Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

terça-feira, 5 de abril de 2011

Moisés Souza instala comissões permanentes

ImagemCharles Marques (PSDC) – como foi antecipado pelo jornal a Gazeta – ficou com a mais cobiçada, a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CCJR).
Emerson Renon/a Gazeta
Das 14 comissões permanentes existentes na Assembleia Legislativa, o presidente Moisés Souza (PSC), instalou 10. Os nomes dos integrantes estão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 29 de março, com circulação no dia 31 do mesmo mês. A relação com a distribuição das comissões – entregue aos partidos e blocos – foi encaminhada ao DOE pelo Legislativo no dia 15.
Apenas as de Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e de Ética não foram instaladas. Segundo Moisés Souza, a instalação delas deve ocorrer nesta semana, com a publicação no Diário Oficial.
O interesse dos parlamentares nelas se explica pela projeção do presidente à prerrogativa de convidar e convocar secretários para discussões, a análise dos projetos apresentados no Legislativo e até mesmo o direito de contratar funcionários comissionados.
Pelas nomeações, os partidos da base governista, aparentemente, ocupam as melhores posições. A situação leva a crer que as distribuições podem ter sido feitas pelos acertos iniciais. Da relação entregue aos partidos e blocos sobre a distribuição das comissões, apenas duas das 10 que foram instaladas sofreram alterações no comando.
O deputado Charles Marques (PSDC) – como foi antecipado pelo jornal a Gazeta – ficou com a mais cobiçada, a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CCJR), por onde passam todos os projetos de lei, independente do tema.
O bloco dos partidos que podem compor com a base governista também foram beneficiados. O deputado Manoel Brasil (PRB) ficou com outra bastante cobiçada, a de Agricultura e Abastecimento (CAB), que seria presidida por Jaci Amanajás (PPS), que acabou sendo remanejado para a de Saúde e Assistência Social (CAS), em substituição a Manoel Brasil.
O deputado Bruno Mineiro (PTdoB) presidirá a de Transporte e Obras Públicas (CTO). Sandra Ohana (PP) assume a de Turismo (CTUR). Já Paulo José (PR) – que ainda não se manifestou para que lado irá, da situação ou oposição – ficou a de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE).
O PDT – partido com maior representatividade no parlamento estadual e oposição ao governo – aparece à frente de três comissões, com possibilidades de assegurar a quarta.
A deputada Maria Góes ficou a de Orçamento e Finanças (COF), também, bastante concorrida. A de Administração Pública será presidida por Keka Cantuária. O outro companheiro de legenda, Eider Pena preside a de Política Agrária (CPA). A deputada Marília Góes deve ser a indicada para presidir a de Direitos Humanos (CDH).
O DEM – também oposição ao governo – deve ficar com a de Educação e Cultura (CEC). A indicada é a deputada Roseli Matos. O deputado Júnior Favacho (PMDB) foi pode ficar com a de Ética, e Zezé Nunes (PV) com a de Meio Ambiente.
Os nomes foram indicados pelos partidos e aparecem na relação prévia distribuídas pela presidência aos deputados, que pode ou não ser alterados.


As comissões

Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CCJR)
Presidente – Charles Marques (PSDC)
Base Aliada

Comissão de Orçamento e Finanças (COF)
Presidente – Maria Góes (PDT)
Oposição

Comissão de Administração Pública (CAP)
Presidente – Keka Cantuária (PDT)
Oposição

Comissão de Transporte e Obras Públicas (CTO)
Presidente – Bruno Mineiro (PTdoB)
Ainda Neutro

Comissão de Indústria, Comércio e Minas e Energia (CIC)
Presidente – Telma Gurgel (PRTB)
Base Aliada

Comissão de Turismo (CTUR)
Presidente – Sandra Ohana (PP)
Base Aliada

Comissão de Saúde e Assistência Social (CAS)
Presidente – Jaci Amanajás (PPS)
Ainda Neutro

Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB)
Presidente – Manoel Brasil (PRB)
Base Aliada

Comissão de Política Agrária (CPA)
Presidente – Eider Pena (PDT)
Oposição

Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE)
Presidente – Paulo José (PR)
Ainda Neutro

Prováveis presidentes
Comissão de Direito Humano (CDH)
Presidente – Marília Góes (PDT)
Oposição

Comissão de Educação e Cultura (CEC)
Presidente – Roseli Matos
Oposição

Comissão de Meio Ambiente (CMA)
Presidente – Zezé Nunes (PV)
Base Aliada

Comissão de Ética (CET)
Presidente – Júnior Favacho (PMDB)
Oposição

0 comentários:

Postar um comentário