Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sábado, 16 de maio de 2015

55 lixeiras viciadas são identificadas na capital; mais de 500 são autuadas

Na Zona Sul da capital, foram descobertas 25 lixeiras viciadas (Foto: Patrick Melo/Semur)De janeiro a maio de 2015, a prefeitura detectou 55 pontos de lixeiras viciadas em Macapá, sendo que 25 delas foram descobertas na Zona Sul e outras 30 na Zona Norte durante ações de fiscalização. Nesse período, mais de 500 pessoas foram autuadas como responsáveis pelo despejo de lixo nesses pontos. As multas para quem for flagrado jogando lixo nestes locais varia de R$ 500 a R$ 1,5 mil.

Na sexta-feira (15), a Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur) encerrou uma fiscalização para coibir a prática na Rua Hildemar Maia, no trecho que compreende o cruzamento com a Avenida Timbiras, no bairro Buritizal, até a divisa com a Rodovia JK, no bairro Muca, na Zona Sul.

De acordo com o chefe de fiscalização da secretaria, Khalil Avrantes, foram encontrados dezenas de lixeiras viciadas e foi constatado que na grande maioria o despejo da sujeira foi feito por donos de comércios, açougues, oficinas e borracharias.
"A gente percebeu uma grande concentração de lixo próximos a estes estabelecimentos. Eram restos de alimentos, caixas, entulho, pneus e outros objetos jogados na rua obstruindo o passeio público e provocando diversos transtornos aos moradores. Em uma semana nós notificamos 71 donos de estabelecimentos", informou.

Lixeira viciada foi descoberta após fiscalização na Rua Hildemar Maia (Foto: Cassio Albuquerque/G1) Por causa do elevado número de autuações, Abrantes informou que uma reunião será feita entre representantes da prefeitura e os responsáveis dos estabelecimentos do bairro na próxima terça-feira (19) para tratar sobre o problema.

"Antes nós estávamos trabalhando mais com as ações educativas, mas a gente percebeu que mesmo assim ainda estava sendo praticado o despejo viciado de lixo em diversos pontos da cidade. A partir daí começamos a intensificar as nossas fiscalizações e vamos estendê-las para outras áreas", esclareceu.

A pessoa autuada como responsável pela lixeira ou que despeje qualquer tipo de resíduo em via pública tem o prazo de 48 horas para fazer a retirada do material. Caso a sujeira permaneça, ela é multada e denunciada ao Ministério Público do Amapá (MP-AP).

Avrantes informou que a população pode ajudar a secretaria a combater a prática ligando para o disque denúncia pelo número (96) 99147-1050 ou se dirigir ao prédio da Semur, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na Zona Sul de Macapá.

0 comentários:

Postar um comentário