O custo do transporte público sofreu aumento abusivo em Ma
capá, tornando-se um dos mais elevados do país. A situação na capital está tão descontrolada nesse setor que a passagem chegou a ultrapassar o valor cobrado no trecho Macapá/Santana (R$ 2,10), ou seja, ir para o interior está mais barato do que rodar de um bairro para outro na capital. A esperança de melhora está sendo concentrada no procedimento licitatório da prefeitura prevista para o dia 5 de outubro.
capá, tornando-se um dos mais elevados do país. A situação na capital está tão descontrolada nesse setor que a passagem chegou a ultrapassar o valor cobrado no trecho Macapá/Santana (R$ 2,10), ou seja, ir para o interior está mais barato do que rodar de um bairro para outro na capital. A esperança de melhora está sendo concentrada no procedimento licitatório da prefeitura prevista para o dia 5 de outubro.
O prefeito Roberto Góes está trabalhando essa questão junto à Justiça. “Eu devo ter uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça para discutir este e outros assuntos semelhantes. Além disso, lançamos o edital de novas empresas de ônibus, cuja licitação deve acontecer no dia 5 de outubro. Na próxima semana vamos entregar mais 20 ônibus à população. Temos caminhado bastante e pretendemos avançar mais”, frisou.
Outra situação conflitante em Macapá é o fato da tarifa ter preço único, ou seja, quem mora no bairro onde está localizado o terminal mais próximo do centro paga o mesmo valor daquele que reside no bairro mais distante. Em São Luís do Maranhão, a tarifa predominante é de R$ 2,10 (inclui trajetos superiores a 30 km e terminais). Dependendo do trajeto, esse valor pode chegar a R$ 1,30.
Em Fortaleza, a passagem de ônibus que em 2004 custava R$ 1,60, em maio de 2009 foi para R$ 1,80, teve o valor reajustado em fevereiro deste ano para o valor de R$ 2,00. Vale ressaltar que é a única capital do país onde a meia passagem é ilimitada para alunos da rede pública e particular. O estudante pode pagar apenas a metade do valor quantas vezes quiser, em qualquer horário e dia da semana, e sem obrigatoriedade de fardamento escolar.
Em Natal, a tarifa foi reajustada em janeiro deste ano para R$ 2,20. O aumento foi de 10%, condicionado a duas exigências feitas às concessionárias de transporte coletivo: instalação de GPS em toda a frota de ônibus - assim, percurso, horário e freqüência das linhas poderão ser monitorados - e a inclusão de mais 24 ônibus para atender os usuários. (Jorge Cézar/aGazeta)
FONTE: www.amapadigital.net
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