Neste fim de semana, mais de 5,3 milhões de estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos na corrida por uma vaga nas melhores faculdades pública e particulares do país. Pensando nisso, o Jornal do Brasil entrevistou uma série de especialistas e reuniu algumas dicas das quais os candidatos não podem se esquecer na hora de prestar prova.
O professor Paulo Macedo, sócio do curso Flash! Idiomas listou algumas dicas importantes na hora de os alunos fazerem as provas de língua estrangeira. Confira:
Sempre leia os textos por completo - Os textos apresentados são curtos e trazem uma questão de interpretação. Por isso, não pule direto para apenas procurar a resposta. Ao montar uma prova, a banca leva em consideração que os alunos lerão o texto do início ao fim, por isso, pode ser que a resposta seja mais abrangente do que aparenta.
Cuidado com os falsos cognatos - Apesar do exame não ter apresentado nenhuma pegadinha com relação ao vocabulário, não podemos correr o risco. Há uma série de palavras que têm significado diferente do que aparentam ter. Actually, pretend, intend são exemplos de palavras em inglês que enganam na hora da interpretação de texto. Bancón, billetera e carné são exemplos de falsos cognatos em espanhol.
Preste atenção nos detalhes - Se a prova trouxer alguma imagem, preste atenção nela. Isso pode o ajudar a entender melhor a mensagem que o texto quer passar.
A pressa é inimiga da perfeição - O ditado é antigo e bastante sábio. Leia todas as opções antes de marcar a resposta certa, pois, às vezes, há uma opção que aparenta ser a correta, mas na verdade não é. Por exemplo, às vezes, lemos a opção A e já achamos que é a correta. Mas, se lermos as demais, podemos perceber que a opção a ser escolhida deve ser outra, assim, alguns segundos investidos naquela questão o ajudarão a marcar a opção correta.
Interprete o texto, não tente adivinhar a resposta - Muitas vezes temos a sorte de conhecer bem o assunto abordado pelo texto de língua estrangeira e acabamos indo direto para as repostas e marcando o que consideramos ser a opção correta, levando em consideração nosso conhecimento sobre o assunto e não o que o texto apresenta. Por exemplo, na questão de inglês que falava sobre “Millenium Goals” um candidato desatento poderia ter escolhido sua resposta de acordo com a sua opinião e não segundo o texto. Apesar de ser um assunto bastante difundido, era necessário ler todos os itens apresentados nas caixinhas para poder responder às questões.
JORNAL DO BRASIL
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