skip to main |
skip to sidebar
Círio de Nazaré: expectativa é de 200 mil fiéis para seguir tradicional percurso da romaria em 2011
Em Macapá, a Igreja Católica se prepara para comemorar
a 77ª edição do Círio de Nazaré, evento tradicional no Estado – apesar de a capital ter como padroeiro São José - desde 1934, quando ocorreu a primeira procissão em homenagem à santa. Com a intenção de refletir sobre a campanha da fraternidade 2011, o tema que ecoa é “Fraternidade e a vida no planeta” seguido do lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8.22).
De acordo com o coordenador da procissão do Círio, Jorge Figueredo, a tradição é uma herança do período em que o Amapá pertenceu ao estado do Pará, como Território Federal. A festa é realizada sempre no segundo domingo de outubro, com uma missa em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima e saída da romaria até a Igreja de São José.
“A Diocese de Macapá se manifesta e incentiva a desenvolver ações solidárias como caminho para a reparação dos males que são cometidos contra o meio ambiente, em prol da preservação da natureza e fortalecer a consciência de que toda a criação faz parte da obra criadora e redentora de Deus”, explicou o coordenador.
A peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré deu início no dia 12 de setembro no Palácio do Governo, e algumas escolas públicas, organizações privadas e órgãos públicos, acolhem o símbolo que para os cristãos católicos representam a devoção e a fé em Deus, através de Maria.
Após as peregrinações nas instituições, seguiu-se o círio rodoviário, da TV Amapá em direção a Paróquia de Sant’ana e Nossa Senhora de Fátima, no Município de Santana, via distrito de fazendinha com a celebração eucarística na chegada as 19 horas. E neste sábado, a partir das 9h, acontecerá o Círio Fluvial, que trará a imagem de Nazaré até Macapá.
E neste domingo (9), a partir das 7h30 acontece missa Solene em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima. Para a romaria do Círio, os fiéis percorrerão o mesmo caminho do ano passado: seguem pela; Av. Cora de Carvalho, Rua Hildemar Maia, Av. Mendonça Furtado, Rua Hamilton Silva, Av. Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes e Av. Mario Cruz. Chegada na Igreja Matriz São José com a benção final do bispo diocesano Dom Pedro.
A Diocese de Macapá possui a expectativa de receber este ano cerca de 200 mil pessoas, bem acima da media registrada em 2010, com 120 mil pessoas. “A cada ano percebemos que o Círio recebe um público maior e por conta disso, estamos preparando uma boa estrutura, além de segurança para os fiéis que vierem prestigiar o percurso”, avaliou Jorge.
Na programação social do círio musical, acontecerão várias apresentações musicais com bandas católicas locais e exposições, logo após os novenários, ao lado da Catedral. A atração principal acontecerá no dia 14 de outubro, com o show do cantor nacional, padre Reginaldo Manzotti na Fortaleza de São José de Macapá a partir das 20h30. (Jéssica Alves/aGazeta)
FONTE: www.amapadigital.net
0 comentários:
Postar um comentário