Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Projeto de MMA ajuda crianças e adolescentes em risco social

Criado há dois meses no bairro Igarapé da Fortaleza, localizado no município de Santana - distante 17 quilômetros de Macapá - o projeto social denominado MMA e Integração tem contribuído de maneira significativa para a vida de dezenas de crianças e adolescentes do local. A redução na criminalidade e a melhoria dos alunos na escola são os reflexos de que a ação vem dando certo.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

São aproximadamente 150 alunos, nos turnos da manhã e tarde, atendidos pelo projeto que tem o apoio da Policia Militar e do Clube de Judô Ronildo Nobre. O Igarapé da Fortaleza é um dos bairros de elevado índice de criminalidade em Santana. Os participantes do projeto, em sua maioria, convivem com a violência, tráfico de drogas e prostituição infantojuvenil, explica Diego Pompeu, professor do projeto.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)-  Quando iniciamos as atividades víamos que eles [alunos] tinham uma facilidade muito grande para cometer delitos por influência dos bandidos. A gente trouxe esses alunos para perto da gente, conseguimos a atenção dos pais e aos poucos os resultados já podem ser notados - disse.
As crianças têm aulas de jiu-jítsu, abordando ainda noções de defesa pessoal. O Igarapé da Fortaleza foi onde o lutador amapaense Fabricio Guerreiro foi revelado. Guerreiro hoje é lutador do Bellator e vem em ascensão no MMA. Atualmente, residindo nos Estados Unidos, o atleta serve de inspiração para os garotos.
- O Fabricio serve de espelho, pois também morou aqui e teve oportunidade de ingressar na marginalidade, mas decidiu ir para o lado do bem. Ele é um exemplo para os garotos que desejam ser iguais a ele - afirma Diego.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

Mesmo existindo há pouco tempo, a melhoria dos alunos em sala de aula já pode ser notada. A dona de casa Edinelza da Silva conta que o filho João Vitor, de 12 anos, era muito tímido, o que acabava atrapalhando o rendimento do garoto na escola. Após iniciar os treinamentos de MMA, as notas melhoraram.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- Acho que o projeto surgiu num bom momento, pois via essa necessidade no meu filho. Além das notas, o comportamento em casa e com os amigos melhorou muito. Acredito que esse projeto veio para ajudar as famílias daqui do bairro, que não tinham nenhuma atividade esportiva - disse Edinelza.
Apesar dos resultados positivos, o Centro Comunitário do bairro, local onde são ministradas as aulas, não oferece condições de abrigar mais alunos. Hoje a lista de espera por uma vaga já ultrapassa a marca dos 150 nomes.

0 comentários:

Postar um comentário