Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Construtora da hidrelétrica de Ferreira Gomes descumpre Plano Básico Ambiental

A capacitação do empreendedor de Ferreira Gomes não está acontecendo. A ideia é desenvolver tanto o pequeno quanto o grande empresário existente no município.
A empresa Ferreira Gomes Energia, criada pela Alupar Investimento S.A., vencedora do leilão da usina de Ferreira Gomes com uma oferta de tarifa de R$ 69,78 por MW/h, não está cumprindo a contento alguns dos programas definidos no Plano Básico Ambiental (PBA). Um grupo de trabalho (GT) composto pelo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria da Indústria, Comércio e Indústria (Seicom) deverá se deslocar nas próximas semanas para acompanhar o andamento dos programas nos municípios atingidos (Porto Grande e Ferreira Gomes).
A obra de construção da hidrelétrica de Ferreira Gomes iniciou no final do ano passado, tendo até dezembro de 2013 para ser concluída. A empresa antes de obter licença de instalação apresentou o Plano Básico Ambiental (PBA), composto por três volumes com 36 programas. O trabalho do grupo, junto com as prefeituras de ambos os municípios, é verificar como está o andamento de cada um dos programas ambientais apresentados pela empresa.
Foi observado que alguns programas avançaram, enquanto outros não. Um deles que ainda falta andar é o Programa de Desenvolvimento dos Fornecedores Locais, que trata da contratação e capacitação dos empresários da região. A Seicom e o Sebrae elaboraram um plano nesse sentido para ser executada pela Ferreira Gomes Energia. No caso de aquisição de alimentos (arroz,feijão, etc), ao invés de comprá-los de um fornecedor de Belém (PA), que seja adquirida junto aos empresários de Ferreira Gomes.
Outro exemplo está nos serviços terceirizados, pois ao invés de contratar empresas de fora, que seja dada oportunidade aos trabalhadores locais para que apresentem uma cooperativa para executar os serviços de limpeza. A intenção é desenvolver tanto o pequeno quanto o grande empresário existente no município. “Infelizmente essa capacitação do empreendedor de Ferreira Gomes não estava acontecendo”, reclamou o analista de meio ambiente Eldo Santos, coordenador do grupo de trabalho de avaliação dos programas ambientais da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes.
A construtora tem uma lista de produtos e serviços necessários para executar a obra. Alguns desses serviços, inclusive, serão trabalhados somente no próximo ano. Eldo Santos afirmou que a empresa deve avaliar os fornecedores locais. “No caso daquele que não possui uma equipe preparada ou ainda falta legalizar a empresa, a construtora vai conceder uma consultoria para quando precisar desse fornecedor, ele esteja de pronto para atendê-la”, relatou.
O andamento da construção da obra foi considerado a contento pelo GT, sendo que atualmente está sendo feita a ensecadeira do rio para que possa executar a casa de força. O canteiro já está instalado e o refeitório está previsto ser inaugurado ainda este mês.

 GAZETA

0 comentários:

Postar um comentário