Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Amapá ocupa penúltima colocação no número de inscritos no Enem

O resultado foi uma reação ao índice registrado em 2010, quando o Estado esteve na última colocação nacional.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou relação de estados e número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há dois dias para a realização das provas, o Amapá aparece como o penúltimo da lista com 22.974 mil participantes. No ano passado, o Estado ocupou a última colocação com 14.359 mil inscritos.
Em todo o Brasil, são esperados 5.366.780 milhões de participantes, um acréscimo de 40.931 candidatos em relação ao índice de 2010. Os estudantes da rede pública continuam sendo maioria. Os concluintes do 3° ano do ensino médio representam 1.224.157 milhão do total de inscritos. Já os alunos da rede privada, 276.465 mil devem participar do Exame.
A participação no Enem permitirá ao candidato ingressar em instituição de ensino superior pública ou privada. No Amapá, somente a Universidade Federal (Unifap) passou a adotar a nota do Enem como critério de seleção. A Universidade Estadual (Ueap) ainda estuda a proposta. 
Se o candidato utilizar a nota obtida para concorrer a uma vaga na rede privada, o processo é diferente. Ele deverá informar no site do Sistema de Seleção Unificado (SISU) a somatória de pontos conquistados e os cursos pretendidos, para que o sistema mostre uma pesquisa detalhada das instituições credenciadas ao Ministério da Educação (MEC).
Ao realizar o cadastro, a instituição privada entrará em contato com o candidato e pedirá a validação de informações repassadas ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) vinculado ao governo federal. Existe também a segunda possibilidade, caso o candidato não consiga atingir os critérios do Prouni, ele também poderá requerer análise junto ao Financiamento Estudantil (FIES).

Regiões e faixas etárias
O levantamento do MEC revelou que o quantitativo de candidatos da região Sudeste, são os que lideram participação no Exame. Neste final de semana, eles serão 1.971.958 milhão. Em seguida vem a região Nordeste com 1.693.830 milhão de participantes. A terceira colocada é a região Sul, com 667.581 mil e a quarta, a região Norte com 552.511 candidatos. A região Centro-Oeste foi a que registrou a menor quantidade de inscritos, com 481.900 mil participantes.
A prova deste ano também revela uma mudança no perfil dos interessados em cursar o ensino superior no país. A participação dos concluintes do ensino médio ficou entre 868.576 mil (para 17 anos) e 643.536 (para 18 anos). No entanto, o público que compreende a faixa etária dos 21 aos 30 anos representou 1.704.820 milhão de inscritos.

A GAZETA

0 comentários:

Postar um comentário