Primeiro protesto ocorreu há duas semanas e contou com cerca de 50 participantes. Bloqueio da prática esportiva foi emitido pela Semur no dia 16 de se
tembro.
A polêmica proibição da prática de skate e outras modalidades esportivas na Praça Floriano Peixoto, localizada no bairro Centro, pode ganhar mais uma manifestação neste sábado (1). A Associação Amapaense de Skate (ASSKT) realizará o segundo para a volta da realização das atividades no logradouro.
O impedimento foi emitido pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), no dia 16 de setembro. Em documento, assinado pelo secretário municipal de Manutenção Urbanística, Eraldo Trindade, há o argumento referente à manutenção da praça e, segundo os esportistas, órgão público alega que a prática atrapalha a circulação de pedestres como passeios públicos, calçadas de praças e demais logradouros.
Mas a ASSKT desmente a afirmação e complementa que eles se restringem a praticar o esporte apenas na arena na praça, ao contrário do que está escrito no documento. “A determinação foi emitida pela Semur no dia 16 de setembro de 2011, mas nós já usamos a Arena da Praça para a prática de skate há 15 anos, desde a década de 90”, informou o secretário da associação, Kookimoto Mira.
O primeiro protesto ocorreu no dia 17 de setembro e contou com cerca de 50 participantes. Os skatistas prometem realizar uma manifestação pacífica, com o intuito de mostrar para a sociedade a importância da valorização do esporte. A expectativa é que cerca de 100 pessoas compareçam no manifesto.
De acordo com o skatista Jamary Mira Neto, no dia 12 de setembro a Guarda Municipal interditou a quadra alegando acatar ordens do secretário Eraldo Trindade, que proibiu a prática do esporte naquela área.
Segundo Jamary, eles foram novamente tolidos do direito à prática esportiva na quinta-feira (29) quando foram impedidos pelos guardas municipais. Fato que motivou a manifestação de amanhã.
“O skate nunca foi praticado em outro local da Praça Floriano Peixoto, mesmo por que é impossível pelo tipo de piso das calçadas e passeios públicos” afirmou Jamary Mira Neto, membro da AASKT.
Apesar de haver uma pista para a prática de skate na orla do Santa Inês, inaugurada em 2004 após reivindicações da Associação Amapaense de Esportes Radicais, os skatistas alegam que o local está impróprio para uso, devido as depredações em ação do tempo. “A altura em que as rampas foram feitas não são no padrão e deveriam ser revistas. E essa pista deveria ser cercada, ara zelar a segurança de quem apenas esta na praça”, disse o presidente da AASKT, Márcio Ricardo.
Em resposta, o secretário Eraldo Trindade afirma que o comunicado foi elaborado de acordo com o Código de Postura do Município e frisou que a quadra da Praça Floriano Peixoto não é apropriada para a prática esportiva.
“O ambiente não foi feito para a prática de skate e sim para execução de atividades culturais, e os bancos foram para serem utilizados de forma tranquila. Mas a partir do momento em que um grupo começou a utilizar o local para essa atividade, começaram a aparecer os problemas. Os usuários têm que entender que as políticas são baseadas em um interesse coletivo e esse lugar não é para essa atividade”, argumentou. (Jéssica Alves/aGazeta)
FONTE: www.amapadigital.net
0 comentários:
Postar um comentário