Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cresce o número de trabalhadoras na mineração amapaense

No mês dedicado às mulheres, um levantamento feito numa das maiores mineradoras do Amapá, a Anglo American, mostra o crescimento na participação do sexo feminino em atividades de mineração que anteriormente eram exercidas somente por homens. No setor ferroviário da empresa, uma funcionária está prestes a se tonarem as primeiras maquinistas de trem do Estado.
O número de mulheres na mineração vem aumentando a cada dia. De acordo com estatísticas da Anglo American – sistema Amapá, a participação feminina é um das mais altas do Estado. Dos 633 trabalhadores que a empresa mantém hoje no Amapá, 68 são mulheres, o que representa 11 % por cento da força de trabalho da empresa. Para uma indústria cujos cargos eram praticamente todos ocupados por homens, até há pouco tempo, esse percentual representa uma evolução positiva e a tendência, segundo a mineradora, é aumentar no decorrer de 2011.
As mulheres estão em praticamente em todos os setores da empresa, desde a geologia, até o porto, passando pela mina, usina, meio ambiente, áreas de manutenção e escritórios. Até no setor ferroviário, atividade sempre desenvolvida por homens, a Anglo American conta com a participação feminina. E desse setor que vem a novidade.
Das 68 mulheres, duas já trabalham na área operacional na Estrada de Ferro do Amapá, Marli Moura Uchoa e Roziclei Bezerra da Silva, sendo que a primeira, trabalhou como motorista intermunicipal e rodoviário na extinta empresa de transporte Estrela de Ouro. Também atuou em outras duas (Catani e Garra) e está sendo treinada para ser a primeira maquinista de trem do Estado.
Roziclei Silva, que antes de entrar na mineradora, trabalhava como motorista de entrega numa distribuidora de cerveja. Segundo ela, é importante a oportunidade concedida ao público feminino, principalmente quando se prioriza a capacitação da mão de obra local no Estado.
Desde pequena, Roziclei diz que regava a admiração e desejo de trabalhar na área de transporte de carga. “Trabalhar na operação ferroviária está sendo um grande desafio que vai enriquecer minha vida profissional”, enfatizou.
Conforme relatório divulgado pela Anglo American, o aumento da participação feminina na força de trabalho da empresa está em consonância as diretrizes estabelecidas pela mineradora.

0 comentários:

Postar um comentário