Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tem início a construção da Hidrelétrica Ferreira Gomes

Imagem
Pelos próximos seis meses haverá detonações controladas onde será construída a primeira etapa da Hidrelétrica, com uso de explosivos. Devido ao porte da obra, as detonações são necessárias, pois viabilizam a escavação do terreno em que serão instalados a casa de força e os vertedouros (comportas) da usina
 


As obras de construção da Hidrelétrica Ferreira Gomes iniciaram na segunda quinzena de junho. Essa é uma etapa importante com detonações controladas na região, procedimentos que obedecem a rigorosos padrões técnicos, legais e de segurança. As detonações acontecem duas vezes ao dia. Pela manhã, entre 11h e 12h, e à tarde, entre 18h e 19h, pelos próximos seis meses.

  Devido ao porte da obra, as detonações são necessárias, pois viabilizam a escavação do terreno onde serão construídos a casa de força e os vertedouros da usina, também conhecidos como comportas.  Para que esses procedimentos fossem adotados, a Ferreira Gomes Energia, empresa concessionária responsável pela implantação da Hidrelétrica do Município de Ferreira Gomes, tomou todas as providências junto ao Exército Brasileiro, que é quem autoriza a compra e o uso de explosivos.

Além disso, órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeituras de Ferreira Gomes, de Porto Grande e de Cutias do Araguari, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Sema, Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá – Imap e Polícia Rodoviária Federal, foram informados oficialmente do início das obras.

Com o apoio da Polícia Rodoviária, a ponte está sendo interditada nos horários das detonações e o mesmo acontece com a navegação no rio nas proximidades da ponte.Está havendo inspeção e isolamento da área em uma distância de 700 metros. Somente profissionais autorizados pelo Exército Brasileiro e pela empresa Ferreira Gomes Energia têm acesso ao local. Não há risco de danos à estrutura da ponte Tancredo Neves, que cruza o rio Araguari, e nem às construções próximas à obra e à cidade.

Por medida de segurança, as famílias que moram dentro de um raio de 700 metros foram cadastradas e, nos horários das detonações, são encaminhadas a local adequado, com assistência pela Companhia. Apesar da ação não oferecer qualquer risco aos moradores, eles só retornam às suas residências após os procedimentos.

Todas as orientações e as informações estão sendo repassadas à população por diversos meios de divulgação, entre eles: carro-som, faixas e panfletos, além de palestras que serão realizadas em escolas, igrejas, associações e órgãos públicos do município de Ferreira Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário