Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Agricultores protestam situação das estradas na região do Pacuí

Não aguentando o sofrimento vivenciado nas viagens realizadas nos dias da Feira do Agricultor, os produtores decidiram se manifestar interditando a estrada.
Está sendo esperada para hoje uma manifestação dos agricultores da região do Pacuí devido ao péssimo estado de parte da rodovia AP 70 e dos ramais que dão acesso às localidades. A insatisfação é justificada pelos prejuízos causados nos veículos que transportam os agricultores e a produção. O movimento está previsto acontecer nas proximidades da ponte do rio Pedreira.
A rodovia AP 70 vai até o município de Cutias, estando asfaltada apenas até a localidade da Pedreira. As vicinais também passam por situação difícil, pois estão em péssimo estado de conservação. Os veículos são obrigados a sair da estrada para prosseguir viagem pelos ramais construídos pela empresa de pinho naquela região. No período de chuva, a situação piora porque esses ramais ficam alagados, visto estarem localizadas em terreno baixo.
A região do Pacuí é composta por 44 comunidades agrícolas atendidas no escoamento da produção pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O protesto será feito com a participação dos agricultores de Tracajatuba I, II e III, Santa Luzia, São Joaquim do Pacuí, Vai Quem Quer, Caraubal, Inajá I e II, São Raimundo, Barreiro, Campina de São Benedito e Anananjal. Os manifestantes farão uma grande vala na estrada e colocarão diversos obstáculos para impedir o tráfego.
A SDR dispõe seis caminhões semanais em forma de rodízio para viabilizar o escoamento da produção. As comunidades do Pacuí ofertam 82 produtos diferentes, com destaque à cultura da mandioca e dos hortifrutigranjeiros. Trabalham no município de Macapá 2.864 agricultores feirantes. Desse número, 2.222 exploram a região do Pacuí (77,6%). Em todo o Estado existem 5.789 agricultores feirantes, sendo que 49,5% desse número estão situados em Macapá.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Transportes (Setrap), máquinas foram deslocadas para o trecho entre São Joaquim do Pacuí e Cutias, tendo já concluído os serviços de recuperação. Em novembro inicia a recuperação do trecho que compreende a bifurcação conhecida como “Paulo” e São Joaquim do Pacuí. Disse ainda que já vai ser trabalhado o trecho onde acontecerá a manifestação.

A GAZETA

0 comentários:

Postar um comentário