Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sábado, 3 de setembro de 2011

Festival: Esther Virgolino: uma escola que revela talentos na música

ImagemRealizado na última quinta-feira (1), o Festival de Música atraiu diversos jovens e professores no Teatro das Bacabeiras, em uma maratona de cunho cultural e artístico
Os jovens irmãos Jéssica e Maicon Ribeiro desde crianças sempre foram apaixonados por música, herança de uma família que sempre trabalhou com esta arte. Entretanto, só conseguiram desenrolar de fato a aptidão quando se matricularam na Escola Estadual Esther Virgolino e entraram em contato com o Festival de Música Amapaense do Esther (Feame). 
A competição reúne há três anos estudantes e funcionários da instituição para uma maratona de cunho cultural e artístico, visando despertar o dom da música aos alunos que tem interesse no ramo. E na quinta-feira (1), a escola realizou mais uma edição do evento, no Teatro das Bacabeiras.


“Há muito tempo sempre estudei música e atualmente me dedico ao canto e a composição. Desde que entrei para a escola Esther Virgolino, percebi o diferencial com as demais instituições, pois aqui a valorização para a música é maior e nós, estudantes, sempre somos estimulados pela diretoria a produzir e divulgar o nosso trabalho”, disse Jéssica.
O FEAME é um projeto dedicado à área de linguagens e música, onde professores de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, e línguas inglesa e espanhola trabalham em conjunto com os alunos, primeiramente um tema. Neste ano, a temática foi livre, ficando a critério de cada participante pesquisar um assunto abordado. 
Durante o evento a diretora da escola, Mary Sucupira, agradeceu a todos os que se empenharam para que o Festival acontecesse, mas principalmente aos professores, que estavam trabalhando desde o início do ano o tema com os alunos por meio da poesia.
"O resultado deste trabalho pôde ser visto nas apresentações, e ao mesmo tempo integrar alunos e professores, promovendo ensino de maior amplitude e ainda evitar a evasão escolar, além de ser uma oportunidade de descobrir novos talentos", ressaltou a diretora.
Neste ano, a direção da escola resolveu não estipular premiação aos participantes, pois segundo a diretora, todos que se dedicaram em produzir os trabalhos já são vencedores. “Organizamos uma participação coletiva, com uma cópia do DVD do dia de apresentações, que serão distribuídos aos vencedores”, frisou. 
A escola, localizada em área de periferia na Zona Norte de Macapá, tem 1.400 alunos de todas as faixas etárias no ensino médio nos três períodos. Possui diversas iniciativas desta natureza. Além do FEAME, a direção da escola implantou os projetos Eureka, que desenvolve raciocínio na área científica; o ETEC, que desenvolve ações voltadas para formação tecnológica; o Árvore da Vida, que traz para a escola idosos da vizinhança para participar de oficinas e palestras e mais três projetos nas áreas de saúde e sexualidade, conservação ambiental e esportes.
Ocorreu também a apresentação da banda marcial da Escola Esther Virgolino, onde a mesma é composta por alunos e ex-alunos da instituição. "Os alunos, ao entrarem na escola, a primeira coisa pela qual eles procuram é participar da banda", relatou Mary Sucupira.
Na ocasião, foi anunciado o Festival Amapaense de Música Estudantil, onde as escolas irão concorrer entre si, cada instituição de ensino fará sua seletiva. Uma das categorias contempladas na competição será a disputa entre bandas de fanfarra. (Jéssica Alves/aGazeta) FONTE: www.amapadigital.net

0 comentários:

Postar um comentário