Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 18 de março de 2011

Equinócio das Águas prossegue no Monumento Marco Zero

Fenômeno acontece no sábado, 20, às 20h20, de acordo com horário de Greenwich

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) inicia nesta sexta-feira, 18, a segunda etapa da programação do Equinócio das Águas - Ano Internacional das Florestas. O evento começou no dia 14 de março, no Monumento Marco Zero do Equador, com o projeto “A Escola vai ao Meio do Mundo”. O objetivo é promover atividades recreativas e educativas aos estudantes das escolas públicas dos municípios de Macapá e Santana.


A realização do Equinócio das Águas é uma estratégia da Setur para consolidar o turismo como ferramenta de inclusão social, instrumento de desenvolvimento econômico, através da celebração do Fenômeno do Equinócio, como atrativo turístico natural, estimulando a participação da população e do trade turístico. Nos dias 18, 19 e 20 acontece a segunda etapa do evento com uma vasta programação, que contempla visitação aberta ao público, noite gastronômica, programação Artística e cultural, e jogo das frutas (homenagem ao padroeiro de Macapá, São José).


“Macapá é a única capital do Brasil em que ocorre o Fenômeno do Equinócio. Somos privilegiados, pois durante o evento, o visitante poderá vivenciar a sensação de estar ao mesmo tempo em dois hemisférios, ou seja, no Meio do Mundo”, justifica a secretária de Estado de Turismo, Helena Colares.


A programação musical ficará por conta da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que escolheu músicos e bandas de vários seguimentos como forma de deixar as atrações mais ecléticas e, assim, atrair um público maior para o evento. “No Equinócio teremos artistas da terra que trabalham com os mais diferentes estilos musicais. Vamos desde os ritmos locais, como o marabaixo e Música Popular Amapaense (MPA), passando pelo forró, reggae, chorinho e pop rock”, disse o gerente do Núcleo de Ação Cultural da Secult, João Batera.


Helena Colares destacou também, que a expectativa é de 5 mil pessoas, entre turistas e amapaenses, participem das ações em celebração do fenômeno.


A celebração do Fenômeno do Equinócio acontece no sábado, 20, às 20h20, de acordo com horário de Greenwich. O equinócio acontece quando o sol, visto da Terra, se desloca sobre a Linha do Equador, nascendo a Leste e se pondo a Oeste. Essa passagem de um hemisfério a outro determina o início das estações primavera e outono, conforme o hemisfério. Durante o fenômeno, o dia e a noite têm a mesma duração.

0 comentários:

Postar um comentário