Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quarta-feira, 30 de março de 2011

Discussão: encontro vai avaliar o setor de Cultura no Amapá

ImagemO evento vai ocorrer amanha (31) no plenário da Camara de Vereadores de Macapá, a partir das 9h com o objetivo de discutir a profissionalização do setor Cultural do Estado e municípios

Fernando França
O Conselho Estadual de Cultura do Amapá vai promover uma audiência pública para discutir problemas que emperram o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. O objetivo é traçar estratégias para o desenvolvimento Cultural e para a inclusão do Estado no Sistema Nacional de Cultura – iniciativa do Ministério da Cultura – que visa a articulação, gestão e promoção conjunta de produções Culturais, com participação da sociedade civil.
O evento vai acorrer amanhã (31), na Câmara de Vereadores de Macapá, a partir das 9h. Segundo o conselheiro Cláudio Silva, serão discutidas soluções para a profissionalização do setor e a busca de caminhos para a criação de um pólo de produção e difusão de bens, produtos e serviços Culturais com potencial de exportação.
Outras audiências serão realizadas nos 16 municípios amapaenses, sendo que o primeiro foi realizado em Santana, onde a lei que cria o Conselho Municipal já está aprovada e prestes a ser sancionada, com possibilidades reais de ter seus primeiros editais públicos lançados no início do segundo semestre de 2011. A segunda audiência aconteceu em Laranjal do Jari, onde o processo de instalação do sistema municipal de Cultura está adiantado.
Outra intenção é coletar dados para subsidiar os municípios na formulação de políticas Culturais. “É um momento este que se caracteriza pela estada de artistas engajados e compromissados com a emancipação cultural deste Estado em pontos estratégicos do poder público estadual, como é o caso da gestão do Conselho Estadual de Cultura”, esclarece.
No centro das discussões estarão pontos importantes para o setor, como a criação de secretarias municipais de Cultura, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Fundo Municipal de Arte e Cultura e Conselho Municipal de Cultura. “Os interessados vão debater sobre necessidades e novos rumos a serem adotados para consolidar o fazer artístico/cultural como necessidade para o engrandecimento intelectual da sociedade”, ressaltou o conselheiro.
Ainda segundo o conselheiro, Claudio Silva, acredita-se que com a consolidação dos sistemas municipais, do sistema estadual e a adesão ao Sistema Nacional será  emitida “a carta de alforria à todos aqueles que vêem na Cultura e nas artes uma forma honesta de ganhar o pão de cada dia”.


0 comentários:

Postar um comentário