Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pecuária: criadores inadimplentes terão o nome inscrito no SPC e Serasa

O alto índice de inadimplência dos criadores de bovinos e bubalinos em relação ao pagamento das vacinas utilizadas nas campanhas de 2009 e 2010 levou a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) no Amapá a decidir pela inscrição desses produtores rurais no Serasa (empresa privada que indica dívidas vencidas e não pagas) e SPC (banco de dados que proporciona o Serviço de Proteção ao Crédito Estadual, permitindo que as empresas associadas possam ter acesso, por meio de uma única consulta).

A informação foi dada pelo chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA), Renato da Rocha Portal. Ele explicou que as vacinas utilizadas nas duas campanhas anteriores foram adquiridas com recursos federais. “Portanto, esse valor tem que ser ressarcido. A cobrança é feita à Associação dos Criadores no Amapá, que por sua vez se sente de mãos atadas com relação a essa situação”, lamentou.

A superintendência não informou o número de devedores e nem a quantia do valor a receber. O processo de vacinação que ocorrerá neste segundo semestre será diferente dos anos anteriores. O criador é quem vai adquirir a vacina no comércio. Nos anos de 2009 e 2010, o Governo do Estado não quis assumir a responsabilidade de comercializá-las devido o alto índice de inadimplência.
Nas etapas do Programa Agulha Oficial, realizadas nos últimos dois anos em todo o país, uma série de procedimentos foram adotados logo no início: cadastramento e recadastramento de criadores e de propriedades, registro de quantitativo de animais em cada propriedade, georreferenciamento de área com uso de GPS e a coleta de matérias para realização de exame de sorologia em animais com idade entre 6 e 12 meses para detectar se há circulação do vírus na região. 

A SFA possui a lista dos criadores que não honraram o compromisso, mas ainda será dada mais uma chance para quitarem a dívida. “Nessa próxima vacinação vamos bater na porta dos inadimplentes e convidá-los a fazer o ressarcimento desse recurso à União. Caso não atenda ao chamado, terão os nomes e CPF encaminhados ao Cerasa, Cadim e SPC. “Com certeza será o procedimento do governo federal”, avisou Renato Portal. (Jorge Cesar/aGazeta)
 
FONTE: www.amapadigital.net

0 comentários:

Postar um comentário