Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Certificação de cursos voltados ao turismo movimenta municípios do Amapá

Nos próximos dias, 1.189 alunos de cursos voltados ao turismo recebem certificação de capacitação e requalificação da mão de obra de quem atua ou pretende ingressar a rede produtiva do segmento. Vários eventos acontecem nas sedes dos municípios do Estado


Denyse Quintas

Entre os dias 9 e 30 de abril, os municípios do Amapá sediam eventos de certificação de 1.189 agentes de turismo, sendo 450 de cursos presenciais e 739 à distância. Os cursos de Administração de Hotel, Agente de Turismo, Operador Local, Camareira, Garçom, Manipulação de Alimentos, Monitor Local de Turismo e Recepção de Hotel, foram oferecidos gratuitamente pelo Protur (Projeto de Qualificação Profissional da Rede de Turismo do Amapá.


Os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jarí e Vitória do Jari, já definiram programação para a realização das cerimônias de entrega. Os eventos são promovidos pela parceria firmada entre Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável) e Ministério do Turismo.


Capacitação

As certificações são resultados da proposta de capacitar profissionais para atuarem de forma ética, respeitando as diversidades culturais e valorizando a cidadania, os conhecimentos, e a cultura local. O projeto de qualificação foi estruturado em três módulos (básico, profissional e regional) com carga horária de 120 horas e executado em duas modalidades de treinamento: presencial e a distância.


No módulo básico foram desenvolvidos conteúdos nos seguintes eixos de aprendizagem: Ética e Cidadania, Comunicação e Relações Humanas, Postura Profissional e Qualidade de Atendimento, Pluralidade Cultural, Turismo e Geração de Trabalho e Renda, Desenvolvimento Humano Sustentável.


O módulo profissional direciona o participante para as peculiaridades de seu segmento, tais como alimentação, hospedagem e transporte, dentre outros.


No módulo regional, os participantes conhecem a história cultural, sócio ambiental dos atrativos turísticos das diversas regiões do estado. Os participantes são estimulados a reconhecer os principais pontos turísticos da região, e, elaborar roteiros possíveis para exploração imediata.


Turistas no Amapá
De acordo com informações da Infraero, o setor vem crescendo e se desenvolvendo ao longo dos anos. A exemplo, o fluxo geral de passageiros no aeroporto internacional de Macapá, no período de 2006 a 2009, apresentou um incremento médio de 10% ao ano. O resultado dessa demanda pode ser observado na estatística do setor: em 2004 o número de meios de hospedagem era de 94 empreendimentos, 1.256 unidades habitacionais e 2.685 leitos. Em 2007, registra-se um crescimento de mais de 57%, chegando a 148 empreendimentos, 2.824 unidades habitacionais e 4.552 leitos. Já o segmento agência de viagem apresentou um crescimento de mais de 139%, de 2004 (41 agências) a 2007 (98 agências).


Parceiros
A execução do projeto contou com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Fátima Pelaes/PMDB-AP, e com o envolvimento das prefeituras dos 16 municípios do Amapá, assim como diversas organizações que compõe o trade turístico, instituições de ensino, cooperativas e a comunidade em geral.


Cronograma
Data: 09/04 - SÁBADO
Solenidade: Evento de Certificação
Local: Auditório do Museu Sacaca
Hora: 18h
Município: Macapá

Data: 10/04 - DOMINGO
Solenidade: Evento de Certificação – Mazagão / Santana
Local:Centro Comunitário Mocito Aires – Mazagão Velho
Hora: 17h


Data: 13/04 - QUARTA-FEIRA
Solenidade: Evento de Certificação – Serra do Navio / Pedra branca do Amapari
Local: Câmara Municipal de Serra do Navio
Hora:17h


Data: 30/04 - SÁBADO
Solenidade: Evento de Certificação – Laranjal do Jari / Vitória do Jari
Local: Auditório da Secretaria de Ação Social em Laranjal do Jari
Hora: 17h




Serviço:
Assessoria de Imprensa:
Denyse Quintas: (96) 9113-9793
www.bol.com.br
Twitter: @DenyseQuintas

0 comentários:

Postar um comentário