Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 17 de março de 2011

Governo estadual ampliará serviço de extensão rural

Com recursos de R$ 31,4 milhões disponíveis na conta do Estado, o governo federal disponibiliza apoio ao governo estadual através do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para investimentos em programas de capacitação, cursos profissionalizantes e desenvolvimento de atividade curricular das escolas família agrícola, etc.

O Fundeb atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. A estratégia é distribuir os recursos pelo país para promover o desenvolvimento econômico e social das regiões brasileiras.

Para o secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), José Roberto Afonso Pantoja, o conceito prático da necessidade de ampliação e melhoria do serviço de extensão rural deve passar pela estreita integração e parceria do governo estadual com a prefeitura de cada município, cooperativas, sindicatos, associações e lideranças locais. Disse que a contratação e distribuição de 150 técnicos extensionistas somente reforçará as atividades técnicas do Instituto do Desenvolvimento Rural (Rurap) nas regiões produtivas do Estado, algumas por certo tempo carentes do braço de apoio desse tipo de serviço.

“O grande problema na oscilação da atividade de extensão rural foram os contratos administrativos. Eles expiraram e não houve a contratação de novos técnicos, através de concurso público. Com relação a transporte para escoamento da produção estamos fazendo levantamento para verificar a real necessidade de cada comunidade,” esclareceu o secretário da SDR.

O governador Camilo Capiberibe, que recentemente manteve encontro com produtores no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, dia 14, mostrou sua preocupação tanto com a questão de transporte como com o escoamento da produção, sugerindo o aluguel de ônibus para transporte dos produtores.

Para o governador, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, é uma ferramenta importante para a qualidade de vida das comunidades agrícolas, uma vez que o governo estadual faz a compra da produção dessas comunidades e depois repassa esse patrimônio natural alimentar a escolas, abrigos, creches, asilos, etc. A entrega desses alimentos, sob fiscalização do GEA, deve ser feita por associações, entidades de classe e cooperativas com reconhecida capacidade de serviços filantrópicos.

O PAA passa por um processo de avaliação de resultados e de prioridades. A idéia da área técnica da SDR é dar uma nova roupagem ao programa após averiguar resultados alcançados e estabelecer necessidades reais de cada comunidade, seguindo a linha do planejamento participativo, idealizada no governo de Camilo Capiberibe.

0 comentários:

Postar um comentário