Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

segunda-feira, 16 de maio de 2011

População de Tartarugalzinho define prioridades para o PPA

Imagem
Há 276 km de Macapá, agricultores, lideranças comunitárias e moradores foram até a Igreja Evangélica, onde aconteceu o quarto encontro do Plano Plurianual Participativo (PPA). Desta vez a Caravana Itinerante do governo do Estado foi ao município de Tartarugalzinho conversar com os aproximadamente 500 moradores que participaram da Escuta Popular, que é a primeira etapa do PPA. 

A Caravana, formada por secretários, técnicos e representantes do Estado é coordenada pelo governador Camilo Capiberibe, que encerrou a primeira Regional do PPA, a região dos Lagos, formada pelos municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e agora Tartarugalzinho. 

Acompanharam o encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza, os deputados Jaci Amanajás e Kaká, o prefeito Rildo Oliveira e vereadores de Tartarugalzinho. Através do PPA, o governo estadual está se aproximando da população, ouvindo suas reivindicações e escutando seus problemas. 

Nesta primeira etapa, de Escuta Popular, o microfone é aberto para que todos possam se manifestar, ao mesmo tempo em que os membros do Estado, que atuam nos eixos principais do Poder Executivo, escutam e avaliam cada uma das reivindicações. 

O governador Camilo preside a mesa e, assim como os secretários, sempre que pode responde quais providências estão sendo tomadas. A maioria dos problemas ditos entra na pauta de prioridades, que é o objetivo desta primeira fase, eleger os problemas emergentes da população e que merecem entrar na relação prioritária do PPA. 

Todas as necessidades emergentes apontadas pela população de todo o Amapá, que foi divido em seis Regionais, após esta primeira fase serão discutidas nas Conferências, que iniciam em julho de lá saem para a Assembléia Final. Após passar por todas as etapas, o resultado é discutido dentro do Planejamento Estratégico do governo e encaminhado para a Assembléia Legislativa, onde será votado, aprovado ou poderá passar por alterações. 

Todas as prioridades que chegarem até a última fase, entrará no Orçamento Estadual e será executado entre 2012 e 2015. Em Tartarugalzinho, os problemas não diferem dos três municípios já visitados. Saúde, educação, segurança e saneamento básico foram as pautas principais dos moradores e lideranças que usaram a tribuna. 

Uma particularidade na cidade foi a participação de representantes de agricultores dos oito assentamentos. Os agricultores pediram especialmente atenção com os problemas enfrentados pelos trabalhadores que têm dificuldade em produzir com métodos antiquados e escoar a produção para as feiras de Macapá. 

O governador Camilo Capiberibe aproveitou para lembrar que, no final de março, disponibilizou, através de convênio, R$ 240 mil para que os agricultores de Tartarugalzinho tenham a garantia de trazer seus produtos em caminhões e eles próprios venham de ônibus. 

Ele também disse que entre suas metas como governador está a definição de um modelo agrícola de produção, melhorar os ramais de acesso às comunidades e garantir a mecanização da produção e assistência técnica. 

\"Iremos assinar outros convênios com o prefeito Rildo Oliveira. O programa Luz Para Todos chegará a todas as casas e a BR será concluída, sendo que o trecho que corta Tartarugalzinho será restaurado\", disse Camilo. 

Com a finalização da Escuta Popular na Região dos Lagos, na segunda-feira, 
16, começa o processo na Regional Centro Oeste, sendo que o primeiro município será Ferreira Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário