Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sábado, 21 de fevereiro de 2015

UBS’s de Macapá oferecem teste rápido de gravidez

 
As mulheres que necessitarem realizar exame de gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) agora poderão fazer o teste diretamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A Prefeitura de Macapá passou a disponibilizar testes rápidos de gravidez que podem ser feitos dentro ou fora da unidade de saúde respeitando o direito de autonomia e sigilo garantido à paciente.
Os exames serão garantidos às mulheres com atraso da menstruação de pelo menos 15 dias. “O teste é indicado para mulheres em idade fértil que relatem exposição à relação sexual desprotegida. O teste é disponibilizado e a paciente pode escolher realizá-lo na unidade ou em casa. Em qualquer das opções o acolhimento é feito pelo profissional de saúde no sentido de garantir informação qualificada e fortalecer o vínculo com a usuária”, explica a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Eline Souza.
O teste permite o diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada garantindo o acolhimento, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade do pré-natal. Também estão incluídas outras ações ofertadas pela Semsa, como a qualificação do profissional de saúde que atua na Atenção Básica e a oferta do teste rápido de Sífilis e HIV.

0 comentários:

Postar um comentário