Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

terça-feira, 5 de abril de 2011

Hemoap cadastra doadores de medula óssea na Unifap

Uma equipe do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) encontra-se na Universidade Federal do Amapá (Unifap) desde o final do mês de março para realizar o cadastro de doares para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A ação tem previsão para ser finalizada na primeira quinzena do mês de abril e, até lá, os técnicos do Hemoap percorrerão as 66 turmas da Universidade.
Essa é a primeira vez que o Hemoap leva o Redome para a Unifap e, em quatro dias de ação, já foram cadastrados aproximadamente 900 estudantes. “Quando fizemos o primeiro contato com a Unifap, fomos bem recebidos pela reitoria e por todos os coordenadores de curso que se sensibilizaram com a nossa causa”, relata a assistente social do Redome, Lúcia Saraiva.
Para que a pessoa seja doadora de medula óssea, é necessário que tenha entre 18 e 55 anos, ter um bom estado de saúde e não possuir doença infecciosa ou incapacitante. Alunos, professores, funcionários e demais técnicos da Unifap podem ser voluntários.
Saraiva ressalta que a comunidade de entorno da Unifap também pode se dirigir até o campus Marco Zero, para se tornar doador voluntário do Redome. “Estamos focando nossa ação nos estudantes da Unifap. Mas quem tiver interesse em fazer parte do bando de doadores voluntários, pode procurar nossos técnicos que se encontram na universidade para realizar seu cadastro e, posteriormente, colher o material para análise”, enfatiza a assistente social.
Para o diretor presidente do Hemoap, Daniel Amanajás, só nesse primeiro trimestre, houve um grande aumento do número de doadores voluntários. “Em janeiro, tivemos um aumento de 15% em relação a 2010, e em fevereiro, crescemos 20% também em relação ao ano passado. Isso se deve ao fato de termos uma equipe compromissada com aquilo que foi proposto”, diz Lúcia.

0 comentários:

Postar um comentário