Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ueap expõe serviço de apoio ao estudante com deficiência

Apresentação acontecerá no hall de entrada do campus I da Ueap, de 8h30 às 12h e de 14h às 18h

O dia 8 de abril, pela primeira vez comemorado no Brasil como Dia Nacional do Sistema Braille, será prestigiado pela Unidade de Educação Inclusiva (UEI) da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com uma exposição que mostrará as ações realizadas pela Ueap, em prol da assistência na formação acadêmica do estudante com deficiência visual. A exposição acontecerá no hall de entrada do campus I, de 8h30 às 12h e de 14h às 18h.

O registro pela passagem da nova data comemorativa no calendário nacional partiu de uma demanda dos próprios acadêmicos com deficiência visual da Universidade. Na exposição serão apresentadas ferramentas tecnológicas, como software e impressora, recursos didáticos, entre os quais materiais específicos que atendem a cada disciplina, como tabelas, livros e apostilas.

“A ideia é mostrar um pouco dos serviços prestados pela Unidade de Educação Inclusiva, não só à comunidade universitária, mas a todos os visitantes que desejarem conhecer nossas atividades”, informou a chefe da UEI, Michele Carvalho Borralho.

São parceiros da Ueap na iniciativa, o Centro de Apoio ao Cego (Capi) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A política de educação inclusiva da Ueap é aplicada desde a entrada do estudante na universidade, por meio da adoção da reserva de 5% do número de vagas no vestibular para candidatos com necessidades especiais.

As deficiências mais comuns entre os candidatos são: a física, auditiva e a visual, incluindo a baixa visão. Outras formas de inclusão também acontecem por meio das cotas para indígenas (5%) e afrodescendentes (percentual equivalente ao do número de inscritos na cota). Atualmente, a Universidade do Estado do Amapá presta assistência estudantil a 12 acadêmicos, dos quais oito são deficientes auditivos e quatro são deficientes visuais.


Keila Gibson - Assessoria de Comunicação UEAP
Assessora de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário