Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Anistia Internacional pede ao Canadá prisão de George W. Bush por tortura

Diante do anúncio de uma visita do ex-presidente americano George W. Bush ao Canadá, a organização Anistia Internacional pediu às autoridades do país a prisão e indiciamento do ex-chefe de Estado dos EUA por tortura. Num documento de mil páginas enviado à Procuradoria-Geral do Canadá, a organização com sede em Londres considerou Bush legalmente responsável por uma série de violações de direitos humanos em sua Guerra ao Terror, inclusive tortura de presos. Em fevereiro, o ex-presidente americano teria deixado de viajar à Suíça devido a uma mobilização semelhante de grupos de direitos humanos.
- Como as autoridades americanas até agora deixaram de levar o ex-presidente Bush à Justiça, a comunidade internacional precisa agir - disse Susan Lee, membro da Anistia Internacional. - Se o Canadá não agir, estaria violando a Convenção Contra a Tortura da ONU.
A principal acusação contra Bush formulada pela Anistia é a autorização para uso de "aprimoradas técnicas de interrogatório, como a simulação de afogamento em pessoas detidas secretamente pela CIA entre 2002 e 2009". Segundo o documento, os presos sofriam "tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, como a privação do sono".
As acusações são baseadas em documentos americanos já liberados ao público e na própria autobiografia do ex-presidente, lançada no ano passado. Elas incluem os casos dos acusados de terrorismo Abu Zubaydah e Khalid Sheikh Mohammed, que, segundo um agente da CIA, teriam sofrido 266 simulações de afogamento entre 2002 e 2003.
- Torturadores devem enfrentar a Justiça, e seus crimes são tão escandalosos que a responsabilidade de garantir a justiça precisa ser compartilhada por todos os países - disse Alex Neve, chefe da sucursal canadense da Anistia Internacional. - Ninguém está acima da lei, nem o homem que foi presidente por oito anos do país mais poderoso do mundo.
Bush é esperado no Canadá no próximo dia 20, quando participará de um fórum econômico no oeste do país. Esta será a terceira vez que o ex-presidente visita o país vizinho desde que deixou o cargo na Casa Branca. Nas outras ocasiões, o governo canadense ignorou pedidos semelhantes de prender Bush. A Anistia informou que, caso o Canadá não se manifeste, fará o mesmo pedido a todos os países que Bush visitar.

O Globo

0 comentários:

Postar um comentário