Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dalva Figueiredo defende realização de pública sobre anemia falciforme no Amapá

Na segunda-feira, 04 e abril de 2011, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde - SESA, Laboratório Central - LACEN, Instituto de Hematologia do Amapá - HEMOAP, representantes dos mandatos da Deputada Federal Dalva Figueiredo, do Deputado Estadual Jaci Amanajás, do Instituto Amazônia e da Associação de Pessoas com Doença Falciforme no Estado do Amapá (APDFAP), realizaram a segunda reunião para elaborar um programa estadual de prevenção e assistências aos portadores de doença falciforme e de seus familiares, por meio da realização de uma Audiência Pública.
Segundo o Ministério da Saúde a doença falciforme “[...] é uma enfermidade hereditária causada por uma hemoglobina mutante ligada à descendência de populações originárias principalmente da África subsaariana, mas também da Índia, da Arábia Saudita e de países mediterrâneos”. Contudo, apesar desta predileção étnica, não é exclusividade de nenhum segmento específico por conta das migrações populacionais, embora no Brasil seja mais incidente em populações de origem afro-descendentes. No Amapá não existem estatísticas confiáveis quanto ao número de pessoas portadores, mas, avalia-se que em função da mestiçagem populacional do Estado, os números podem ser expressivos. Infelizmente a rede pública de saúde do Amapá ainda não dispõe de instrumentos gerenciais, de técnicos e de pessoal qualificado para prestar o atendimento humanizado aos portadores da doença.
O Amapá também não dispõe de Programa Estadual que defina claramente como se prestará assistência aos portadores da doença na rede de atenção básica, nem dos serviços de média e alta complexidade. Assim, através da Audiência Pública, pretendemos organizar um programa que defina responsabilidades e obrigações do poder público, e que a Anemia Falciforme seja tratada como um grave problema de saúde para o qual precisamos dar respostas que deixem de tratá-la de forma invisível no sistema público de saúde do Amapá.
A iniciativa de realização da Audiência Pública é do mandato da Deputada Federal Dalva Figueiredo e tem ainda participação da SESA, LACEN, HEMOAP, UNIFAP, APDFAP, dos mandatos dos Deputados Estaduais Aguinaldo
Balieiro e Jaci Amanajás e de outras entidades da sociedade civil".

0 comentários:

Postar um comentário