Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Brasil e França: ministro Antônio Patriota confirma participação em encontro transfronteiriço, em Caiena

ImagemO presidente da Comissão de Relações

Exteriores e Defesa do Estado da Assembleia Legislativa, deputado Paulo José, confirmou a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, no II Encontro Internacional Transfronteiriço. O evento está confirmado para o segundo semestre desse ano, o ocorre entre os dias 15 e 16 de setembro, em Caiena, na França. Representantes dos países do Platô das Guianas, Guadalupe e Martinica também confirmaram participação.

O parlamentar amapaense cumpre uma agenda de compromissos no Distrito Federal. Além de confirmar a presença do ministro, o deputado tratou de questões ligadas a Brasil e França com objetivo de melhorar a relação entre eles na fronteira.

Na capital federal, Paulo José foi recebido pelo chefe do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Santiago Mourão, que substitui a Maria Edileuza Fontenele Reis. A embaixadora é uma das parceiras nas ações do Amapá com o ministério.

A campanha do “Ligue-nos, nós queremos ajudar”, lançada pela comissão amapaense foi elogiada pelo ministério. O trabalho beneficia diretamente pessoas que moram ilegalmente no território francês ou em outros países. Para ter acesso ao serviço, basta ligar 0800 096 7542, disponível 24 horas.

O serviço tem como meta legalizar a situação das pessoas que habitam fora do país ilegalmente. Através da ligação, o infrator consegue viabilizar toda documentação necessária para obter o visto e sair da clandestinidade. Os casos são mais corriqueiros em Caiena, Suriname ou República da Guiana.

Paulo José também conversou com os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) e Fernando Collor de Mello (PTB/AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. O ex-presidente afirmou que participará do II Encontro Internacional Transfronteiriço.

O deputado também foi recebido por representantes da Agencia de Desenvolvimento da França. Nesse primeiro momento, os resultados foram considerados satisfatórios. Segundo Paulo José uma nova reunião foi agendada para a primeira quinzena de agosto com o ministro Santiago Mourão, com o Ytamarati e com a bancada Federal do Amapá, onde devem ocorrer algumas definições sobre serviços entre os dois países, que possam ser implementados após a inauguração da ponte binacional. 

Além disso, o presidente da comissão de relações exteriores do Amapá participou das homenagens feitas pelo Consulado Geral da República Bolivariana de Venezuela pela passagem do bicentenário da independência daquele país. Na oportunidade, o deputado e tratou dos últimos detalhes com o embaixador da Venezuela, sobre a viagem da comissão nos dias 14 e 15 de julho a Caracas.

0 comentários:

Postar um comentário