Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Delegado reafirma: Bispo era, sim, o alvo dos bandidos

ImagemNa edição de ontem (28), baseado em depoimentos e declarações de delegados que estiveram a frente do caso, o jornal a Gazeta

publicou que o alvo dos criminosos que invadiram e tomaram de reféns cinco funcionários da casa paroquial da igreja São José no início da semana, era o Bispo da diocese de Macapá, dom José Pedro Conti, e a tesouraria da catedral. A equipe de a Gazeta entrou novamente em contato com os delegados Marco Scaliso, plantonista que presidiu o flagrante, e Dante Ferreira, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), e por telefone os dois reafirmaram a versão dada pelo a Gazeta. “Além de você (Elen Costa), eu não recebi telefonema de nenhum outro repórter querendo saber informações sobre os depoimentos. Se estivessem me ligado eu falaria mesma coisa que lhe disse”, ressaltou Scaliso.

Ferreira também esclareceu que jamais foi procurado por outra equipe de reportagem. De acordo com ele, as informações divulgadas pelo a Gazeta, foram as únicas apuradas com precisão. “Não sei de onde tiram outras informações que não sejam as que nós, delegado Marco e eu, passamos. O que consta nos depoimentos e o que foi apurado por nós enquanto polícia, é que o alvo dos bandidos, era sim a casa paroquial”, disse Dante.

Apuração
Ao término dos procedimentos, a Gazeta apurou que Osmídio Cardoso da Silva, o “Camarão”, de 30 anos, e Caio Figueiredo de Carvalho, de 21 – bandidos que invadiram a casa paroquial –, tinham como alvo o Bispo e a tesouraria da paróquia. As informações foram baseadas em depoimentos das vítimas e de testemunhas, e relatos de delegados.

Diferente do que foi dito pelos bandidos após se renderem à polícia e serem presos, as vítimas confirmaram a Marco Scaliso, que eles chegaram ao cartório da casa paroquial pedindo informações sobre certidões. Em seguida, ao notarem que era o momento oportuno, “Camarão” e Caio anunciaram o assalto e amordaçaram os funcionários. Um deles conseguiu avisar por telefone o bispo, que estava no andar de cima, pedindo que ele se trancasse e avisasse a polícia. Dom Conti então seguiu as orientações e ligou para o 190. Porém, a Polícia Militar (PM) já havia sido acionada por uma mulher que conseguiu escapar das garras dos criminosos – ela saiu assim que percebeu a atitude dos dois.Ainda de acordo com os depoimentos, durante a ação criminosa, os bandidos perguntaram várias vezes por dom José Conti, onde ficava o quarto dele, e onde estaria o cofre – cujo o bispo é usado apenas para guardar documentos.

“As vítimas foram unânimes em dizer que eles já chegaram anunciando o roubo. Eles negam que queriam roubar a igreja e que o alvo deles era uma loja de telefones celular ao lado, mas nós encontramos nas mochilas deles pé de cabra, alicates e outras ferramentas que acredito eu, não serem necessárias para assaltar a tal loja”, contestou Scaliso.

Ao término dos procedimentos na delegacia, Osmídio Cardoso e Caio Figueiredo foram autuados em flagrante pelo crime de tentativa de roubo majorado – o que significa o uso da arma de fogo, com a participação de mais de uma pessoa, e a privação de liberdade das vítimas.No mesmo dia, os criminosos foram encaminhados ao Instituto de Administração penitenciário do Amapá (Iapen).

0 comentários:

Postar um comentário