Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dalva Figueiredo atua no fortalecimento da cooperativa de garimpeiros do Lourenço

ImagemA coordenadora da bancada em Brasília, deputada federal Dalva Figueiredo (PT) esteve no distrito do Lourenço (Calçoene), no último final de seman

a (16), para reunir com a cooperativa dos garimpeiros da região e traçar estratégias de fortalecimento da entidade, após renovação de alvará para pesquisa em nova área, rica em minérios de ouro e tantalita.

A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço – Coogal reúne cerca de 1000 trabalhadores, que exploram os rejeitos da antiga mina, deixados pela Mineradora Novo Astro. Recentemente, a organização conseguiu autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM para realizar pesquisa na área denominada AP 075, de aproximadamente 7.700 hectares.

O alvará para pesquisa tem validade de três anos, período em que a Coogal deverá identificar o potencial das áreas mineráveis para fazer a exploração com segurança. Como a pesquisa tem um custo alto, algumas parcerias com empresas privadas deverão ser firmadas, sob o comando da cooperativa, que coordenará o processo.

O presidente da Coogal, Antônio Pinto, reconheceu, na abertura do evento, o papel fundamental de articulação política da coordenadora da bancada “O processo corria há mais de um ano no DNPM e contamos com a deputada Dalva Figueiredo durante todo esse tempo. Seu apoio foi decisivo para conseguirmos a licença”, disse.

Para a prefeita de Calçoene Lucimar Lima, a possibilidade de explorar a nova área representa uma espécie de “redenção” para a região. “Estamos em festa, pois sabemos que foi dado um grande passo para o crescimento do nosso município”, avaliou. Lucimar assegurou ainda que toda arrecadação proveniente da exploração mineral será investido no local.

Dalva Figueiredo, recebida por centenas de garimpeiros, avalia a conquista como um marco para o desenvolvimento econômico e social do Lourenço. “Devemos apoiar toda entidade que organiza os trabalhadores e por isso atuamos politicamente junto ao DNPM e Ministério de Minas e Energia. Compreendermos a importância que a Coogal tem na região, e agora vamos avançar ainda mais com ações de valorização da mão de obra”, disse a deputada.

A parlamentar desenvolve projeto para alocação de emenda que visa fortalecer a gestão dos cooperados e capacitar a comunidade para desenvolver produtos, como a biojóia. “Precisamos agregar valor ao minério explorado em Lourenço, ampliando a cadeia produtiva com mais geração de emprego e renda. Os jovens daqui precisam de oportunidade e é nosso papel também apontar esses caminhos”, assegura Dalva.

ASCOM/ dep. Dalva Figueiredo
Site provisório: www2.camara.gov.br/dalvafigueiredo
Contatos: 8126 – 6005 ( Ana Girlene)  e 9967 – 2890 (Raul Gemaque)
Escritório em Macapá: (096) 3243-0812
Gabinete em Brasília: (061) 3215-3704 (Zara Favila)
Twitter: @DalvaFigueiredoa

0 comentários:

Postar um comentário