pessoa pode entrar na roda, o caldo é servido para dar energia e a  gengibirra é distribuída controladamente.

O início - A família do Mestre Julião foi uma das primeiras que aceitou a proposta do primeiro governador do Amapá, Janary Nunes e saiu das imediações da Igreja São José e veio para o Laguinho fazer sua morada. Com eles vieram todos os costumes que tornaram o marabaixo uma referência amapaense e oficializou o Ciclo: fazer gengibirra com cachaça, água, cravinho e gengibre, soltar fogos, preparar o caldo que é servido durante a festa, rezar em agradecimento aos santos nas missas e novenas, dançar nos bailes e se enfeitar sem vergonha de usar as vestimentas.

Danniela Ramos, bisneta de Mestre Julião, preside o grupo que reúne não somente parentes e afro-descendentes, mas mistura raça, idade e gênero. Ela conta que a principal conquista é conseguir o respeito de autoridades e a compressão não somente de amapaenses, mas dos brasileiros. “Pulamos muitos obstáculos, mas hoje a Igreja São Benedito nos recebe e aos nossos santos enfeitados com fitas, e as autoridades valorizam nossas festas, assim como a maioria dos laguinenses. Claro que não somos unanimidade, por ignorância cultural há quem ache que é baderna e imoral mantermos nossa tradição e no bairro negro da cidade, berço da cultura amapaense, mas cremos que um dia esse pequeno grupo vai deixar o preconceito de lado e respeitar nossa tradição”, diz Danniela.  

Amanhã, às 09:00 os participantes saem da casa da Tia Biló para o Curiaú onde cantando e dançando tiram os mastros e retornam para o Laguinho onde deixam o mastro na casa da dona Raimunda. No domingo, a partir das 10:00 a Tia Biló abre as portas de sua casa para receber os convidados que seguem para buscar o mastro com a dona Raimunda e retornam. Durante o dia inteiro são preparados o caldo e a gengibirra e às 17:00 começa a rodada de marabaixo até meia-noite.  A casa da Tia Biló é na rua Eliezer Levy entre Mãe Luzia e Nações Unidas.

0 comentários:

Postar um comentário