Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pais e professores da APAE realizam mobilização contra proposta do MEC

ImagemNa manhã de ontem (19), pais, professores e funcionários da Associação de Pais e Amigos Excepcionais no Amapá (APAE) realizaram uma reunião para discutir a proposta do Ministério da Educação (MEC) de transformar as instituições que trabalham com deficientes físicos e psicológicos de todo o Brasil em Centros de Atendimento. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes.
De acordo com a diretora-presidente, Nazaré Sucupira, a Apae é contra a proposta, porque segundo ela, no caso de aprovação, os alunos passarão a freqüentar a rede pública de ensino. Sucupira alega que esses colégios não possuem estrutura física e pessoal para comportar os portadores de necessidades especiais.


“Nós não somos contra a inclusão social, mas temos consciência de que em todo o país, especialmente no Amapá, ela ainda está passando por um processo de transformação. Há muito que fazer para que as escolas estejam preparadas para receber os estudantes portadores de necessidades especiais. No nosso caso, somos regulares, pois adotamos uma política pedagógica e nossos professores são preparados para atender a demanda”, ressalta.


De acordo com a proposta, as APAEs em todo o país serão ligadas diretamente ao governo federal. No Amapá, os professores da APAE são ligados a Secretaria de Estado de Educação (Seed). Caso a entidade seja vinculada ao poder público, eles serão devolvidos para o órgão.


“Ou seja, será uma perda para nossos alunos, pois na escola regular eles sofrerão a exclusão por serem deficientes. No Brasil, as escolas ainda não estão preparadas para receber nossos alunos”, destacou.


Para Maria da Luz Brito, mãe do estudante Rodrigo, 5, que possui hidrocefalia – acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana – não há necessidade dessa proposta vigorar, pois a entidade oferece suporte educativo necessário para os alunos. “Há quase um ano meu filho estuda aqui e desde esse período, apresentou melhoras. Além disso, ele é feliz aqui, pois a equipe é capacitada para que ele tenha uma qualidade de vida melhor”, disse.


Apesar da ausência dos deputados federais, convidados para evento, a diretora garante que entrará em contato para a execução de uma emenda parlamentar que será encaminhada ao Congresso Nacional. “Estamos unidos para que a lei não seja aprovada. Nossos alunos não podem forçadamente estarem inseridos em um ambiente que não é adequado para eles”, ponderou Sucupira.

0 comentários:

Postar um comentário