A Escola Estadual Rivanda de Nazaré, localizada no bairro Novo
Horizonte, Zona Norte de Macapá, está sem previsão para iniciar o
calendário escolar referente ao ano de 2015. Apesar de a Secretaria de
Estado de Educação (Seed) ter marcado o retorno na rede estadual para o
dia 2 de março, a direção afirma que fatores como falta de recurso,
merenda e manutenção escolar poderão acarretar em atraso nas atividades.
Na tarde desta terça-feira (24), uma reunião está sendo realizada entre
a Seed e diretores de escolas estaduais para solucionar problemas
semelhantes a esses.
Segundo o professor Ezequias Leão, que faz parte do conselho escolar da
Rivanda de Nazaré, desde o início do ano, o colégio não recebeu o
recurso para a compra de materiais para merenda, limpeza e reparação de
aparelhos que apresentaram defeitos, como centrais de ar-condicionado e
bebedouros.
“Nossa escola ainda não está em condições para iniciar as aulas, pois
estamos com problemas financeiros e estruturais. Não recebemos desde o
ano passado e trabalhamos no limite para a compra de alimentos e
material de manutenção. Por isso, não sabemos quando podemos começar o
ano letivo e essa é nossa grande preocupação”, explica o professor.
Na escola Jesus de Nazaré, localizada no bairro homônimo na Zona
Central da cidade, parte do prédio está com a estrutura fragilizada
devido a fortes ventanias que atingiram o local em 2014. A estrutura foi
interditada pela Defesa Civil do Amapá. Segundo a Secretaria de
Educação, as turmas foram remanejadas para a Escola Estadual Deusolina
Sales Farias, no bairro Pacoval, na Zona Norte. Ainda não há previsão do
início das aulas na instituição.
De acordo com a Seed, o problema da falta de merenda e manutenção
atinge outras escolas em Macapá e Santana. Em janeiro, a secretaria
informou que iniciou um cronograma de reparos nos colégios, em parceria
com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
De acordo com o professor Marco Aurelio, coordenador de Políticas
Educacionais da Seed, a reunião definirá os recursos que serão
destinados para as escolas que apresentam problemas para o início do ano
letivo. Ele completa que as ações deverão ocorrer até o dia 2 de março,
para garantir o retorno das aulas.
“Vamos formatar esse início das aulas. A questão da merenda será o
assunto principal. Se atrasar em algumas escolas, é por essa situação.
Por isso é necessário verificar o orçamento, pois ocorreu bloqueio nas
contas do caixas escolares. Essa situação será verificada com o
Ministério do Trabalho. Outra saída será utilizar um caixa escolar que
não tem bloqueio para distribuir o dinheiro para escolas comprarem
material de merenda”, completa.
Vagas
O professor completa que ainda há mais de 900 vagas na rede estadual para a educação básica e fundamental. Já para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo ele, todas as escolas disponibilizam quase cem vagas, especialmente para o primeiro ano, cuja demanda é maior.
O professor completa que ainda há mais de 900 vagas na rede estadual para a educação básica e fundamental. Já para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo ele, todas as escolas disponibilizam quase cem vagas, especialmente para o primeiro ano, cuja demanda é maior.
Rede Municipal
Ao menos 35 mil alunos, na maioria crianças, voltaram às aulas na segunda-feira (23) na rede municipal de ensino em Macapá. Das 80 escolas da rede na capital e no interior, em apenas cinco instituições o início do ano letivo foi adiado por questões de reforma, calendário letivo e readequação. As escolas do município atendem alunos da 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental e da EJA.
Ao menos 35 mil alunos, na maioria crianças, voltaram às aulas na segunda-feira (23) na rede municipal de ensino em Macapá. Das 80 escolas da rede na capital e no interior, em apenas cinco instituições o início do ano letivo foi adiado por questões de reforma, calendário letivo e readequação. As escolas do município atendem alunos da 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental e da EJA.
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