Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

sábado, 5 de julho de 2014

Dupla armada invade sindicato e rouba R$ 20 mil em salários

Dinheiro estava na secretaria do prédio do Sindicato  (Foto: Dyepeson Martins/G1) 

Dois homens armados com revólveres invadiram a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amapá (Sindsep), na noite de quinta-feira (3), em Macapá, e roubaram R$ 20 mil. O dinheiro, segundo a Polícia Militar (PM), seria usado para pagar o salário de funcionários do prédio. Uma professora de 63 anos, que preferiu não se identificar, relatou que os suspeitos usaram capacetes durante o crime para não serem identificados. Até o fechamento desta reportagem ninguém havia sido preso.

Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amapá (Sindsep) (Foto: Dyepeson Martins/G1) "Eles abriram a porta e mandaram todo mundo deitar no chão. Quebraram o vidro da secretaria do nosso sindicato e levaram todo o dinheiro que estava guardado dentro da sala. Nós não nos preocupamos em trancar a porta do prédio porque aqui as pessoas entram e saem a todo o momento", contou a idosa, abalada ao lembrar do episódio.
A Polícia Civil do Amapá foi acionada para realizar a perícia no local. O 4º Batalhão de Polícia Militar do Amapá, que atendeu a ocorrência, disse estar investigando a autoria do assalto.

Idoso encontrado desmaiado em rodovia morre em hospital

Vítima está internada no Hospital de Emergências em Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)O homem de 69 anos que foi encontrado desmaiado e com marcas de sangue no dia 27 de junho na BR-156, próximo ao município de Calçoene, a 374 quilômetros de Macapá, morreu na noite de quinta-feira (3), no Hospital de Emergências (HE) de Macapá, onde estava internado. A Polícia Militar (PM) suspeita que o idoso tenha sido atropelado na rodovia, porém, nenhum suspeito foi preso.
Por meio de assessoria, o HE informou que o homem estava internado em estado grave de saúde desde o dia em que foi achado desacordado. O G1 procurou por familiares da vítima, mas ninguém foi encontrado. O corpo do idoso foi removido pela Polícia Técnico-científica do Amapá (Politec), que vai analisar as causas da morte.

1,1 mil pacientes mentais devem ser atendidos por mês na 'Casa Gentileza'

Centro oferece atividades de recreação e lazer para pacientes em Macapá (Foto: John Pacheco/G1) Com previsão de atendimento mensal de 1.100 portadores de transtornos psíquicos e mentais, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) do Amapá foi inaugurado nesta sexta-feira (4). A unidade, localizada no bairro Laguinho, Zona Central de Macapá, tem a finalidade de oferecer suporte médico e psicológico a pacientes e familiares que busquem voluntariamente o tratamento.
O espaço é destinado a pessoas que apresentam crises, distúrbios ou perturbações, segundo Crislene Mendes, enfermeira e coordenadora do Caps, que atenderá o público de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. 
"Nós não realizamos a internação, apenas realizamos o acolhimento, que inicialmente é feito por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas e psicólogos. Tudo com a orientação da família, que faz parte do processo de recuperação desse paciente, pois eles também serão orientados a lidar com o membro, também para evitar novas crises", explicou a coordenadora.
O Caps, que recebeu o nome 'Casa Gentileza', tem três consultórios, salas de terapia e de convivência em grupo, enfermarias com leitos para acolhimento, além de áreas para oficinas. Segundo Crislene, a unidade vai oferecer mais serviços do que os antes ofertados no setor de psiquiatria do Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá.
Um dos primeiros pacientes do novo centro, Marcelo Monteiro, de 28 anos, disse que o atendimento no Caps tem reduzido os efeitos dos transtornos psíquicos que sofre. “A casa me trouxe coisas boas, me apeguei aos profissionais, são todos gentis. Só tenho melhorado desde quando entrei aqui, eu e a minha família”, disse Monteiro.

Colombianos são "zoados" na vitória do Brasil na Copa do Mundo

No AP, Colombianos são "zuados" na vitoria do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)A partida entre Brasil e Colômbia, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu nesta sexta-feira (4) na Arena Castelão em Fortaleza (CE), deixou apreensivos milhares de brasileiros em todo o país. Mesmo em meio a dezenas de amapaenses torcedores do Brasil, um casal colombiano não deixou de torcer para a pátria de nascimento. Após a derrota, Viviana e Alonso acabaram sendo zoados pelo brasileiros que não perderam a oportunidade.
No AP, Colombianos são "zuados" na vitoria do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)A biomédica Viviana Mazo, e o estudante Alonso Brito, estavam otimistas com a Seleção Colombiana diante do Brasil, acreditando na vitória. As apostas eram numa excelente atuação de James Rodrigues e o fato de a Colômbia ter chegado pela primeira vez às quartas de final de uma Copa do Mundo.
- Somente o fato de a Colômbia ter chegado às quartas de final já é algo muito importante para o povo colombiano. Acreditamos no nosso time e que esse jogo será de dois a um para a Colômbia - apontou Viviana.

No AP, Colombianos são "zuados" na vitoria do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)É a primeira vez que Alonso acompanha uma Copa do Mundo fora de seu país. Para ele, que está há apenas dez dias no Amapá, não tem essa de coração dividido. A torcida dele é mesmo para os irmãos colombianos.
- Não tem como não torcer para o meu país. O Brasil é um país muito belo e que recebe a gente de braços abertos, mas tenho que torcer para o meu país - afirmou.
No segundo tempo e com o placar de 2 a 0 para o Brasil, o torcedores brasileiros não tinham piedade dos colombianos. Viviana ainda se esforçava com os gritos de "vamos James", mas ao que tudo indica, os gritos e a figa não deram certo. E o placar de 2 a 1 foi favorável ao Brasil.

No AP, Colombianos são "zuados" na vitoria do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)- Infelizmente não deu certo. Perdemos o jogo para o Brasil, os donos da casa. Parabéns aos jogadores colombianos que jogaram muito bem. Agora vamos torcer para o Brasil na Copa do Mundo – comentou o casal.
Após o jogo, cumprindo uma promessa aos amigos brasileiros, Alonso vestiu a camisa do Brasil. A Seleção Brasileira enfrenta a Alemanha nas semifinais da competição em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Estádio Mineirão no próximo dia 8, às 17h, horário de Brasília.

 No AP, Colombianos são "zuados" na vitoria do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

terça-feira, 24 de junho de 2014

Funcionário de oficina é suspeito de furtar viatura oficial da penitenciária

Viatura do Iapen foi furtada em oficina no bairrp Buritizal (Foto: Cassio Albuquerque/G1)O homem suspeito de furtar de dentro de uma oficina mecânica, uma viatura operacional do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), foi preso na segunda-feira (23), mesmo dia do crime, no município de Tartarugalzinho, distante 230 quilômetros de Macapá. Segundo informou o Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), a prisão foi feita pela equipe de ronda da Polícia Militar do município, após denúncia.
A viatura apreendida passou por perícia da Polícia Civil e foi encaminhada de volta para Macapá. O suspeito está detido no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Congós, na Zona Sul.
O proprietário do estabelecimento, Jonilson Dias, informou que o homem de 19 anos era funcionário temporário da oficina e estava no terceiro dia de testes. “Ele trabalhava como mecânico. Quando soube do furto do veículo desconfiei dele, mas só tive certeza após a confirmação da polícia”, contou.
 
Segundo Dias, o suspeito realizou o furto da viatura, uma pick up 4x4, porque sabia que os veículos em manutenção estavam com as chaves no interior da oficina. "Ele aproveitou para arrombar o portão e cometer o crime", disse. O circuito de câmeras do estabelecimento registrou o homem entrando no veículo e fugindo em seguida.
De acordo com a diretoria do Iapen, a viatura descaracterizada passava por uma manutenção geral e retornaria ao presídio nesta quarta-feira (25).

Fisiculturistas Campeões entram em fase final de preparação

Campeonato de Fisicultuismo (Foto: Rafael Moreira/GE-AP) 

A poucos dias do campeonato estadual de fisiculturismo, que acontece no domingo (29), atletas que foram campeões nas últimas edições estão se preparando para tentar repetir o feito. A competição serve como seletiva para o campeonato nacional, no mês de agosto, em São Paulo (SP).
As inscrições encerram às vésperas da competição, no sábado (28). A Federação Amapaense de Fisiculturismo e Fitness (IFBB-AP) aguarda cerca de 70 atletas para disputar a etapa local. A pesagem será também no sábado, das 10h às 12h, no Teatro das Bacabeira, em Macapá..
A atleta Vitória Paixão, de 26 anos, vem animada para a competição após ser campeã em 2013 na categoria Wellness. A fisiculturista treina com o objetivo de se manter no topo.
- Estou em fase final de minha preparação, só intensificando a parte aeróbica. Em 2013 fui campeã e acabei conseguindo passagem para o campeonato nacional, mas infelizmente não foi possível ir por falta de recursos - disse Vitória.

Campeonato de Fisicultuismo (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)Outro que quer manter o título é Bruno Picanço, que ganhou a competição de fisiculturismo realizada em março de 2014 e conta que a estratégia dele está na dieta.
- Nesta semana vou voltar a comer carboidratos, dar uma maneirada na água e intensificar os músculos. Estou muito empolgado para esta competição, quero ser bicampeão - afirmou o fisiculturista.
Serviço
FAFFAP - Federação Amapaense de Fisiculturismo e Fitness do Amapá Contato: (96) 8117 - 0082

Amapá ganha centro de tratamento específico para atletas e esportistas

Medicina Esportiva (Foto: Rafael Moreira/GE-AP) 

O Amapá vai ganhar sede regional da Associação Brasileira de Medicina do Esporte. Com isso, atletas lesionados não precisarão mais ter que sair de Macapá para receber tratamento adequado de traumas e contusões.
O projeto para a implantação teve início no fim de 2013. No Amapá, já foram feitas inclusive algumas cirurgias por doutores especialistas na área de medicina esportiva, entre elas a do jogador uruguaio Acosta, ex-Santos/AP, que se machucou durante treino do time santista do Amapá.

acosta (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Para a próxima sexta-feira (27), a partir das 19h, está marcada cerimônia no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM) com o único médico especializado na área esportiva em Macapá e membro do associação, Federico Marchione.
Ele adianta que passará um manual de informações para os presidentes de clubes de Macapá e a imprensa esportiva, explicando sobre alguns tipos de lesões e a importância para o estado ter esse novo sistema e tratar os atletas com uma visão mais ampla do esporte.
- Às vezes um determinado atleta fica lesionado, por exemplo, com uma luxação, mas a imprensa diz que foi uma distensão, então esse manual servirá como um apoio para a própria imprensa esportiva e com isso só ganha o estado - disse Marchione.
Para os médicos que queiram se especializar na área de medicina esportiva, é necessário montar projeto relacionado à área esportiva e enviar para a Associação Brasileira de Medicina do Esporte.

Beneficiários são barrados em inauguração de obra do PAC

Pessoas foram barradas no portão que da acesso ao conjunto (Foto: Dyepeson Martins/G1) 
Dezenas de beneficiários do Conjunto Habitacional Macapaba foram barrados no portão de entrada para a inauguração da obra, nesta segunda-feira (23), na Zona Norte de Macapá. Segundo a Polícia Militar, a medida foi tomada porque o limite de pessoas para participação no evento foi extrapolado.

Ana Carolina Silva, de 24 anos, ficou 2h na fila de espera (Foto: Dyepeson Martins/G1)A autônoma Ana Carolina Silva, de 24 anos, disse que ficou "cerca de duas horas embaixo de sol forte na fila de espera para receber a chave da casa própria".
"Tivemos uma reunião no sábado [21], em que foram estabelecidas todas as regras para virmos até aqui. Foram deixando entrar qualquer pessoa, sem nenhuma lista de quem era ou não beneficiário. Esperei por muito tempo por isso e não posso nem participar da festa para ganhar a minha casa. Humilhante ficar embaixo desse sol", reclamou.
Ao menos 1,4 mil apartamentos, de um total de 2.148 construídos, foram entregues nesta segunda-feira. A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de inauguração do conjunto, iniciada por volta das 11h30.
Até fevereiro de 2015, o projeto prevê a construção de 4.366 apartamentos populares, através do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Na primeira etapa, o conjunto teve investimento federal de R$ 130 milhões e contrapartida de R$ 12 milhões do governo estadual. O valor das duas etapas é de R$ 239,4 milhões.
Foram isentas do financiamento 73 famílias que perderam as moradias no incêndio que destruiu 250 casas em outubro de 2013, no bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste de Macapá. Os demais beneficiários vão pagar, mensalmente, o valor mínimo de R$ 25 e máximo de R$ 80 pelos imóveis, segundo informou a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização de Assistência Social (Sims).

Barreira policia foi formada em frente ao conjunto habitacional (Foto: Dyepeson Martins/G1)

CTMac diz que Macapaba terá linha de ônibus específica para o conjunto

Conjunto Macapaba seria um dos destinos das vítimas do incêndio (Foto: Abinoan Santiago/G1)As primeiras 1,4 mil famílias beneficiárias do Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na Zona Norte de Macapá, terão uma linha de ônibus própria que atenderá com quatro veículos todo o conjunto, informou Michel Brás, diretor de Trânsito da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac). Um terminal de ônibus e pontos de parada foram instalados no conjunto, que terá a primeira etapa entregue nesta segunda-feira (23).
“Os veículos serão padronizados e adaptados para atender ao conjunto e aos bairros próximos, com uma linha que segue do Macapaba até o Centro [de Macapá], resultando em média em um veículo saindo do terminal a cada 20 minutos”, detalhou Brás, acrescentando que até 10 veículos serão disponibilizados para atender ao conjunto quando todas as 4.366 moradias previstas no  programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, forem entregues.
Segundo o diretor de Trânsito, as linhas serão implantadas assim que os beneficiários dos apartamentos começarem a morar no conjunto, e a frota será aumentada a partir da demanda de entrega dos imóveis.
A medida, para a CTMac, visa evitar a sobrecarga de passageiros sobre as linhas já atuantes no trecho que atende aos bairros Brasil Novo e Amazonas, além dos estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap). As empresas, segundo o diretor de Trânsito, foram orientadas a atender também ao conjunto.

Grupos tradicionais participam de eliminatórias no 'Arraiá da Beira Rio'

Quadrilhas tradicionais se apresentaram no Arraiá da Beira Rio no fim de semana (Foto: Luiz Fernando/Agência Amapá)Dezenove grupos tradicionais juninos participaram das duas noites de eliminatórias da terceira edição do ‘Arraiá da Beira Rio’, em Macapá. As apresentações aconteceram no sábado (21) e no domingo (22). As disputas  seguem até o dia 6 de julho, com a escolha dos melhores grupos da quadra junina amapaense.
Dez quadrilhas tradicionais se apresentaram no sábado. Entre elas estavam os grupos que seguem na competição: Os Descendentes, Filhos dos Matutos, Arranca Toco, Os Bagunçados dos Matutos, As Piranhas dos Matutos, Juventude Brasileira, Juventude na Folia e Pura Folia.
Os grupos Xodó Junino e Revelação Junina se atrasaram para as apresentações, descumprindo o principal quesito da disputa, e agora estão fora da competição.
Nove quadrilhas se apresentaram na segunda noite de eliminatória. A utilização de encenação teatral chamou a atenção do público, que enfrentou a chuva na noite de domingo para assistir as apresentações.
Os grupos tradicionais caracterizam-se pela forma irreverente de se apresentar. Não usam grandes indumentárias e as coreografias são ligadas às tradições juninas, como casamento na roça e as temáticas nordestinas ou caboclas.
As quadrilhas tradicionais são avaliadas nos quesitos tema, miss caipira, marcador, indumentária, criatividade, conjunto, passos de quadrilha, entrada e saída, dança, harmonia de passos e evolução. Ao todo, 20 jurados avaliaram as apresentações.
O concurso junino é realizado desde 2012 em Macapá. Em 2014, o “Arraiá” reúne 99 quadrilhas compostas por jovens de todo o estado, que fazem participação especial e competem para conquistar o prêmio de melhor quadrilha do Amapá.

Torcedores se apressam para assistir jogo do Brasil contra Camarões

Torcedoras do Brasil correm para assistir jogo do Brasil contra Camarões (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)
Faltando poucos minutos para a terceira e última partida da primeira fase da Copa do Mundo de Futebol, no Amapá, trabalhadores e torcedores da Seleção Brasileira tiveram que correr contra o tempo para chegar em casa e acompanhar a partida do Brasil contra Camarões. Em alguns estabelecimentos comerciais, os funcionários foram liberados faltando uma hora e meia para o início da partida, marcada para às 17h.
A promotora de vendas Rúbia Silva conta que reside no bairro Jardim 2, Zona Norte de Macapá e leva em média quarenta minutos para chegar em casa. Segundo ela, a gerência decidiu liberar os funcionários para que os mesmo pudessem acompanhar a partida da Seleção Brasileira.

Torcedoras do Brasil correm para assistir jogo do Brasil contra Camarões (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)- Não dá para ficar de fora de um evento desses. Que bom que meu gerente teve a iniciativa de liberar todos. Mesmo assim, preciso correr se quiser chegar em casa a tempo de assistir pelo menos o segundo tempo. Mas dentro do ônibus já vou torcendo em pensamento -  destacou.
Já as amigas de trabalho e promotoras de vendas Dayane da Silva e Mari Gomes, tiveram a triste notícia de que seriam liberadas somente às 16h30 e com isso chegar em casa antes do início do primeiro tempo se tornaria tarefa impossível.
- Moro no Brasil Novo, que fica na Zona Norte, e em média se for esperar o ônibus vou levar pelo menos quarenta minutos para chegar em casa. Acredito que o início do jogo não vou pegar, mas o segundo tempo vou assistir todinho – disse Dayane.
Prevendo a dificuldade, Mari Gomes preferiu não ariscar em pegar o transporte público para chegar em casa. A vendedora vai de transporte alternativo, moto táxi. Ela conta que precisa chegar a tempo para acompanhar lance a lance, pois durante as partidas segue um rito particular que se for quebrado, pode trazer azar para a seleção.
 
Torcedoras do Brasil correm para assistir jogo do Brasil contra Camarões (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP) 

- Como preciso chegar a tempo, não posso esperar o ônibus pois se isso acontecer vou ter que ficar no mínimo meia hora no ponto de parada. Vou pegar uma moto táxi e ver se consigo chegar em casa antes do início do jogo - finalizou a vendedora.

Arte marcial chinesa é tema de seminário em Macapá

Macapá vai receber um dos maiores especialistas americanos em kung fu. O mestre Claudio Mascarenhas vai apresentar um pouco do conhecimento que adquiriu ao longo dos anos dedicados a tradicional arte marcial chinesa aos participantes do Seminário Prático de Kung Fu, que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho. As inscrições para o evento encerram no próximo dia 27.

Ainda há tempo! Inscrições para seminário de kung ainda estão abertas (Foto: Reprodução/Sihing Couto) 
Na oportunidade, Mascarenhas irá instalar a Associação Internacional de Wing Tsun no Amapá.  Será a primeira associação da modalidade a ser implantada no Brasil. O wing tsun é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos sendo um sistema de defesa pessoal realista. Segundo o presidente da Federação Amapaense de Kung Fu e organizador do seminário, Marivaldo Couto, a expectativa é de que o evento atraia bastante atletas.
- Com a chegada do mestre Mascarenas, que é mundialmente conhecido, a gente espera que muitos atletas participem. Já temos mais de 40 alunos inscritos e ainda tem vaga - disse.
O kung fu é uma modalidade ainda pouco fluente no Amapá, mas que vem conquistando os jovens e também os idosos. Marivaldo Couto passará por um treino a portas fechadas com o mestre Claudio Mascarenhas. A intenção é aperfeiçoar as técnicas e ensinamentos da modalidade.
- Isso vai me ajudar muito para que futuramente eu passe esses ensinamentos para os alunos. Estarei mais bem preparado em formar bons atletas - finalizou.
 
Serviço
Seminário Prático de Kung Fu.
Data: 28 e 29 de junho.
Local: Academia Fitness, Avenida Coriolano Jucá, nº 500, Centro.

sábado, 21 de junho de 2014

Suspeito de assalto é preso após sofrer acidente de trânsito em Macapá

Moto usada por suspeitos de assalto em fuga em Macapá (Foto: John Pacheco/G1) 

Um empresário foi assaltado nesta sexta-feira (20), por dois homens armados, em frente a uma agência bancária no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá. Ele perdeu cerca de R$ 29 mil, segundo a polícia. Os suspeitos teriam fugido em uma moto, que se chocou com um carro estacionado na Av. Felipe Camarão. Um homem foi preso e o outro correu em direção ao bairro Nova Esperança. Ele ainda está sendo procurado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Choque com outro veículo resultou na prisão de assaltante em Macapá (Foto: John Pacheco/G1) Com a prisão de um dos suspeitos, foram recuperados R$ 9,2 mil. O homem foi encaminhado ao Hospital de Emergências (HE), com ferimentos resultantes do choque com o veículo. Em seguida, ele foi levado para a Delegacia de Flagrantes, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá.
“O empresário foi vítima da ‘saidinha de banco’, pois no momento em que saiu da agência, os assaltantes interceptaram o veículo que ele estava e levaram a bolsa com o dinheiro, mas não houve agressão”, relatou a soldado Maiara Melo, da Polícia Militar, acrescentando que a vítima está auxiliando na identificação do outro suspeito.

Tradicional piscina do Amapá está em estado de abandono há quase 6 anos

Tradicional piscina do Amapá está em estado de abandono desde 2008 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP) 

A piscina do estádio Glicério de Souza Marques, no Centro de Macapá, está abandonada e sem condições de receber nadadores. No lugar de atletas, o lugar abriga muita sujeira, mato e frascos vazios de produtos de limpeza. A piscina recebia aproximadamente 400 alunos entre crianças, atletas profissionais e idosos que praticavam hidroginástica. A reforma começou em 2008 mas tive de ser interrompida em 2009.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Desporto e Lazer (Comel), a demora para a reestruturação da piscina é burocrática. A empresa responsável pela revitalização do local teria feito mudanças no contrato que não foram aprovadas pela Caixa Econômica Federal, que resolveu cancelar a licitação, segundo informa Junior Campos, um dos coordenadores da Comel.
Piscina do estádio Glicério Marques (Foto: Rafael Moreira/GE-AP) 

- Depois de todo o entrave entre a empresa e a Caixa Econômica, resolvemos fazer uma nova licitação, mas ainda existe algumas pendências para que se possa firmar um novo contrato - explicou Campos.
Enquanto isso, atletas da natação ficam com poucas opções de local para treinar. O nadador amapaense Eliel Oliveira lamenta o estado da piscina do Glicério Marques. O atleta vai disputar duas importantes competições no segundo semestre de 2014: o Torneio Aberto Brasil Masters de Natação, em São Paulo, e o Mundial, na cidade de Montreal, no Canadá. Eliel lembra que já treinou ali e ressalta a importância do local para a formação de novos atletas.
- Cheguei a treinar nessa piscina, o que me ajudou muito na minha preparação. Este esporte não é igual ao futebol, que se pratica em qualquer campinho, temos poucos locais de natação para treinar no estado e isso dificulta a descoberta de novos atletas - disse o nadador.

FAF prorroga inscrições para curso de árbitros e assistentes no Amapá

Arbitragem, prorrogadas as inscrições para árbitros e assistentes no Amapá (Foto: Jonhwene Silva GE/AP) 

A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Amapá (CEAF) prorrogou para o dia 30 de julho o prazo de inscrições para o curso de árbitro central e árbitro assiste da Federação Amapaense de Futebol (FAF). A medida se deve em razão dos jogos da Copa do Mundo. A ação visa ainda o aumento do número no quadro de arbitragem do estado.
De acordo com Reginaldo Nobre, presidente da CEAF, existe a necessidade de novos árbitros no estado, pois da última turma que se formou em 2013, com um total de quatorze alunos, apenas quatro continuam atuando. Atualmente a FAF conta com apenas 25 árbitros entre centrais e assistentes.
- A prorrogação se deve em virtude do pedido de algumas pessoas interessadas em se qualificar. Além disso, estamos em plena Copa do Mundo e acreditamos que isso pode atrapalhar a divulgação - disse Reginaldo Nobre.
O curso terá a duração trinta dias e será ministrado por instrutores locais que receberam treinamento com técnicos da FIFA. A previsão é que a qualificação inicie no dia cinco de agosto. Os interessados em participar devem procurar a sede FAF em horário comercial, localizada na Avenida FAB, nº 2371, Centro de Macapá. O valor da inscrição é de R$100.

Mesmo com a Copa, Estadual Sub-11 de Futsal prossegue no Amapá

Abertas inscrições para etapa estadual dos Jogos do Sesi Amapá (Foto: Divulgação/Sesi-AP) 
Mesmo com a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o Campeonato Estadual Sub-11 de Futsal continua no Amapá. A competição quer revelar novos talentos nas categorias de base dos clubes locais. Em fase inicial, apenas quatro partidas foram realizadas. Cerca de 29 gols já foram marcados. As rodadas ocorrem aos sábados.
 De acordo com o Luiz Carlos, que preside a Federação Amapaense de Futebol de Salão (FAFs), o objetivo do certame é possibilitar o fortalecimento das categorias de base de das equipes participantes. Segundo ele, a maioria dos garotos revelados pelo campeonato, poderá integrar as equipes sub-13, sub-15 e sub-17 nos estaduais.

Luiz Carlos Araújo, Presidente da Federação Amapaense de Futsal (Foto: Reprodução/TV Amapá)
- A Copa do Mundo não está atrapalhando o andamento do Estadual, pois as rodadas estão ocorrendo aos sábados e sempre em horários diferentes dos jogos do Mundial. Acredito que muitos garotos, a partir do sub-11, vão subir diretamente para as outras categorias, pois eles já possuem estatura física e bom nível técnico - disse.
Doze times, divididos em três chaves, buscam a classificação para a próxima fase. A competição conta com a participação de uma equipe do município de Calçoene, distante cerca de 409 quilômetros de Macapá. A média está sendo de dez gol por partida. A competição prossegue neste sábado (21) nos Ginásios do São José e da Polícia Militar.

Profissional de renome internacional ministra curso em colorometria e técnica de corte no Sebrae em Macapá



Pela primeira vez, o Sebrae no Amapá em parceria com a Universidade do Cabelo promove o Curso Salão Uma Beleza de Negócio, com o estilista cabeleireiro renomado Magno Alves. A capacitação acontece no dia 22 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h e no dia 23 de junho, das 8h às 14h, no Auditório do Sebrae em Macapá. O investimento é de R$ 150.
Segundo a gestora do Projeto Beleza Profissional, Denise Nunes, o evento proporciona atualização em coloração, correção, apresentação de tendências de estilos corte, técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia em cabelos femininos no diverso tamanhos, e informações sobre gestão de negócios em salão de beleza. “É uma oportunidade para o profissional, pois é a primeira vez que Magno Alves vem a Macapá”, disse a gestora do Projeto Beleza Profissional, Denise Nunes.
O profissional
Magno Alves é estilista cabeleireiro; realiza palestras demonstrando suas técnicas nas principais Feiras Nacionais; possui técnicas únicas no Brasil e tem reconhecimento de Direitos Autorais pela Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura. Ministrou Cursos de Estilista Cabeleireiro em Portugal, Espanha e Argentina e é autor de inúmeros artigos para revistas especializadas como You Brasil, Cabelo e Cia., Personalité, Guia dos Salões, Profissão Beleza, Be Fashion.
Conteúdo
O Módulo de Coloração capacita para Diferença de aplicar, tentar e fazer coloração; Os detalhes que as indústrias não nos ensinam; Técnicas de correção, cobertura de brancos e descoloração; Como prever resultados; Fundos de coloração; Qual a disposição dos fundos; e Como fazer colorações mantendo a saúde dos fios.
O conteúdo do Módulo de Corte aborda a Estilização, valorização e personalização de estilos; A primeira tecnologia reconhecida pela fundação biblioteca Nacional; A representatividade e a importância de um estilo de corte; O que diferencia um corte com movimentos; e Como e quando criar um estilo personalizado num corte de cabelo
O conteúdo do Módulo de Gestão de Negócios em Salão de Beleza mostra Os equívocos cometidos; Como conduzi-los em direção ao sucesso; Como evitar ações trabalhistas; Tipos de liderança; e Porque a maioria dos cabeleireiros ao invés de progredirem são escravos dês eu próprio negócio.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Homem esfaqueado aciona o Samu, quebra ambulância e é preso

Vidros do veículo foram quebrados pelo homem esfaqueado (Foto: Elielson Mota/Samu) 
Um homem de 27 anos foi preso após quebrar os vidros de uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu), na noite de quinta-feira (19), no distrito do Coração, a 10 quilômetros de Macapá. O episódio ocorreu após o suspeito ter sido esfaqueado pela ex-esposa, segundo a Polícia Militar. Ele teria quebrado o veículo porque ficou irritado com a demora no atendimento médico, conforme explicou o enfermeiro do Samu, Elielson Mota.

PM precisou ser acionada para levar o suspeito ao hospital (Foto: Elielson Mota/Samu)
"Chegaram [equipe do Samu] no local do atendimento, que é muito longe, e ele começou a quebrar tudo. Ele nem chegou a entrar na ambulância, pois não havia como preservar a segurança dos profissionais", disse o enfermeiro, acrescentando que a PM precisou ser acionada para levar o homem até o Hospital de Emergências (HE) de Macapá.
Ainda de acordo com a PM, o suspeito foi esfaqueado pela ex-mulher quando ele tentava agredi-la com uma faca. Ele foi medicado no hospital e levado, junto com a agressora, ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá.

Escola confirma novos casos de hepatite e aulas são suspensas

Surto teria ocorrida na Escola Estadual Lauro Chaves, em Macapá (Foto: Dyepeson Martins/G1)Quinze novos casos de alunos com suspeita de hepatite 'A' foram confirmados pela direção da Escola Estadual Lauro Chaves, localizada no bairro do Muca, Zona Sul de Macapá nesta sexta-feira (20). Ao todo, 20 estudantes apresentaram sintomas da doença, mas até o
momento, dois casos foram confirmados pela Coordenadoria Vigilância em Saúde (CVS) do município. Por conta do possível surto, as aulas do colégio foram suspensas e só voltarão em agosto.
De acordo com o diretor da instituição de ensino, Marcelo Dias, os casos vem preocupando pais de alunos, que chegaram a impedir que os filhos frequentassem as aulas. A coleta da água foi feita pela Vigilância Sanitária do município e o resultado deverá sair na próxima semana. "Os agentes fizeram também uma inspeção dos nossos alimentos, pegaram o endereço dos nossos fornecedores para fazer a verificação das condições do local e higiene. Ainda não podemos afirmar que o foco da doença está em nossa escola", esclareceu Dias.

Diretora da escola Lauro Chaves, Marcelo Dias (Foto: Cassio Albuquerque/G1)A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marluce Dias, informou que o órgão não teve conhecimento dos novos casos e que as equipes de endemias investigam oito ocorrências de suspeita da doença.
"Recebemos da direção do colégio a relação de alunos que estavam com os sintomas de hepatite. Nossas equipes foram a casa de cada um, fizeram a coleta de exames e, por enquanto, apenas dois casos foram confirmados. Os outros serão constatados a partir do resultado dos exames. Se tiver novos casos, iremos inspecionar", explicou a coordenadora.

Diciane está com a filha de 13 anos com hepatite (Foto: Cassio Albuquerque/G1) A dona de casa, Diciane Oliveira, descobriu que a filha de 13 anos que cursa a 5º série do fundamental na escola contraiu a doença e diz estar preocupada com uma possível epidemia. "Meu outro filho de 11 anos também está com sintomas. A gente precisa saber de onde está vindo esse problema, pois estou com medo dos meus meninos irem para a escola sadios e voltarem doentes", disse aflita.
A direção da escola informou que o prédio passará por uma limpeza na área interna e externa e a caixa d'água será trocada. Uma reunião com os pais dos alunos está marcada para a terça-feira (24), onde serão esclarecidos os problemas que o colégio enfrenta.
A Escola Estadual Lauro Chaves atende a 974 estudantes do ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite.

TRF da 1ª Região abre concurso para Técnico e Analista Judiciário

A partir das 10h do dia 16 de junho de 2014 ficam abertas as inscrições do concurso público 01/2014 do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1ª Região), voltado ao provimento de 13 vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário. A organização é da Fundação Carlos Chagas (FCC).
No total são 11 oportunidades para Analista Judiciário de Apoio Especializado nas áreas de Biblioteconomia, Medicina/ Clínica Geral, Odontologia, Informática, Engenharia Civil e Arquitetura junto às cidades de Rio Branco, Macapá, Salvador e Belo Horizonte.
Além disso, há duas vagas para Técnico Judiciário de Apoio Especializado na área de Informática para as Unidades de Belo Horizonte e Teresina.
Os profissionais terão remunerações correspondentes à classe A, padrão 01, nos valores de R$ 8.118,19 e R$ 4.947,95, respectivamente. As jornadas de trabalho são de 40h semanais.
Para participar, além de ter formação em nível médio completo ou superior na área de interesse, deve-se realizar inscrição de 16 de junho de 2014 às 14h do dia 14 de julho de 2014 pela página eletrônica www.concursosfcc.com.br. As taxas são de R$ 79,00 para nível médio e de R$ 95,00 para superior.
Em 17 de agosto de 2014, provavelmente, será aplicada a prova objetiva para todos, de redação para Analistas e estudo de caso para Técnico Judiciário na especialidade de Informática. As avaliações acontecerão nas cidades de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI).
O concurso é válido por dois anos e pode ser prorrogado. Para mais informações consulte o edital em nosso site, logo abaixo.

Links:

Autor: pciconcursos.com.br
Fonte: pciconcursos.com.br

Amapaenses aprendem a montar tambores do marabaixo e batuque

Madeira descartada é recolhida pelo artesão para a produção dos instrumentos (Foto: Dyepeson Martins/G1)
O Projeto Banzeiro do Brilho de Fogo está realizando oficinas gratuitas em vários locais de Macapá. A proposta é formar batuqueiros e ensinar a arte de fabricar instrumentos e adereços artesanais para a população amapaense.
O Banzeiro procura fortalecer e consolidar o processo musical histórico da construção desses instrumentos que fazem parte do marabaixo e batuque, que são tradições do Amapá.
O projeto, coordenado pelo músico Adelson Preto, é inspirado no Arraial do Pavulagem, realizado no Pará, e tem o apoio cultural da Prefeitura de Macapá. As oficinas iniciaram no mês de abril e já passaram pelo Quilombo do Curiaú, Estação Locoreggae e Casa Fora do Eixo Amapá.
Durante os dias 22 a 27 de junho, haverá oficina rítmica no Espaço Caos, das 19h às 21h. A oficina é gratuita e as inscrições são feitas no local do curso ou pelos telefones (96) 9130-5276 / 8113-6730.
Em julho estão agendadas oficinas no Projeto Gangapé, no Araxá, e na Sub Prefeitura da Zona Norte. O projeto é executado em etapas e encerra no fim do ano. Os integrantes farão um cortejo nas ruas de Macapá em dezembro de 2014.
 
Serviço
Oficina Rítmica Itinerante, no Caos
Dias: 22 à 27 de junho.
Local: Espaço Caos - Arte e Cultura (Endereço: Avenida Procópio Rola, número 1572. Entre as ruas Manuel Eudóxo e Professor Tostes)
Hora: 19h às 21h
Inscrições: gratuitas

Campeonato estadual Sub-17 terá 20 times e segue até agosto no Amapá

Campeonato Sub-20: semifinais acontecem esta semana, no Amapá (Foto: Gabriel Penha/GE-AP) 
Está marcada para as 14h de sábado (21) a abertura do Campeonato Amapaense Sub-17. A cerimônia será seguida de torneio-início no estádio Milton de Souza Corrêa, o ‘Zerão’. Para o campeonato, estão inscritas 20 equipes de Macapá e Santana – município a 17 quilômetros da capital. Entre eles, as categorias de base do Ypiranga Clube, São Paulo-AP e Trem Desportivo Clube.
Apelidada de ‘Copinha de Macapá’, o campeonato é uma realização conjunta da Escolinha Zico 10 Amapá em parceria com a Federação Amapaense de Futebol (FAF). A decisão está prevista para acontecer no dia 16 de agosto.
De acordo com Edinoelson Pantoja, um dos organizadores do torneio, a finalidade da 'Copinha' é revelar talentos que poderão compor o elenco de clubes profissionais do Amapá e de grandes times nacionais.
- Nossa meta é investir e desenvolver a categoria de base no Amapá. Temos potencial para revelar e até exportar esses talentos, basta acreditar nisso – comentou Pantoja.

Internauta registra protesto que fechou avenida em Santana

Protesto interrompeu tráfego na Avenida Coelho Neto, em Santana (Foto: Joel Lima da Silva/VC no G1) O internauta Joel Lima da Silva registrou um protesto de moradores cobrando a revitalização da Av. Coelho Neto, no bairro Hospitalidade, em Santana, município distante 17 quilômetros de Macapá. A manifestação com faixas e cartazes interrompeu com galhos de árvores o tráfego na via, que, segundo o internauta, está cheia de buracos e não recebe reparos há mais de 10 anos. Imagens da manifestação que ocorreu na segunda-feira (16) foram enviadas para a nossa ferramenta colaborativa.   
Silva, juntamente com outros moradores do trecho localizado entre as ruas Salvador Diniz e Costa e Silva, pedem o asfaltamento, e ações emergenciais de tapa buracos. "Lembro-me que ela foi asfaltada em 2004, e desde lá não houve nenhum grande reparo, e isso só prejudica os veículos que são obrigados a passar pelo local. Meu carro está muito danificado em função de todos esses buracos", reclama.  
Esse é o terceiro protesto feito pelos moradores. Eles reclamam que a prefeitura asfaltou outro trecho da Coelho Neto, que estava com menos buracos, e não continuou com os serviços na rua. "Deram uma arrumadinha na rua quando inauguraram um supermercado mais à frente desse trecho daqui, e mais nada", reclama o internauta.
Nota da Redação: A prefeitura de Santana informou que os serviços de revitalização para todas as vias do bairro Hospitalidade iniciaram na segunda-feira (16), e devem ser concluídos ao longo de uma semana. Estão contempladas, segundo a prefeitura, ações de tapa buracos e asfaltamento de ruas. 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Show mistura stand up e truques de mágica em Macapá

Rafael Titonelly se apresenta pela primeira vez em Macapá (Foto: Divulgação) Nos dias 21 e 22 de junho, o mágico e comediante Rafael Titonelly se apresentará em Macapá, às 12h, no Teatro das Bacabeiras. Os ingressos antecipados custam R$ 30.
O paulista se apresenta pelo país e na América Latina há 17 anos e vem pela primeira vez ao Amapá. Titonelly fará exibições que misturam truques de mágica com o stand up comedy, com piadas prontas e também muito improviso.
O artista já participou de programas de talentos em redes nacionais de televisão, e do Festival Nacional de Novos Talentos. Ele é indicado pelo humorista Fábio Porchat, que atuou em 2012 no elenco de "A Grande Família", da Rede Globo.
 
Serviço
Stand Up Comedy
Dias: 21 e 22 de junho
Hora: 21h
Local: Teatro das Bacabeiras
Ingressos: R$ 30 até dia 20 de junho. No dia do evento: R$ 60 (inteira)
Postos de venda: Cine Imperator 3D (cartão), Sorveteria Jesus de Nazaré e Casa do Motoqueiro. Informações: (96) 9107 7125

'Não há opção', diz líder comunitário sobre transporte ilegal de combustível

Paulo Rocha, presidente do Conselho Comunitário do arquipélago de Bailique  (Foto: Dyepeson Martins/G1)O presidente do Conselho Comunitário do Arquipélago de Bailique, Paulo Rocha, disse que não há alternativas legais para que os ribeirinhos transportem combustível até as 40 comunidades do distrito, em Macapá. Segundo ele, o alto custo para regularizar as embarcações impede que os cerca de 10 mil moradores da região cumpram com as normas estabelecidas pela Capitania dos Portos no Amapá.
As dificuldades em regular o transporte de combustível provocaram uma audiência pública, realizada na quarta-feira (18), na Colônia de Pescadores, no bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste da capital.

Audiência pública foi realizada na Colônia de Pescadores, em Macapá (Foto: Dyepeson Martins/G1) "Hoje a nossa comunidade não tem segurança no transporte de combustível nos rios da Amazônia, pois ocorrem muitos assaltos no trecho que liga Macapá ao Bailique. Este talvez seja o principal fator que leva os empresários a não instalarem postos na região. A comunidade precisa de combustível para as suas atividades econômicas, como pescar e transportar a produção do campo. Não há opção", afirmou Paulo Rocha.
O presidente disse que a comunidade possui ao menos 3 mil embarcações que consomem, mensalmente, mais de 100 mil litros de combustível.

Promotor de Meio Ambiente, Marcelo Moreira (Foto: Dyepeson Martins/G1) "É uma quantidade considerável em que, como não há outra forma, as pessoas passam a carregar clandestinamente o combustível. São necessárias soluções para amenizar essa situação, a fiscalização é importante, mas se ela 'aperta' acaba ocorrendo um colapso no distrito, pois o combustível não chega e as atividades econômicas param", reforçou Rocha.
A solução para o problema seria um "equilíbrio" entre a rigidez nas fiscalizações e a subsistência dos ribeirinhos, segundo observou o promotor de Meio Ambiente, Marcelo Moreira.
"Órgãos estaduais, como o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis],  estão apresentando propostas interessantes para tentar resolver este impasse, enfatizando a fiscalização nos 'grandes transportes' e não no pequeno usuário, que não representa perigo. O que estamos querendo demonstrar é que há uma solução legal para regularizar esta prática e vamos buscar ajudar as comunidades neste processo de adequação", destacou o promotor.
Durante a audiência, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Herinaldo Ribeiro, disse que "não há como intensificar as fiscalizações nos portos sem deixar uma lacuna a ser preenchida". Ele propôs a implantação de balsas de abastecimento nas localidades mais distantes do estado.
 
Explosão no porto do Igarapé das Mulheres, em Macapá (Foto: Dyepeson Martis/G1)Explosões
Em 2014, três casos de explosões em barcos que armazenavam combustíveis de maneira irregular foram registrados pelo Corpo de Bombeiros em portos do Amapá. Duas embarcações estavam ancoradas em portos de Macapá e uma no distrito do Coração, a 10 quilômetros da capital. Quatro pessoas morreram e oito ficaram feridas nos acidentes.
O último caso registrado ocorreu em 11 de abril, no porto do Igarapé das Mulheres, no bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste de Macapá. Um barco que armazenava 14 mil litros de combustíveis em vasilhames explodiu e causou o incêndio de mais seis embarcações. Três pessoas morreram no acidente.

Paulo Antônio Carlos, capitão da Capitania dos Portos  (Foto: Dyepeson Martins/G1) Segundo o capitão de corveta e ajudante da Capitania dos Portos do Amapá, Paulo Antônio Carlos, de janeiro a junho de 2014, mais de 4 mil embarcações foram fiscalizadas no estado.
"Evidente que uma instituição fiscalizadora não é onipresente, mas todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para punir os proprietários de barcos e transportadores que insistem nesta prática ilegal. O número de abordagens se reflete na diminuição dos acidentes", frisou.

De férias, lutador de jiu-jítsu do nosso Estado retorna com título internacional

De férias, lutador de Jiu Jítsu do AP retorna com título o bi internacional (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP) 

O amapaense Jimmy Nascimento, que há cerca de três anos treina na academia Lotus Clube de São Paulo, retornou de férias ao Amapá trazendo na bagagem o bicampeonato Mercosul Internacional de Jiu-jítsu, disputado na Argentina. Apesar do clima de descanso, ela já pensa nos próximos desafios que terá pela frente, entre eles uma luta de MMA (Artes Marciais Mistas) prevista para ocorrer em agosto.
O lutador contou que apesar de estar treinando na capital paulista, leva sempre o nome e a bandeira de sua terra natal. Jimmy afirma que as dificuldade são muitas, mas ele não desiste.  A falta de patrocínio continua sendo o maior problema, apesar dele contar com poucos apoiadores.
- Essa não é uma realidade só minha. Muitos atletas desistem de seus sonhos por falta de apoio. No meu caso, tenho conseguido participar das grandes competições com apoio de poucos que acreditam no meu trabalho. Mesmo assim, continuo na minha luta de levar o nome do meu estado ao lugar mais alto do pódio - afirma Jimmy.

De férias, lutador de Jiu Jítsu do AP retorna com título o bi internacional (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Sobre a recente conquista, o bicampeonato Mercosul Internacional Jimmy considera que o resultado premia o esforço e dedicação que vem tendo ao longo dos anos. Mesmo assim, ele afirma que já tem desafio à vista, só que desta vez terá que encarar um desafio no MMA, uma das facetas do lutador.
- Ainda não sei quem será meu adversário. O certo é que após esse período de descanso, volto à rotina de muito treinamento, pois com certeza vou ter um páreo duro pela frente. Espero que dê tudo certo até lá - finalizou.

Projeto de MMA ajuda crianças e adolescentes em risco social

Criado há dois meses no bairro Igarapé da Fortaleza, localizado no município de Santana - distante 17 quilômetros de Macapá - o projeto social denominado MMA e Integração tem contribuído de maneira significativa para a vida de dezenas de crianças e adolescentes do local. A redução na criminalidade e a melhoria dos alunos na escola são os reflexos de que a ação vem dando certo.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

São aproximadamente 150 alunos, nos turnos da manhã e tarde, atendidos pelo projeto que tem o apoio da Policia Militar e do Clube de Judô Ronildo Nobre. O Igarapé da Fortaleza é um dos bairros de elevado índice de criminalidade em Santana. Os participantes do projeto, em sua maioria, convivem com a violência, tráfico de drogas e prostituição infantojuvenil, explica Diego Pompeu, professor do projeto.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)-  Quando iniciamos as atividades víamos que eles [alunos] tinham uma facilidade muito grande para cometer delitos por influência dos bandidos. A gente trouxe esses alunos para perto da gente, conseguimos a atenção dos pais e aos poucos os resultados já podem ser notados - disse.
As crianças têm aulas de jiu-jítsu, abordando ainda noções de defesa pessoal. O Igarapé da Fortaleza foi onde o lutador amapaense Fabricio Guerreiro foi revelado. Guerreiro hoje é lutador do Bellator e vem em ascensão no MMA. Atualmente, residindo nos Estados Unidos, o atleta serve de inspiração para os garotos.
- O Fabricio serve de espelho, pois também morou aqui e teve oportunidade de ingressar na marginalidade, mas decidiu ir para o lado do bem. Ele é um exemplo para os garotos que desejam ser iguais a ele - afirma Diego.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

Mesmo existindo há pouco tempo, a melhoria dos alunos em sala de aula já pode ser notada. A dona de casa Edinelza da Silva conta que o filho João Vitor, de 12 anos, era muito tímido, o que acabava atrapalhando o rendimento do garoto na escola. Após iniciar os treinamentos de MMA, as notas melhoraram.

Projeto social de MMA contribui para a retirada de crianças carentes em risco social no AP (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
- Acho que o projeto surgiu num bom momento, pois via essa necessidade no meu filho. Além das notas, o comportamento em casa e com os amigos melhorou muito. Acredito que esse projeto veio para ajudar as famílias daqui do bairro, que não tinham nenhuma atividade esportiva - disse Edinelza.
Apesar dos resultados positivos, o Centro Comunitário do bairro, local onde são ministradas as aulas, não oferece condições de abrigar mais alunos. Hoje a lista de espera por uma vaga já ultrapassa a marca dos 150 nomes.