Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Efeito da enchente: estudantes de Laranjal do Jari terminarão ano letivo em 2012

ImagemEm meio a terceira pior enchente registrada ao longo de sua história, a população do município de Laranjal do Jari vive um momento de dúvidas e apreensões em relação à calamidade em que a cidade se encontra. Com centenas de desabrigados, muitas escolas - que não foram atingidas pelas cheias – interromperam suas atividades para acolher as famílias necessitadas.
Por conta disso, o ano letivo de milhares de estudantes ficará prejudicado. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seed), um calendário foi elaborado para que as aulas prossigam normalmente. A medida foi tomada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação daquele município, que também possui escolas prejudicadas.


Mas, a previsão é que somente em janeiro de 2012 o ano letivo se conclua. “Esse calendário compensará os dias em que as aulas foram perdidas, o que equivale até o momento, um mês. O período de férias escolares dos alunos no mês de julho será mantido. Após isso, eles retornarão as atividades em agosto e somente em janeiro encerram as aulas”, destacou a coordenadora de Educação Básica e Profissional, Eunice de Paulo.


Ela explica que a decisão não é definitiva. Todo o processo depende das previsões climáticas e o período de extensão de aulas no ano que vem pode ser reduzido ou estendido. Ou seja, se durar dois meses, os alunos estudarão até fevereiro, e assim sucessivamente.


“Mantemos contato direto com o setor de Metereologia do Iepa (Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá) para fazer o balanço de nosso calendário. Não há como ter uma resposta exata. São fatores da natureza que estão prejudicando, infelizmente, o ano letivo dos estudantes”, avaliou Eunice.


No entanto, a coordenadora garante que todo o ano letivo – 200 dias – será cumprido nas escolas. No município, oito escolas estão funcionando normalmente. Funcionam em localidades mais distantes das enchentes. “Todo o cronograma estipulado no calendário da Seed será realizado”, concluiu. 

0 comentários:

Postar um comentário